Casamento

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Davi Golias e Bete-Seba




 Davi Golias e Bate-Seba

1 Samuel 17:26,30,43-51
26  Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vive?
30  E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
43  Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
44  Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46  Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

Aqui estão o cenário do campo da batalha no vale de Elá, soldados desmotivado, trêmulos, assustados e sem líder para impulsionar a batalha.
Esses soldados esqueceram-se do Deus de Israel que demonstrou grandes conquistas, mas neste dia a única coisa que enxergaram foi à crise que eram representados por Golias.
Onde estava o rei de Israel? Em 1 Samuel 17:31 Saul estava em sua tenta, orando, acredito que não aqui estava a fraqueza de um líder.
Você não pode entregar seu pequeno grupo a Ele, se não entregou a sua própria vida a Ele primeira.
Com respeito a Saul acredito que a frase acima diz tudo.
Vamos agora a Davi, chega ao campo da batalha ver soldados na posição e de repente os soldados fogem correndo para o acampamento cometo de um Filisteu 1 Samuel 17:24.
Um filisteu! Não.
 É O Filisteu que chama Golias morador de Gate, alguns acreditam que é descendente de Enaque (Dt 9:2), a sua altura é de seis côvados e envergadura e de seis côvados e meio que dá aproximadamente uns 2,93 metros é realmente um grande problema para os soldados de Israel.
Mas alguém disse a Davi, quem derrotar o Golias o rei Saul fará rico, Davi já se interessou e continuo o rei Saul dará a sua filha por mulher, Davi pensou está ficando bom e por final disseram a Davi que a casa de seu pai isentará de impostos em Israel, Davi não hesitou e falou vou agora mesmo derrotar aquele Filisteu.
Ele foi, o que vocês acham?
Foi nada Davi não sabia mais ele é um líder nado, 1 Samuel 17:26 e 30, ele estimulou os soldados a confirma tudo o que ele sabia?
E o exercito de Israel clamavam que os gritos ribombavam entre as colinas. Esse método foi o suficiente para levantar a moral dos soldados de Israel.
Davi manifestava confiança tranquila na força divina e na determinação em glorificar a Deus, fazendo Sua vontade.
A motivação de Davi, expressa nessa ocasião e posteriormente em sua vida, não era a de fazer as coisas à suas maneiras, nem de se tornar famoso aos olhos de seus compatriotas, mas fazer  saber a “Toda a terra que há Deus em Israel” 1 Samuel 17:46.
Sobre Golias representa a segurança carnal da força do individuo, o orgulho do auto popular, a ousadia indomável da paixão humana.
Em 2 Samuel 11:1-17 aqui está o contraste Davi na batalha do vale de Elá e da batalha do seu psique emocional, a paixão por Bate-Seba.
Onde está o erro, Davi deixou de andar nos caminhos do Senhor, Davi se tornou autossuficiente, mas tem um, porém o erro teve a influencia de outra pessoa, uma mulher chamada Bate-Seba.
Agora convenhamos porque se lavava todos os dias no jardim real?
Estranho, não acham,...Bate-Seba possui uma parcela de culpa também;
1.   Não tinha uma comunhão com Deus.
2.   Uma mulher casada carente.
O cenário estava pronto, os finais da narrativa sabem como terminou.
Percebe a crise de todos esses personagens foi à falta de uma comunhão genuína com Deus.
Apesar dos apesares Deus sabe muito bem que não existi um justo sequer Romanos 3:10.
Uma verdade universal Deus está disposto a usar você e a mim poderosamente basta eu humilhar diante da Sua pessoa.

Arsenio

 Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v. 2 p. 587
Bíblia ACF

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A Crise Continua

A Crise Continua
Neemias 2:18  Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.
Algo interessante é o estudo da lição que estamos estudando é idêntica à situação econômica e politica que vivenciamos em nosso país.
Primeiramente que temos que notar é o título da lição que trás uma palavra que não gostamos de ouvir, “Crise”.
O que é Crise?
Crise é um evento sobre o qual você não se possuí controle.
Crise são experiências que você não esperava e para as quais você não se preparou.
Essas experiências chegam repentinamente e o enchem de ansiedade.
Mas tenho um consolo para você, à crise trás a Oportunidade de mudar para melhor.
A crise sempre promove desenvolvimento. Ela cria uma oportunidade para a criatividade e provê uma motivação poderosa para mudar. Você se vê na situação de inventar novas maneiras de lidar com problemas antigos. Se for um líder nacional, estará na posição de colaborar com outros no sentido de desenvolver um novo sistema econômico. Se você for uma pessoa comum, com qualificações profissionais comuns, deverá começar do zero com algumas ideias novas.
Você precisará deixar de lado suas lamentações sobre o passado, bem como suas tendências de ficar irado e culpar alguém pela situação difícil em que se encontra. É imprescindível que você faça isso.
Se realmente deseja prosperar e não apenas sobreviver, você deverá fazer algo novo.
Neemias foi um homem de oração quando viu a crise que estava ocorrendo com os seus contemporâneos ele não se descabelou ou rascou a suas roupas, a palavras divinas relata que ele dobrou os seus joelhos a Deus.
O verso áureo relata que Deus ouviu a sua oração não concedeu uma benção mais varias benção que sucederam.
Neemias usou o milagre recebido não para proveito próprio, mas usou para estimular os seus contemporâneos que vale apenas acreditar em Deus, vale apenas em meio da crise dobrar os nossos joelhos.
Temos que travar uma guerra espiritual e a nossa batalha começa em nosso quarto temos que orar e dizer para o diabo, que ele  não possui direitos sobre a nossa vida, sobre os nossos bens, sobre a nossa família e sobre o nosso país.
A resposta foi enfática quando o povo ouviu o testemunho de Neemias o povo foi motivado pelo o Espírito Santo e se uniram a ele para trava a maior Crise em seus dias e transforma-la em oportunidade.

Arsenio
Bibliografia
Vencendo a Crise p. 15,24
Bíblia ACF


sábado, 23 de janeiro de 2016

Débora e Jael

Débora e Jael
Essas duas mulheres
Nos dias de Juízes era incomum ver uma mulher em posição de liderança, ou mesmo possuir um cargo devido o preconceito da época.
Débora vivia em tais circunstâncias a sua vida embora orientada por Deus para muitos de sua época não aprova a sua posição.
Embora a Bíblia não relate tudo sobre a sua vida Débora superou a expectativa com isso atraia muita atenção dos homens não por se uma mulher mais como fonte de inspiração e liderança.
Após 80 anos de paz durante o reinado de Eúde, os israelitas descuidou de sua fé. Quando Eúde morreu Israel se voltou a idolatria e outros males que Deus abomina.
Os israelitas são oprimidos por vinte anos a desmotivação estava por toda parte.
O povo clama a Deus por uma solução e livramento a resposta veio por meio da sua profetisa Débora.
Débora manda chamar o rei Baraque, manda o rei ir a guerra, rei aceita ir a batalha mas coloca uma condição que Débora fosse, neste momento surgi a frase que imortalizou nos anéis da história.
Juízes 4:9  E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.

O fato aconteceu quando Sísera entrou na tenta de uma mulher conhecida como Jael Juízes 4:18,21).

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.2 p.339
Bíblia ACF


Conflitos e crise

Conflitos e crise
A vida de Ana.
Casada com um marido que era polígamo.
O seu marido Elcana era levita, um fiel adorador, a Bíblia relata que ele participava regulamente das festas anual judaica.
Esposa: Ana e Penina
Penina em 1 Samuel 1:6 ficou com inveja de Ana porque seu marido deu uma porção dobrada.
Assim como sucedeu com Satanás no céu, a inveja por causa da atenção destinada a outro, seja no lar ou em qualquer lugar, dá lugar a uma malícia escarnecedora e exasperada que se expressa a cada passo em pequenas gotas de zombaria.
O dia inteiro Ana era ridicularizado, além de tirar o apetite, a situação fez que Ana se afastasse da igreja.
 
Conflito     Ana & Penina
 Crise : Abalo emocional 1 Samuel 1:8.

Um fato importante da vida de Ana é que ela chamais deixou de adorar a Deus, isto é visto em 1 Samuel 1:11.
A Redenção de Ana foi quanto nasceu o seu filho.
Vitoria de Ana
Ana não só obteve a vitória quando tornou mãe, mas alcançou três pontos importantes.
1.   Elcana cria: que o Senhor de fato tinha falado por meio de Eli.
2.   Que o nascimento de Samuel confirmava a origem divina da promessa de Eli (vs. 20).
3.   Que a promessa se cumpriria completamente na vida de Samuel dedicada ao ministério.
Nota importante;
A mãe de Samuel não considerava apenas uma criança, mas uma oferta a Deus.
Todos esses pontos só tornam realidade quando há uma cooperação do marido e da esposa no lar cristão.

Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v. 2 p. 483

Bíblia ACF

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Queda Parte 1

Queda Parte 1
Satanás & Eva
Gênesis 3:1  ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2  E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3  Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4  Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Algumas das armas mais forte do arsenal de Satanás são de natureza psicológica. O medo é uma delas. A dúvida é outra. Outras são raiva, hostilidade, preocupação e, naturalmente, o senso de culpa é sob esta ótica que abordaremos o assunto de Gênesis 3.
Em Gênesis 3 se inicia dando o nome do enganador a “Serpente” mencionado aqui não é o animal da criação do sexto dia,(Gênesis 1:24) mas sim o próprio Lúcifer.
O verso trás a expressão “astuta” em outras traduções “sagaz” ambas demonstra transtorno de personalidade especificamente por uma distorção chamada perfeicionismo.
O que é perfeicionismo. É uma versão falsa da perfeição cristã, da santidade, santificação ou da vida cheia do Espírito.
O perfeicionismo, em vez de fazer de nós pessoas santas, como uma personalidade sadia – isto é, pessoas completas em Cristo – transformam-nos em fariseus espirituais e em neuróticos emocionais.
Talvez você pergunte se Deus é perfeito por que entre duas pessoas tão distintas como Satanás e Eva ambos criado em tempos diferentes tiveram o mesmo erro?
A resposta tão obvia seria livre arbítrio. Mas o livre arbítrio de Deus não é para você e eu fazermos o errado e sim o certo.
O erro que os dois cometeram foi à adoração.
Satanás disse a Eva que Deus tinha medo de eles se tornarem rivais de seu próprio Senhor, (Gênesis 3:5).
O inimigo das almas sabe que todo ser racional tem o psique emocional da curiosidade.
Sempre é mais fácil persuadir uma pessoa a faze algo errado quando ela está longe de um ambiente protetor (Gênesis 3:1-5)
Você sabe o que eu estou falando?
Outro sintoma de que dúvidas estavam se despertando quanto à absoluta justiça da ordem de Deus é o fato de que Eva não mencionou o nome da árvore, que ela certamente conhecia falando dessa árvore em termos gerais de localização, como estando “no meio do jardim”, ela a colocou quase na mesma categoria das outras árvores do lar edênico.(Gênesis 3:3)

 Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 214
Cura para os traumas Emocionais p.59,95
Bíblia CAF



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Teste junto à árvore

Teste junto à árvore

Nada neste mundo é fácil conquistar algo na vida tem que ter dedicação vontade e motivação, é ingrediente necessário para alcançar o sucesso.
Na vida espiritual vemos essa realidade em Gênesis 1: 4,6,7,14,18,21,24,25 temos a ideia sobre essa questão os limite e as escolhas que faremos ao longo da nossa existências.
É no cotidiano que tudo flui que as coisas acontecem que nos sentimos vivo, que sentimos a realidade, isso é divino.
Deus deixou bem claro que há limites para tudo o conhecimento da realidade torna-se necessário dia a dia porque participamos que queiramos ou não de um teste que definirá se estamos hábitos para os patrões celestiais.
Esses elementos juntos formam as necessidades fundamentais para existência humana todas estão entrelaçadas uma na outra.
É através do conhecimento da realidade do senso comum que passaremos no teste um exemplo clássico que o povo de Deus deveria ter como princípio de padrão, a questão da saúde alimentar e o conhecimento dos princípios ativos dos vegetais em nosso organismo.
Se você pegar uma folhinha verde nas mãos, você vai se sentir “tocado” pela natureza e descobrir o grande e mantenedor de todas as coisas. Isso é muito mais, que vitaminas e sais minerais, muito mais que flavonas, hormônios e óleos essenciais e a bênção do Criador.
Se Deus separou tudo porque Ele tem algum propósito, e é através de um estudo do conhecimento da realidade, que descobriremos a mente de Deus.

Arsenio

Bibliografia
O maravilhoso Poder das Plantas p.19
Bíblia CAF



domingo, 3 de janeiro de 2016

Três Bênçãos

Três Bênçãos
Gênesis 1: 22  E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
28  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

O que eu achei fantástico nestes dois versos é a parcialidade desses dois sereis e o interesse que Deus teve para cada um, “Frutificai e multiplicai-vos”, acredito que Darwin apoiaria sobre a confirmação do evolucionismo nestes dois versos Bíblico.
Mas que vemos aqui é que nem o homem nem os animais consegue viver isolados precisam de relacionamento precisam se interagir entre eles.

A obra do quinto dia não só foi declarada boa pelo Criador, mas recebeu uma benção, que não foi dada nem às obras inanimadas nem às plantas.
As bênçãos de Deus conferidas às criaturas viventes no dia anterior foram repetidas no final do sexto dia com adições especiais apropriadas ao ser humano.
Deus “os” abençoou, não “o “ abençoou, indicando que a criação de Eva deve ter ocorrido antes do termino do sexto dia e que as bênção e responsabilidade conferidas sobre eles deviam ser compartilhadas por ambos de igual maneira.
Realmente as três bençãos do reino animal, dos seres humanos tem como objetivo a propagação e perpetuação da espécie.
A terceira bênção está relacionada ao dia do Sábado (Gênesis 2:3).
Deus é muito maravilhoso para cada um de nós a expressão “Frutificai e multiplicai-vos”, não está relacionada no futuro como que o mesmo tivesse energia própria.
O Futuro é o reflexo da energia com que vivemos o presente, o hoje e o agora. Ele não é aquilo que fazemos dele, mas sim aquilo que investimos nele.

Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 198
O Seu futuro depende de você p.19
Bíblia CAF

sábado, 2 de janeiro de 2016

Crise no Éden

Crise no Éden
Gênesis 3: 15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A profecia de Gênesis 3:15 mostra uma inimizade mortal entre a serpente e o homem, onde quer que se encontrem.
O exemplo disso esta a ênfase que o verso coloca “entre a tua semente e a sua semente” faz-se se referência aqui ao conflito milenar entre de Satanás;
João 8: 44  Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Atos 13: 10  Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
1 João 3: 10  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
E o descendente da mulher, o Senhor Jesus Cristo é designado, por preeminência, como “o descendente”, e todos os cristãos que professam na obediência e fidelidade a Deus em seus mandamentos na guarda da toda verdade se encaixa nos verso a seguir;
Apocalipse 12: 1  E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
2  E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
3  E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4  E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
5  E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
Galatas 3: 16  Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
19  Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
A inimizada da descendência de Cristo ocorre contra satanás quando os filhos de Deus obedecem ao mandado de ir a todo mundo para pregar o evangelho.
A luz jamais se unirá com as trevas isso é impossível é por essa razão quando os exércitos do Senhor avançam conquistando almas para o reino cumpri a profecia de Gênesis 3:15 “sobre a inimizade”.
Ele veio para “destruir as obras do diabo” vejam os versos a seguir;
Hebreus 2:14  E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
1 João 3: 8  Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Assim como Jesus que inicio a vitória contra a serpente na cruz abrindo o caminho para o grande exército que é os Seus descendentes jamais permitiram que a obra do maligno se proliferasse no mundo.
A grande batalha contra o bem e o mal terminará finalmente com a destruição de Satanás no fim do milênio;
Apocalipse 12: 10  E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.1 p.217
Bíblia CAF