Casamento

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Enfrentando os Saduceus

Enfrentando os Saduceus
Atos 4: 1  E, ESTANDO eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
Os Saduceus são retratados dizendo “não haver ressurreição, nem anjos, nem espírito”. (Atos 23:8)
Eles aparecem em cena quando a doutrina da ressurreição e da vida futura passou a ser enfatizada por Jesus e pelos apóstolos que os saduceus surgiram como oponentes, como em Mateus 22:23 a 33.
Outro ponto é que eles não aceitavam homens iletrados falarem com clareza, persuasão e firmeza com os discípulos falaram na Pentecoste.
A casa que os discípulos usavam como igreja, foi logo proibido de usar, esses líderes perceberam que a igreja que ocupavam 120 pessoas saldam para 3120 pessoa em um único dia.
Os saduceus persuadiram os discípulos a não falem sobre a ressurreição de Cristo, a verdade deste pedido é que eles não queriam admitir que estavam errados, e temeram que sua religião chegasse ao fim.
Em Atos está o ponto principal que marcou me nesta semana Atos 4:20 “ Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”.
Para o cristãos, a experiência pessoal com a presença de Cristo nesta vida é uma das evidências mais convincentes da realidade prática da verdade cristã.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v. 6 p. 161
Bíblia ACF

A Pentecoste

A Pentecoste

Atos 2: 3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles
5  E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
41  De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
46  E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Um ponto importante que muitos desconhecem é que os discípulos já havia recebido o poder do Espirito Santo antes.
 Fato esse relatado em João 20:22 “22  E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Este foi um cumprimento preliminar e parcial da promessa, o derramamento pleno ocorreu cerca de 50 dias depois, no Pentecostes.
Preenchendo o mais profundo do ser e despertando cada faculdade de ação intensa, o Espírito prometido veio sobre eles.
A partir de então, ingressaram na experiência dos profetas, pensando e falando, com o dom de línguas, palavras que não vinham deles mesmos.
Não se deve pensar que o derramamento do Espírito Santo se limitou aos apóstolos. As palavras e o contexto levam o leitor a crer que todos os reunidos, inclusive as mulheres, participaram do recebimento do dom do Espírito Santo. Se não fosse o caso, dificilmente Pedro poderia ter citado a aplicação da profecia de Joel como o fez em seu discurso. ( Atos 2:16-18).
Outro ponto importante é o crescimento do resultado da simpatia ( Atos 2:47), algo louvável que deve ser imitados em nossos dias, esse sentimento demonstrava como Cristo era popular entre a comunidade a igreja de Deus tem como objetivo de ser popular na vida da comunidade.
Quando a igreja é submissa à vontade de Deus o resultado é visivelmente notado na vida da igreja o numero de converso é surpreendente.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 1188
Comentário Bíblico Adventista v.6 p. 125, 141

Bíblia ACF

Um Novo Começo

Um Novo Começo

Atos 1:6  Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7  E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra
Aqui entra um ponto importante que muitos líderes religiosos interpretam mal, a palavra tradicionalismo.
Ainda que todos os membros tenham direitos iguais dentro da igreja, nenhum membro individualmente nem nenhum grupo de membros deve dar início a um movimento, nem formar uma organização nem procurar estimular a constituição de seguidores com vista a alcançar qualquer objetivo ou a espalhar o ensino de qualquer doutrina ou mensagem que não esteja em harmonia com os objetivos religiosos e os ensinos fundamentais da Igreja.¹
Muito quando citam esse texto usam para criar uma parede na obra de Deus de Mateus 28: 19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. O que temos que ver é o que vem fazendo está dando certo, está obtendo resultado para obra de Deus como uma Missão?
O Apostolo Paulo afirmava que a obra pessoal não tomava o lugar do evangelismo público, mas consistia numa companheira indispensável deste.²
Nada vale ficar parado quando o mundo continua em frente nada acrescenta na vida espiritual se ficarmos inerte aos fatos.
O tema de hoje é o novo começo e esse começo diz que devo sair do lugar aonde eu me encontro e encontrar com aqueles que realmente precisam de Jesus, você exclusivamente é o escolhido de Deus para realizar o proposito da missão.
Em Atos 1:8 os Discípulos realmente identificaram o principal papel da conquista, a batalha que temos que travar não precisa ser em algum campo de Batalha pré-definido, mas podemos sim combater no lugar menos provável, nos lares.
Atos 20: 20 “Como não esquivei de vos anunciar coisas alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa.”
Aqui está o ponto chave o novo começo é nos lares, e em porta em porta que o evangelho deve ser iniciado, nenhum ministro é capaz de cuidar de seu rebanho sem visitas de casa em casa.²

Arsenio

Bibliografia
1. Manual da Igreja Adventista p.66
2. Comentário Bíblico Adventista v.6 p. 416
Bíblia ACF


domingo, 21 de fevereiro de 2016

O Grande conflito e a igreja primitiva

O Grande conflito e a igreja primitiva

Atos 4:13  Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
Hoje iremos falar sobre os apóstolos de Cristo, um grupo que não tirava da cabeça que Jesus tinha um papel fundamental aqui de criar um novo império, a soberania Judaica.
Não pense que foi fácil para Cristo levou três anos para eles reconhecerem o verdadeiro papel de Cristo, isto só ocorreu depois da Sua morte.
Somente quando eles colocaram se em joelho por dez dias foi quando finalmente foi vencida pelo Espírito Santo, as suas mentes começaram a evoluir tanto em palavras e personalidade.
Eles realmente não eram os mesmo no dia seguinte os discípulos foram poderosamente usados pelo Espírito Santo, centenas de pessoas entregaram o coração a Cristo.
Agora eles tinham a missão e essa missão começa na cabeça onde está localizado nosso cérebro, nosso conhecimento e onde estão nossos pensamentos. Para nos tornarmos crentes, devemos aceitar Jesus em nossa mente.
No grego, a palavra “mente” representa a força interior da pessoa. É o centro do controle geral do ser humano.
Os fariseus e o Sinédrio não tinha sombra de duvida que esses homens simples sem reconhecimento pública, sem nenhum título de mestre, era como se Jesus estivesse vivo diante de seus olhos, na pessoa dos discípulos.
Assim deve ser com todos os que seguem a Jesus. A convicção e o poder do cristão que fala em nome do Mestre vêm do tempo gasto com Cristo em oração, meditação e companheirismo em todas as atividades da vida.
A comunhão com o Senhor traz privilégios inestimável, poder transformador e grande responsabilidade no serviço cristão.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.6 p. 159
Adventist Word/ Abril 2015
Bíblia ACF





sábado, 20 de fevereiro de 2016

Companheiros de armas

Companheiros de armas

Lucas 24: 32  E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Mateus 28: 20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
As Escrituras tornam a presença de Cristo real para cada crente humilde. Através do dom e da orientação do Espírito Danto, cada discípulo do Mestre pode encontrar comunhão com Cristo, como  fizeram os discípulos no passado.¹
Em respeito de Lucas 24:32 demonstra que a experiência no coração desses dois discípulos é a mesma dos que ouvem com atenção a voz de Deus lhes falando por meio da Bíblia Sagrada. Aqueles que acham as Escrituras do AT confusas  desinteressantes devem se aproximar de Jesus e aprender dEle.
Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer. Origem Havaiano. ²
Acredito quando Cristo se aproximou dois discípulos trouxe essa verdade de Mateus 28:20, quando Jesus começou a explicar as Escrituras a luz espiritual havia penetrado a escuridão da alma enquanto ouviam com tal atenção.
Aqui está o verdadeiro significado de companheiro de guerra é não deixar o seu companheiro para trás, Jesus prometeu que chamais estaríamos abandonados no mundo, à presença de Cristo iluminou o lar daqueles discípulos, as verdades gloriosas que Jesus lhe transmitia dissiparam as sombras de dúvidas e incertezas que haviam recaído sobre a mente deles.
Ohana que dizer família. Você pertence a família de dEle.

Arsenio
Bibliografia
¹ Comentário bíblico Adventista v.5 p. 604, 976
²Lilo e Stitch

Bíblia ACF

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Plantio e Colheita

Plantio e Colheita

Mateus 13:3  E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4  E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5  E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6  Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7  E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8  E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
18  Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19  Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20  O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21  Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22  E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23  Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Ao ler essas passagens eu me recordo de Gênesis 1:28 quando Deus disse para Adão o que eu chamo de “Mandato da Administração” para a humanidade. O que foi que Deus disse?
Ele disse a Adão: “Seja fértil; multiplique-se; reproduza-se; encha a terra. Subjugue e exerça domínio sobre tudo o que criei”.
Vou abrir um parêntese aqui  a palavra “quase”, que está em oculto no verso 28 de Gênesis 1, o homem não tem domínio sobre o fogo, ar, e a água, o homem não pode romper a barreira da gravidade para poder voar, ainda!
Mas voltamos o assunto e deixemos para outra ocasião, Assim como os primeiro pais não compreendiam que cada semente possui um DNA específico para reproduzir a planta de onde a semente havia saído.
Muitas e muitas gerações mais tarde, Deus olha para você, hoje, e lhe diz: “Seja fértil”. Ele não lhe pede para procurar sementes em algum outro lugar. Ele presume que você já esteja carregando a semente em si mesmo (córtex).
Há cerca de 6,7 bilhões de recipientes de sementes sobre a terra hoje, e um deles está sentado em sua cadeira agora.
Você não veio ao mundo vazio. Deus nunca exigirá de você o que ele não provê, ou pedirá algo que ele não tenha preparado antes.
Qual vem antes, a semente ou fruto? A semente. No entanto, Deus não diz: “Seja cheio de semente”. Ele espera que a semente cresça e se torne uma planta frutifera, e só então Ele diz: “Seja fértil”. A implicação aqui é que Deus já lhe deu a semente e você carrega em si algo com o que pode reproduzir vida. A semente está em você.
Mas o que isso tem haver com Mateus 13, tudo, não podemos entender o papel do solo sem antes entender o papel do semeador e da semente.
A parábola enfatiza o modo como a semente foi recebida pelos quatro tipos de solo, , bem como efeito que isso teve no crescimento da semente.
O solo é o coração ou seja o próprio individuo.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 422
Vencendo a Crise p. 120-121

Bíblia ACF

Muitos tipos de descanso

Muitos tipos de descanso

Mateus 11: 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Como o ato de tomar o “Seu” jugo trás descanso para nossa alma? Interessante a pergunta primeiro temos que entender que o descanso aqui não é o físico mais mental.
Jesus disse que sempre teríamos aflições (veja João 16:33). Viveremos uma crise após a outra enquanto vivermos, não importa o quanto façamos para nos proteger. Assim, é importante que saibamos como vencer não somente algumas circunstâncias, mas também – e especialmente – nossas reações emocionais diante das dificuldades.
Se formos capazes de recobrar nossos equilíbrio emocional em meio a uma tempestade, com certeza conseguiremos a vitória.
Uma crise tem o potencial de produzir em nós algumas das seguintes reações ou todas elas.
  • Medo, traumas, depressão, desespero, frustrações, ansiedade, solidão, preocupação, desânimo.

Podemos ser consumidos pelos seguintes estados de espirito;
Sentimento de abandono, sentimento de perda, sentimento de morte, desespero pela sobrevivência.
Quando as pessoas vivem amedrontadas, suas tendências é reagir de forma impensada diante de uma crise; como resultado dessa reação, elas podem vir a estabelecer um ciclo de consequências negativas, como por exemplo:
Abuso (físico, psicológico, verbal), crime, violência doméstica, dependência química.
Tais reações levam as pessoas a crises ainda maiores.
Você provavelmente sabe o que quero dizer por experiência própria.
O propósito do jugo não era tornar mais pesadas as cargas para o animal que as levava, e sim mais leves não mais difícil, e sim mais fácil de carregar. Desse modo se entende com mais clareza o verdadeiro significado da palavra “julgo”. Por “Meu jugo” Cristo quis dizer Seu modo de vida. O “jugo” de Cristo é nada mais que a vontade divina resumida na lei de Deus e enaltecida no Sermão do Monte (Mateus 5:17-22).

Arsenio

Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v. 5 p. 407
Vencendo a Crise p. 17-18
 Bíblia ACF

Ensino de Jesus e o Grande Conflito

Ensino de Jesus e o Grande Conflito

Mateus 11: 28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
A humanidade passa por um grande conflito, não por causa das guerras o situação econômicas de cada país, o conflito está na mente na vida psíquica.
Esse é o convite que Jesus faz a cada um buscar Ele em primeiro lugar, nas primeiras horas do dias, nas dificuldades e a todo momento.
Infelizmente a religião de hoje nada difere da religião farisaica (Mateus 23:4), O povo está “oprimido” de tantas exigências rabínicas e toda uma vida seria curta demais para aprendê-las.
Um ponto importante de mencionar muitos corre o dia após dias interruptamente para poderem levar o pão a sua mesa e quando chegam até transgredirem o sábado , outros pensam que obtêm a salvação levando fardos pesados “difíceis de carregar” ignoram que o “jugo” e de Cristo é “suave” e Seu “fardo” é “leve” (Mateus 11:30).

Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventistas v.5 p. 406-497

Bíblia ACF