Casamento

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Haja luz


 

Haja luz

Deus não dividiu a Sua glória com ninguém, pelo motivo das crenças populares, roubar os Seus grandes maravilhas.

Veja o caso da viúva de Naim (Lucas 7:11-17),...” por que o Salvador planejou para aquele dia uma viagem de quarenta quilometro, para chegar a Naim no entardecer? Porque  Ele chegava, naquele momento, de uma direção que naturalmente o  levasse a entrar pela porta especifica por onde o morto seria levado?” “ Os Milagres de Jesus p.74”.

Pelo simples fato, em Sua época os judeus acreditavam que realizando um velório até o terceiro dia o espirito do morto que pairava sobre o corpo, poderia ser constranger pelo sofrimento da família resolveria encarnar no corpo novamente.

Esse é o principal ponto de Jesus realizar a sua viagem e chegar exatamente no final do terceiro dia já no por do sol, para não dividir a Sua glória com ninguém.

Agora suponhamos que o sol não tivesse sido criado antes da Terra?

Pense nisto por um segundo! Vamos... , pare o que está fazendo, pare tudo, desligue o som, a tevê e apenas pense.

Talvez você diga houve um proposito.

Sim, houve mesmo, mas qual? Diga-me vou ajuda-lo.

Deus simplesmente esqueceu-se de criar o Sol assim, como ele se esqueceu de criar a Chuva.

Certo. Não... , está errado.

Acompanhe comigo, em Gêneses 1:11-13, Deus através do Seu magnifico poder de restaurar de criar (Hebraico Bara´), criou as ervas verdes,... dando semente,... e viu Deus que era bom.

Quer saber mais fez tudo sem chuva porque em Gêneses 2:5, “Deus não tinha feito chover sobre a terra,...”.

Surpresa continue com o raciocínio.

O que estava por trás da sabedoria de Deus?

Vamos ver com respeito a luz solar; “A mitologia egípcia e composta por mistérios e segredos. Dentro dessa mitologia, tem-se a ciência de que é considerada a principal divindade da mitologia egípcia, conhecida como o deus sol.” Infoescola.com

Na Grécia também tiveram o seu mito o Apolo, considerado o deus sol. www.dec.ufcg.edu.br

Só aqui chegamos a conclusão que “os seres humanos começaram depois a adorar os corpos astronômico que lhes forneciam a luz.

Deus pode ter tido a intenção de evitar essa possibilidade de idolatria, ao criar a luz independentemente do sol e da lua. “Somente Aquele que criou a natureza merece nossa adoração; e não a própria natureza”. “Tratado da Teologia p. 470”.
 
Então concluirmos que a luz veio primeiro porque é emanada direto de Deus ( Salmo 139:12), e o Sol só foi aparecer no quarto dia (Gêneses 2:5).

Arsenio

domingo, 30 de dezembro de 2012

Sem forma e Vazia



 
Sem forma e Vazia


Uma Equipe internacional de astronômos utilizou uma técnica, com o telescópio espacial Kepler, usando a microlentes gravitacional e descobriu que existe até agora 700 exoplaneta confirmada. "Collision - M31".

Encontro-me em êxtase quando o assunto é saber que a Bíblia demostra indício de vida em outros planetas.

Umas das minhas alegrias é quando foi citado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, em João 18:36 ..."O meu reino não é deste mundo;..." tente imaginar isso ao saber que há vida além da via Láctea.

Em Colossenses 1:5-6 o apostolo Paulo menciona a
'verdade' que chegou a nós é "...Também está em todo o mundo..." ( mundo aqui significa planeta).

Em Romanos 1:20 apostolo Paulo cita que devemos acreditar que a vida em outros planetas, "...pelas coisas que estão criadas..." ou seja em nosso planeta. Nossa que convicção isso faz lembrar novamente de Carlos 1 da Espanha quando citou a famosa frase celebre Plus Ultra ( Mas Além).

Confesso que estou encantado que hoje mesmo estarei providenciando o livro [ Léxico do Novo Testamento do grego/português] com essa ferramenta ficará muito mais fácil interpretar o apostolo Paulo quando ele usa a palavra "mundo".

Por que Deus escolheu o nosso planeta que no principio era 100% aquosa?

Pelo fato, que no futuro surgiriam questionamento sobre a origem. A escolha leva a sabedoria de Deus, em modelar criar (Hebraico Bara') segundo a vontade dEle.

A principal intenção divina ao criar a Terra faço as minhas palavras que está em Isaías 45:18.

"Assim -diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a Terra que a fez e a estabeleceu; que não criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro".

O que dizer sobre isso, não posso a não ser usar um expressão em Hebraico que diz;
KATUB (Está Escrito).

Arsenio


sábado, 29 de dezembro de 2012

A formação do mundo

 



A formação do mundo

Hoje trataremos da seguintes questão a visão da ciência, a visão humanística do mundo e a visão segundo o Panteísmo.
Orientado para o método científico, o pensamento moderno se aproxima desse relato em um observador da Terra posicionando fora dela ou observando-a de cima para baixo.
"Tratado da Teologia p. 469".
Acredito aqui está o maior erro que nós cometemos é de olhar tudo do externo para o interno, quando se encontramos nesta situação achamos que somos pequenos, incapaz ou desqualificado para determinada situação.
O que temos de aceitar como fato lógico a muita matéria pré-existente a ser explorada, essa foi a visão de Carlos 1 da Espanha, quando usou e famosa frase em latim Plus Ultra (Mas Alem).
Derrubando a lenda segundo a;
mitologia romana, Hércules teria colocado dois pilares no Estreito, marcando o limite até onde os navegadores mediterrâneos poderiam ir. Desse modo, as Colunas de Hércules seriam o Non Terrae Plus Ultra (não há terras mais além, em latim), assim como a região de Finistère. "Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre."
A lição que tiramos e deixar de pensar negativamente, a "Terra inerte achava em um estado aquoso antes dos acontecimento da semana da criação
....," Tratado da Teologia p. 469.
Mas isso não foi um problema para Deus, não ficou olhando de fora mas entrou direto, mergulhou fundo, persistiu, planejou tudo e acima de tudo Se propôs a executar (Hebraico BARA').
Entenda o título "A formação do mundo" só acontece quando você e eu começamos a trabalhar, ver (Plus Ultra) as oportunidade que estão ao seu redor, que não foram explorado, isto só acontece quando eu paro de olhar de fora. Pense Nisto!
Os Atos da criação foram revelados e registradas como se tivessem passado diante de um observador posicionando na Terra e não fora de seus sistemas.
"Tratado da Teologia p. 469".
Os Panteísmo do grego pan, "Tudo" e theos, "Deus". Sistema que identifica Deus com o mundo e o mundo com Deus. Segundo o mesmo, todas as coisas são divinas, não havendo nenhuma distinção real entre Deus e as forças e Leis do Universos.
"No entanto, tais ideias não são compatíveis com as Escrituras nem com nossa compreensão da criação. O universo não tem vontade própria. A criação não é uma entidade independente de Deus, mas é a arena escolhida por Ele, na qual o Senhor pode expressar Seu amor pelas criaturas que fez".
"Lição da Escola Sabatina de Sábado p 16 - 5 janeiro de 2013".
Arsenio
    

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quem Criou Deus

Quem Criou Deus
 
Para a lição desta Sexta-Feira que será o dia 4 de Janeiro de 2013;
Perguntaria, quem criou Deus?
 
Por definição, um infinito, e eterno ser sempre existiu, ninguém criou Deus. Ele é o ser auto-existente, o grande 'Eu Sou' da Bíblia.
 
 
E está fora do tempo, na verdade, Ele criou o tempo. "Doutrina de Deus p. 10".
 
 
Hoje quando olho ao redor vejo pessoas em busca de algo para acreditar algo que vale apenas colocar a esperança.
 
 
Os homens se esqueceram de Deus, esqueceram de olhar para o alto, esqueceram quem somos na realidade. (Gênesis 1:27).
 
 
E através de anos após anos Deus deixa de ser Supremo para se tornar algo comum, não há mais santidade.
 
 
Em Lugar do Criador, tentamos preencher um grande vazio que existe dentro de cada um, criamos lendas, deuses medievais, criamos um mundo de fantasias.
 
 
É isso nos vez distanciar cada vez mais do Criador, compomos canções, historias, poesias, criamos templos que leva os nomes de deidades [deuses], que criamos da matéria pré-existente.
 
Porque fazemos isso, pelo fato de lá dentro, bem no fundo há um lugar na qual Deus tem o direito de estar.
 
 
Esse vazio chamamos de solidão, depressão, estress, amargurá entre outros.
 
 
Por que sentimos isso?
Porque somos humanos. Essa é a verdade você e eu somos humanos.
 
E é justamente ai que Deus desafia a nós fazendo uma "pergunta retórica introduz a condição de Yahweh como Criador: "A quem pois, me comparareis para que eu lhe seja igual", Isaías 40:25". "Tratado de Teologia p. 484".
 
A resposta é que nenhum deus pode se comparar o Yahweh.
 
Pelo fato, repito os deuses foram criados da matéria pré-existente.
"A principal declaração sobre Criador, em [Isaías 40:26-28], supera todas as formulas anteriores....O Deus que comunica profecias é o mesmo Deus que fez o mundo. Duas principais diferenças distinguem o Deus verdadeiro de todos os falsos deuses do mundo antigo. Deus fez o mundo e sabe o que vai acontecer ao mundo que Ele fez". Tratado de Teologia. 485.
 
 
 
Arsenio

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Criador entre nós

 
O Criador entre nós
 
Hoje vemos a necessidade de uma Deidade (Deus), em busca de um relacionamento. Deste a época dos Hebreus, vemos um Deus acolhedor e convivendo no meio do Seu povo representado nos objetos do tabernáculo.
 
Na lição desta quinta feira Três de janeiro de 2013, percebemos um Deus, que apreciar a conviver com os seus filhos em todos os momentos como no casamento (João 2:7-11).
Neste ponto vemos um milagre criado de uma substancia já existente H2O (água), criado por Ele deste o principio, agora Jesus responde a um pedido de sua mãe que intercede pelos noivos.
 
Aqui neste primeiro milagre ocorrido nas bodas de Caná, entra a fé mencionada em Hebreus 11:1..."das coisas que se esperam, e a prova das coisa que se não vêem".
 
Ambos como a mãe e "os servente que tinha tirados água" (João 2:9), tiveram fé naquele momento pois não basta Jesus operar o milagre nos temos que acreditar, temos que ter fé que o milagre já ocorreu.
 
O Fato real de Jesus está na festa é presenciar a obediência do seu povo. Na festa requeria vinho, mas o conselho de Maria: "Façam tudo o que lhes mandam".
 
Segundo o Pr. C.H. Spurgeon diz: " Existe, sim, uma conexão, mas, lembre-se quer você enxergue a conexão, quer não, não lhe cabe questionar a razão, mas fazer o que Jesus ordenar; é por meio do mandamento que o milagre da misericórdia será realizado. 'Encham os potes com água', embora deseje o vinho. Cristo enxerga uma conexão entre a água e o vinho, embora você não perceba.
 
Ele tem um motivo para os potes ficarem cheios de água, mas enquanto, você desconhece a razão: não lhe cabe pedir explicação, só prestar obediência. Você deve, ordenar, em primeiro lugar, fazer simplesmente o que Jesus ordena, como, quando e por que Ele lhe ordena, e descobrirá que seus mandamentos não são pesados ( 1 Jo 5:3), e em observá-lo há grande recompensa (Sl. 19:11).
Os outros dois milagres segue a mesma linha de pensamento na questão de hoje, pois a palavra de Deus se renova a cada dia.
 
Arsenio
 
 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Jesus, Criador do céu e da Terra


Jesus, Criador do Céu e da Terra
Objetivo neste dia é chegarmos a conclusão que Deus não está limitado a tempo, porque o tempo de Deus não é o nosso tempo e sim eterno. (Hb. 1:12).

Nesta quarta-feira, percebemos que além da presença da Trindade também a presença de anjos,... sem dúvida, presenciaram a realização desses acontecimentos (Jó 38:7), sugere que outros mundos podem ter observado essa nova criação. “Tratado da Teologia p. 472”.

Biblicamente quando o cristão é questionado sobre tempo da criação devemos nos limitar no que a Bíblia diz “Esta Escrito”, não como forma de encerrar o assunto, mas a de evitar o campo da imaginação.

O fato obvio é que Deus poderia ter feito tudo em único dia mas não o fez por que?

Aqui entra a Logística a ciência que organizar o espaço e o tempo e o ciclo perfeito no todo.

“Embora de natureza Literária, essa relações representam com a exatidão a atividade criativa de Deus. Foi essa ordem e dessa maneira que Ele realizou seus atos criativos. “Tratado da Teologia p. 472”.

Um Deus de ordem e Inteligente
Ele estabeleceu o mundo de maneira ordenada e logo o povoou. “Tratado da Teologia p. 472”.

Por fim tanto no Antigo Testamento e Novo Testamento, apontou Jesus como autor , Criador e Mantenedor de tudo que conhecemos com galaxia, universo e mundos.

Esse é o mistério que talvez passaremos a eternidade estudando no céu.

Pois nós humanos que possuímos mente finita pudêssemos explicar como Deus criou o céu e a Terra, certamente descobriríamos a existência de Deus e Ele deixaria de ser Deus.

Um Deus de Personalidade
Ela apresenta ao leitor um Ser Onipotente, que possui personalidade, vontade e propósito, e que, pelo fato de existir antes de tudo o mais e, portanto, não depender de nada, exerceu Sua vontade divina e “criou”, [BARA'],...os céus e a Terra.[grifo acrescentado] “Comentário Bíblico Adventista p. 188”.
Arsenio

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Poder de Sua Palavra


Poder de Sua Palavra

Jeremias 51:15 > Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento.
Esses versos são, por assim dizer, equivalente a Jeremias 10:2. Descreve-se ali a tríplice criação divina: da Terra, do mundo e dos céus. ‘Tratado de Teologia p. 486’.
Vejamos o Título do tema de Hoje a Respeito do Poder da Palavra;
Deste o principio Deus tem usado o Poder da Palavra, quando Ele esteve entre-nos toda a restauração física ou espiritual foi mediante a Palavra e não o toque.

Criou Deus;
Verbo “Criar” vem do Hebraico “Bara”, que na forma aqui usada descreve uma atividade de Deus, nunca do ser humano. A página inicial do livro sagrado apresenta ao leito um Deus a quem todas as coisas animadas e inanimadas devem sua própria existência (Hb. 11:3).
A “Terra” mencionada aqui evidentemente não é a porção seca que só foi separada das águas no terceiro dia, mas todo o planeta. ‘Comentário Bíblico Adventista p. 188-189’.
Joyce Meyer cita em Marcos 11:22-23, aporta esse termo de Deus , pois a Bíblia afirma que somos a semelhança em Deus, então acredito que quando a Sr. Joyce menciona que a resposta está bem debaixo do seu nariz.

Pelo menos, em grande parte. Não creio que alguém possa viver em vitória sem estar bem informado do poder das palavras. Normalmente, quando temos montanhas em nossa vida, falamos sobre elas; mas a Palavra de Deus nos instruir a falar para elas, como observamos nas Palavras de Jesus nestas passagens. ‘Eu e minha boca grande p. 9’.

Arsenio

sábado, 22 de dezembro de 2012

Salmo 19:1-3


                                                              Os céus declaram

Salmos 19:1-3

[Salmo de Davi para o músico-mor] Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

 
Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.

 
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou.

 

Romanos 1:19-20

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

 
Prova da Existência de Deus

Olhe em qualquer lugar e você verá uma prova da existência de Deus. O Universo, a terra, o homem, são palavras vivas da existência do Criador. “Doutrina de Deus p.5”

 A mente Humana

A mente humana, e talvez a de qualquer inteligência criada, e incapaz de compreender a origem do universo. “Comentário Bíblico volume 1 p. 22”.

 
A ciência

A ciência não tem como provar a origem (Gênesis) e tão pouco a Deus, pelo fato que tudo que conhecemos como ciência foi criada pela mente humana (ser finito), através de estudo de observações e comparações do senso comum. A ciência nós da uma pálida ideia da existência de vida e a confirmação aplausível de um Ser superior da vida ( João 14:6). Hoje a ciência afirma “...que a enorme quantidade de informação nos seres vivos deve originalmente ter vindo de uma inteligência, que teria de ter sido bem superior à nossa, como os cientistas estão revelando a cada dia.” Doutrina de Deus p. 9.

Na verdade, a sabedoria de Deus é revelada no que Ele criou. Lição da Escola Sabatina janeiro de 2013 p.5.

 

Arsenio

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NO PRINCÍPIO

                                                          No Princípio

No princípio criou Deus os céu e a Terra. Gn 1:1

Muitas pessoas se tornam anti-religiosas por avaliarem tudo, unicamente, sob a ótica da razão. O conhecimento científico é constituido por compravações práticas de suas teses e teorias. A espiritualidade, porém, não está ao alcance dos instrumentos e técnicas da ciência natural, que depende de fatos repetidos sob circunstâncias previsíveis. Doutrina de Deus p.3.
 
Da palavra grega Telos, "fim". O universo não apenas prova a existência de um Criador, mas indica a existência de um Planejador (Rm 1:18-20). Doutrina de Deus p. 6
 
No princípio. Estas palavras lembram o fato de que tudo que é humano tem um princípio. Somente Aquele que está entronizado com Senhor soberano do tempo não tem princípio nem fim. Assim, as palavras iniciais da bíblia traçam um decidido contraste entre tudo o que é humano, fugaz e finito, e aquilio que é divino, eterno e infinito. Ao sugerir as limitações humanas, estas palavras apontam para aquele que é sempre o mesmo e cujos anos não têm fim (Hb 1:10-12; Sl 90:2,10). Comentário Bíblico Adventista p. 187
 
Esse primeiro verso das Escrituras Sagradas enfoca nitidamente um dos antigos conflitos entre os cristãos que creem na Bíblia, de um lado, e os céticos, ateus e vários tipos de materialistas, do outro. Comentário Bíblico Adventista p. 187
 
Mas o tempo tem demonstrado que muitos céticos tem mudados a sua visão "o mundialmente renomado defensor do darwinismo e do ateismo, Prof. Richard Dawkins, declara: 'Nós temos visto que os seres vivos são muitos improváveis e muito belamente "projetados" para terem vindo à existência por chance'".
 
Portanto, até o mais ardente ateu confessa que um projeto está presente ao nosso redor.Para um cristão, o projeto que vemos ao nosso redor é totalmente consistente com a exposição bíblica de que Deus criou tudo. Doutrina de Deus p. 9
 
Hebreus 11:3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
A matéria nunca existeu antes de Deus ("Elohim" Gn 1:1), "se isso fosse verdade, que a máteria tivesse o poder de evoluir,... então Deus na verdade seria desnecessário. Deus não dependeu de matéria preexistente" Comentário Bíblico Adventista p. 187

arsenio