Casamento

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Gênesis 1



Gênesis 1

Os judeus designam o livro do Gênesis de acordo com a primeira palavra de texto Hebraico bereshith, “no princípio”. Já o Talmude judaico o chama de “Livro da Criação do Mundo”. O nome Gênesis, que significa “origem” ou “fonte”, foi tirado da LXX, onde esse termo foi pela primeira vez usado para designar o conteúdo do livro. Seu subtítulo, “O Primeiro Livro de Moisés”, não fazia parte do texto hebraico original e só foi acrescentado séculos mais tarde.

A principal declaração sobre a criação do mundo se encontra em Gênesis 1. Descreve-se ali a forma como Deus preparou o mundo para seus habitantes, animais e seres humanos. Visto que nenhum ser humano esteve presente na ocasião em que Deus fez isso, dependemos da revelação para ter uma ideia de como o mundo foi formado durante a semana da criação. Deus criou o mundo mediante uma série de atos separados e distintos.

O registro revela que esses atos se estenderam por período escuro e outro claro, conforme são todos os dias até hoje. Na criação, portanto, o criador estabeleceu uma estrutura e depois nos revelou exatamente o que era essa estrutura. O sábado foi separado não somente para um propósito especial, mas também para assinalar o término da criação especial de Deus. Isso serviu de modelo original para a unidade de tempo conhecida como a semana de sete dias.

Arsenio

Bibliografia

Tratado de Teologia p. 468

Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 181

Nenhum comentário:

Postar um comentário