O Messias que cura
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Mateus 8:17
As palavras deste texto é muito forte porque Mateus escreve que “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades”, a palavra enfermidade vem do Hebraico “astheneia”, que significa literalmente, “carente de força”, ou seja com personalidade afetada e deturpada.
Parece que Mateus faz uma paráfrase ou uma tradução livre de Isaías 53:4. A passagem de Isaías se refere primeiramente às “enfermidades” do pecado, conforme se observa pelo contexto. Mateus a interpreta num sentido mais literal. Cristo, em Sua humanidade (Jo 1:14; Fp 2:6-8; etc), era plenamente capaz de expressar simpatia e realmente sentir o que sentimos e se compadecer de nós.
Jesus não veio para mudar o mundo, mas bradar audaciosamente que há outras opções, outros caminhos.
Rousseau disse que o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe. Mas essa ideia precisa de reparos; para mim, o homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus instintos, liberta seu psiquismo ou o aprisiona. E normalmente o aprisiona.
Jesus, tratava as pessoas com dignidades não olhava os seus defeitos mas olhava o que a pessoa tem de bom, Jesus sabia que cada ser humano tem seus motivos para desabar. A vida é cíclica. Não há gigantes nem heróis que durem para sempre. Cada ser humano tem seus motivos para chorar, uns com lágrimas úmidas, outros com lágrimas abrigadas dos olhares sociais.
Jesus tratava as pessoas de dentro para fora faziam que eles se abrisse e falasse do que eles mais ansiavam na vida.
As pessoas gostavam de ficar com Cristo, pois O mesmo o entendia a sua situação, Jesus demonstrava que a Sua cultura, raça, nacionalidade era importante, mas Sua condição de ser humano era muito mais. Ele se apaixonou pela humanidade num nível que a teologia não compreende e a psicologia não alcança. Somente um ser humano sem fronteira poderia dizer que as prostitutas precederiam ilustres teólogos fariseus. Seu amor foi um escândalo para seus dias e ainda o é para os nossos.
E esse Jesus o único que é capaz de curar os nossos traumas emocionais.
Arsenio
Bibliografia
Dicionário Vine
O Vendedor de Sonhos “E a Revolução dos Anônimos” p.32,73,106
O vendedor de sonhos “O Chamado” p. 214
Bíblia ACF
Nenhum comentário:
Postar um comentário