Casamento

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Conhecendo seu inimigo



Conhecendo seu inimigo

Tiago 1: 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Tendo declarado sua tese no versículo anterior, Tiago agora ilustra a posição dos somente ouvintes com uma metáfora tirada da vida diária. No Verso 23 a palavra “espelho” possui um significado objetivo “autoexame”.

Quando você olha para dentro da Palavra e compreende o que ela diz, você conhece a você mesmo: seus pecados, suas necessidades, seus deveres e suas recompensas.

Quando você olha no espelho, você descobre que tipo de pessoa você é e como você está.

Há alguns perigos quanto ao espelho que precisamos evitar: devemos evitar olhar apenas de relance no espelho.

Muitas pessoas não estudam a si mesmas quando lêem a Bíblia. Muitas pessoas lêem a bíblia todo dia, mas não são lidas por ela, não a observam. 

Muitos lêem por um desencargo de consciência, mas não se afligem por não colocar sua mensagem em prática. Há sempre o perigo de você se ver no espelho e não fazer nada a respeito.

Ilustração

Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que tinha grande orgulho em atuar como crítico de arte. Um dia, ele visitou um museu com alguns amigos e, imediatamente, começou a fazer suas críticas sobre vários quadros. Parando diante de um quadro de corpo inteiro, começou a dar a sua opinião.

Ele havia deixado seus óculos em casa e não podia ver a pintura com clareza. Com ar de superioridade, ele comentou: A constituição física desse modelo está simplesmente em desacordo com a pintura.

O sujeito (um homem) é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato.

O velho camarada foi seguindo em seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido:

Querido, você estava se olhando no espelho.

Devemos tomar cuidado para não esquecermos o que vemos no espelho. Muitas vezes lemos a bíblia tão distraidamente que nem conseguimos ver quem nós somos como está a nossa aparência.

Devemos nos acautelar para não fracassarmos em fazer o que o espelho mostra. Não basta ler a bíblia, é preciso praticá-la. Não basta falar, é preciso fazer. 

Reunimo-nos muito para conhecer e pouco para praticar. Gastamos os assentos dos bancos e pouco as solas dos sapatos.

Arsenio

Bibliografia

Tiago – Transformando provas em triunfo p. 33,34
Comentário Tiago – Contemporâneo p.60
Bíblia ACF

domingo, 19 de outubro de 2014

Tiago 1:22



Ser e Fazer

Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

O tópico de aceitar a palavra, ou de a ela obedecer, leva Tiago a mudar de assunto; ele deixa o tema da prudência na língua para tratar da ação caritativa. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvinte, enganando-vos com falsos discurso – essa exortação diz respeito ao cidadão que se auto-congratula pelo elevado conhecimento que tem das Escrituras e pelo domínio das tradições apostólicas concernentes a Jesus. Não é que tal pessoa tenha falhado, deixando de aprender o ensino apostólico. Esse irmão pode ser erudito nas Escrituras, um “escriba” especializado nas palavras de Jesus. Todavia, representa os que são somente ouvintes. Pouco importa a tremenda extensão do conhecimento escriturístico do crente e quão espantosa sua memória: se isso é tudo que há, não passa de autoengano.

Sede cumpridores da palavra este é o ponto crucial. O que vale é o que crente faz, não o que ele sabe. O verdadeiro conhecimento serve de prelúdio à ação; no fim, o que conta é a obediência à palavra.

Tiago em seu discurso diz que um crente verdadeiro tem sua vida centrada na Palavra de Deus.

O verdadeiro crente prática a Palavra, não basta ouvir ou ler a Palavra, é preciso praticá-la. Não basta apenas o conhecimento da verdade, é necessária também a prática da verdade. Muito crentes marcam sua Bíblia, mas a Bíblia não os marca. Há grandes benefícios em se praticar a Palavra. 

Arsenio

Bibliografia

Tiago – Transformando provas em Trunfo p. 33

Comentário sobre Tiago – contemporâneo p.59

Bíblia






sábado, 18 de outubro de 2014

Suportando a Provação



Suportando a Provação

Tiago1: 12 “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.

“Bem-aventurado o homem” nesta frase nos indica que não é meramente a pessoa que é provada e considerada feliz, ou abençoada, mas a pessoa que suporta a provação e permanece fiel.

Uma nota importante é que Tiago não é Masoquista e, tampouco estóico, e não está ensinando que a provações são engraçadas, ou que devemos sentir alegria na dor. 

Em resumo provação é uma benção para os filhos de Deus por causa das reações perante as provações, sabemos se uma pessoa é verdadeiramente fiel, e depois de ter passado na prova receberá a recompensa.

Por que Deus nos Prova? 

Deus nós prova para nos fazer desmamar de atitudes infantis.

Para alcançar esse alvo da maturidade, Deus faz três coisas (Ef 2:8-10): em primeiro lugar, há uma obra que Deus realizar por nós: a Salvação.

Em segundo lugar, há uma obra que Deus realiza por nós: a Santificação.

Em terceiro lugar, há uma obra que Deus realiza através de nós: o Serviço. 

Deus trabalhou 25 anos na vida de Abraão antes de lhe dar o filho da promessa.

Deus trabalhou 13 anos na vida de José antes de coloca-lo no trono.

Deus trabalhou 80 anos na vida Moisés antes de usá-lo como líder do seu povo.

Jesus trabalhou 3 anos na vida dos apóstolos antes de enviá-los ao mundo. 

O que é Sabedoria?

E o uso correto do conhecimento. Sabedoria é olhar para a vida com os Olhos de Deus.

O que é conhecimento?

É como Conhecer bem a Bíblia.

Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçar as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos à maturidade.

Temos que entender que quando somos aprovados precisamos estar de olho na recompensa.

Quando Deus nós prova é para o nosso bem, por isso somos bem-aventurados.

Quando somos aprovados, desenvolvemos a paciência triunfadora.

Quando somos provados somos aprovados por Deus.

Quando somos provados somos galardoados por Deus.

Quando somos provados temos a oportunidade de demonstrar nosso amor por Deus.

A Bíblia diz que nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eternos peso de glória (2 Cor 4:17). 

Ilustração:

A história é contada por uma mulher piedosa que, tendo enterrado um dos seus filhos, recolheu-se a sua melancolia. 

Contudo, quando leu o Salmo 18:46: “ O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação”, foi consolada.

Então, outro filho morreu. Ainda assim, ela permaneceu calma e confiante, enquanto dizia: ‘o consolo pode morrer, mas Deus está vivo’. 

Porém, o mais pesado golpe de todos ocorreu quando o seu amado esposo morreu, e ela quase foi subjugada pelo sofrimento. 

Mas sua filha que sobrevivera, observando como antes sua mãe falava para confortar-se a si mesma, perguntou-lhe, desconsolada:

Deus morreu mamãe? Deus morreu?

Isso alcançou o dolorido coração daquela mulher, e a sua antiga confiança no Deus vivo retornou.



Para encerrar a parte de Sábado;

O fato de sermos provado nos capacita, não apenas para recebermos recompensa futura, mas também nos equipa para sermos usados por Deus agora. 



Arsenio

Comentário sobre Tiago Contemporâneo p. 51-52

Tiago Transformando provas em Triunfo p. 20,23,24

Bíblia ACF