Ser e Fazer
Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
O tópico de aceitar a palavra, ou de a ela obedecer, leva Tiago a mudar de assunto; ele deixa o tema da prudência na língua para tratar da ação caritativa. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvinte, enganando-vos com falsos discurso – essa exortação diz respeito ao cidadão que se auto-congratula pelo elevado conhecimento que tem das Escrituras e pelo domínio das tradições apostólicas concernentes a Jesus. Não é que tal pessoa tenha falhado, deixando de aprender o ensino apostólico. Esse irmão pode ser erudito nas Escrituras, um “escriba” especializado nas palavras de Jesus. Todavia, representa os que são somente ouvintes. Pouco importa a tremenda extensão do conhecimento escriturístico do crente e quão espantosa sua memória: se isso é tudo que há, não passa de autoengano.
Sede cumpridores da palavra este é o ponto crucial. O que vale é o que crente faz, não o que ele sabe. O verdadeiro conhecimento serve de prelúdio à ação; no fim, o que conta é a obediência à palavra.
Tiago em seu discurso diz que um crente verdadeiro tem sua vida centrada na Palavra de Deus.
O verdadeiro crente prática a Palavra, não basta ouvir ou ler a Palavra, é preciso praticá-la. Não basta apenas o conhecimento da verdade, é necessária também a prática da verdade. Muito crentes marcam sua Bíblia, mas a Bíblia não os marca. Há grandes benefícios em se praticar a Palavra.
Arsenio
Bibliografia
Tiago – Transformando provas em Trunfo p. 33
Comentário sobre Tiago – contemporâneo p.59
Bíblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário