Conhecendo seu inimigo
Tiago 1: 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Tendo declarado sua tese no versículo anterior, Tiago agora ilustra a posição dos somente ouvintes com uma metáfora tirada da vida diária. No Verso 23 a palavra “espelho” possui um significado objetivo “autoexame”.
Quando você olha para dentro da Palavra e compreende o que ela diz, você conhece a você mesmo: seus pecados, suas necessidades, seus deveres e suas recompensas.
Quando você olha no espelho, você descobre que tipo de pessoa você é e como você está.
Há alguns perigos quanto ao espelho que precisamos evitar: devemos evitar olhar apenas de relance no espelho.
Muitas pessoas não estudam a si mesmas quando lêem a Bíblia. Muitas pessoas lêem a bíblia todo dia, mas não são lidas por ela, não a observam.
Muitos lêem por um desencargo de consciência, mas não se afligem por não colocar sua mensagem em prática. Há sempre o perigo de você se ver no espelho e não fazer nada a respeito.
Ilustração
Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que tinha grande orgulho em atuar como crítico de arte. Um dia, ele visitou um museu com alguns amigos e, imediatamente, começou a fazer suas críticas sobre vários quadros. Parando diante de um quadro de corpo inteiro, começou a dar a sua opinião.
Ele havia deixado seus óculos em casa e não podia ver a pintura com clareza. Com ar de superioridade, ele comentou: A constituição física desse modelo está simplesmente em desacordo com a pintura.
O sujeito (um homem) é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato.
O velho camarada foi seguindo em seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido:
Querido, você estava se olhando no espelho.
Devemos tomar cuidado para não esquecermos o que vemos no espelho. Muitas vezes lemos a bíblia tão distraidamente que nem conseguimos ver quem nós somos como está a nossa aparência.
Devemos nos acautelar para não fracassarmos em fazer o que o espelho mostra. Não basta ler a bíblia, é preciso praticá-la. Não basta falar, é preciso fazer.
Reunimo-nos muito para conhecer e pouco para praticar. Gastamos os assentos dos bancos e pouco as solas dos sapatos.
Arsenio
Bibliografia
Tiago – Transformando provas em triunfo p. 33,34
Comentário Tiago – Contemporâneo p.60
Bíblia ACF
Nenhum comentário:
Postar um comentário