Casamento

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Peleja no Céu

Peleja no Céu
O livro que se encontra aonde houve uma batalha no Céu está em Apocalipse 12:7-16, a pergunta que faremos hoje é qual foi o impacto do grande conflito sobre o Céu e a Terra?
Possivelmente o sentimento de ser rejeitado, ficar de lado, acredito foi o primeiro pensamento de Lúcifer, esse são alguns dos sintomas que sentimos também na qual tiramos conclusões precipitadas.
É quando não submetemos a vontade de Deus e esperamos para saber qual é o verdadeiro proposito dEle em nossa vida deparemos com ideias que Deus não foi justo.
A consequência todos sabe o ciúme gerou arrogância e a arrogância gerou orgulho e o orgulho a inveja a inveja a guerra.
A má interpretação do que lemos e do que ouvimos pode parecer inofensivo, mas não se engane é o princípio de todas as discórdias que conhecemos.
Lúcifer teve a ousadia de pedir a palavra diante do trono do Pai e dizer olhe a quantidade de anjos que estão comigo por acaso irá expulsa-lo todos eles e deixar o Céu vazio?
Vemos uma atitude infantil da parte de Lúcifer tentando desviar o assunto principal para outro, é como se Deus você se sensibilizar.
A Deus não Se engana, pois conhecer o intimo do nosso coração, quando foi deparado pela pergunta de Lúcifer Deus fitou os olhos de cada rebelde naquele momento algo aconteceu.
Deus foi capaz de criar naquele momento a cena do primeiro erro de cada ser celestial rebelde o terrível espetáculo aparece exatamente como foi. Satanás, seus anjos e súditos não têm poder para se desviarem do quadro que é a sua própria obra. Cada ator relembra a parte que desempenhou.

Vendo Lúcifer que não teve êxito conclama os seus para a grande batalha cósmica, Deus o Pai Se retira da sala de audiência juntamente com Espirito Santo.
O dia do grande conflito chega sem mais demora Lúcifer e os Milhares de anjos vêm para tomar o trono do Cordeiro, mas algo inesperado acontece.
O mas exaltado anjo aparece em cena o Arcanjo Miguel (Judas 9), é a última categoria de anjo mais poderoso que existe no Céu e juntamente com Ele estão os serafins anjos com seis asas são conhecido como a guarda real de Cristo.
O arcanjo na frente os serafins forma uma coluna impenetrável a gloria que resplandece desses divinos é tão intensa que Lúcifer e os seus anjos não consegue suportar sem precisar entrar em conflito físico, Satanás e seus anjos foram banidos para sempre do Céu.

Arsenio
Bibliografia

Bíblia CAF

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O príncipe deste mundo

O príncipe deste mundo
João 12:31  Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
João 14: 30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
João 16: 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Por que Jesus chamou Satanás de príncipe deste mundo?
Um dos principais motivos por que usurpou o planeta através do sofismo, engando Adão e Eva.
Embora o governo de Satanás não é eterno mas sim de 6000 mil anos, durante esses milênios a sua administração não houve melhorias mas provou a sua real intenção que é subjugar todos os seres vivos.
Com o ato do sacrifício Cristo, pois o fim de toda a dúvida que existia ainda sobre o caráter de Satanás, a morte da cruz selou o começou de uma nova era da restauração que terá seu cumprimento na volta de Cristo e o fim dos rebeldes.
O falso príncipe deste mundo e todos ímpios todo acha-se em julgamento perante o tribunal de Deus, acusado de alta traição contra o governo do Céu. Ninguém há para pleitear sua causa; estão sem desculpa; e a sentença de morte eterna é pronunciada contra eles.
É agora evidente a todos que o salário do pecado não é nobre
independência e vida eterna, mas escravidão, ruína e morte.

Arsenio

Bibliografia
História da Redenção p. 334

Bíblia CAF

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Queda no Céu

Queda no Céu
Isaías 14: 4  Então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!
12  Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13  E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14  Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15  E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Leia Isaías 14:4,12-15. Que descrições do rei de Babilônia indicam que o profeta estava falando de alguém muito maior do que um simples governante humano?
O rei de Babilônia. Ele era o principal responsável pela política babilônica (sobre “o rei da babilônia” como designação simbólica de Lucífer).
Está confirmação encontramos no verso 12 e o 15, o nome Lucífer vem do latim e significa “portador de luz”, dai a comparação com a “estrela da manhã” que se revele o planeta Vênus.. O termo, conforme usado aqui, foi primeiramente identificado com Satanás por Tertuliano, Jerônimo e outros pais da igreja primitiva, sendo depois  empregado com esse sentido na Idade Média.
Essa descrição se aplica a Satanás antes da queda, quando , depois de Cristo, era o mais poderoso (influência) no Céu e Líder das hostes angélicas.
No verso 15 “reino dos mortos” revela que da elevada posição à qual aspirava, Satanás seria lançado às profundezas mais baixas, e ali seria esquecido.
Aqui tem uma nota importante não se refere um lugar eterno literal aonde as pessoas e o próprio Satanás viveram por toda eternidade sofrendo significa que todas as sua glorias serão apagada um dos livros do Céu que é o livro da Memórias.
Através dos livros de história aprendemos com os erros do passado para não cometemos os mesmos erros no presente e sermos melhores no futuro, no Céu não haverá necessidade de estudarmos sobre os erros do passado, mas sim pelas vitórias que foram atribuídas a Cristo.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 167,169
Bíblia CAF

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Crise no Céu

Crise no Céu

Apocalipse7: 10  E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
         ‘’Esse foi o maior acontecimento da história da humanidade e do universo ambos presenciaram a vitória de Cristo sobre a morte, mas na corte celestial presenciaram também a ascensão de Cristo no trono a direita do Pai, na medida em que Cristo Se dirigia ao trono o cântico tornava se mais forte.
Assim Deus é vindicado perante os anjos, que, desde as primeiras acusações de Satanás no céu, não haviam compreendido por completo Sua ação de banir o inimigo e salvar a raça humana.
Os resgatados entoam um cântico de louvor que ecoa repetidas vezes pelas abóbadas do céu: “Ao nosso Deus que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” E anjos e serafins unem sua voz em adoração. Tendo os remidos contemplados o poder e malignidade de Satanás, viram, como nunca dantes, que poder algum, a não ser o de Cristo, poderia tê-los feito vencedores. Em toda aquela resplendente multidão ninguém há que atribua a salvação a si mesmo, como se houvesse prevalecido pelo próprio poder e bondade. Nada se diz do que fizeram ou sofreram; antes, o motivo de cada cântico, a nota fundamental de toda antífona, é — “Ao nosso Deus... e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Apocalipse 7:10.
Aqui encontramos dois pontos fundamentais sobre a coroação de Cristo que demonstrado em forma literal e futurista.
Literal porque é um fato que ocorreu quando retornou ao céu, futurista porque Ele pronunciará a sentença sobre aqueles que transgrediram a Sua lei e oprimiram Seu povo.

Arsenio
Comentário Bíblico Adventista v.7 p.855,856
História da Redenção p. 422
Bíblia FCA


sábado, 26 de dezembro de 2015

O Senhor de Jeremias

O Senhor de Jeremias
O Caráter de Deus e a Sua natureza representado nesta passagem.
Jeremias 2: 13  Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
 Nome em hebraico: Yhwh-Shammah.
Significado em português: O Senhor que está presente.
Passagem bíblica: Ezequiel 48:35.

Jeremias 5: 25  As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem.

 Nome em hebraico: Yhwh-Maccadeshcem.
Significado em português: O Deus que nos santifica.
Passagem bíblica: Êxodo 31:13.

Jeremias 11: 22  Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome.

Nome em hebraico: Yhwh-Nakeo
Significado em português: O Deus que destrói completamente o mal.
Passagem bíblica: Ezequiel 7:9.

Jeremias 31: 3  Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.

Nome em hebraico: Adonai.
Significado em português: Senhor.
Passagem bíblica: Salmo 97:5.

Jeremias 3: 7  E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá.

Nome em hebraico: Yhwh-Nissi.
Significado em português: Senhor, minha bandeira.
Passagem bíblica: Êxodo 17:15.

Em todas essas passagens possuem um significado amplo de um Deus que se aproxima que busca um relacionamento, que é capaz de demonstrar a Sua gloria para aqueles que O adora.
Quão tolo temos sido em desrespeitar, fugir e ser egocêntrico, mas dou graças a Deus ( [Yhwh-Shalom] significado em português: O Senhor da Paz) passagem bíblica: Juízes 6:24.
Por que Ele quer a cada homens busque nEle a paz que a Sua justiça e a Sua misericórdia Ezequiel 1:28.

Arsenio
Bibliografia
Bíblia CFA
biblia.com.br




Lições de Jeremias

Lições de Jeremias
Jeremias 23: 5  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra
No verso áureo de Jeremias 23:5 aparece a palavra “Renovo” que também é citado em Isaías 11:1 e Zacarias 3:8/ 6:12. Vamos descobrir o do por que o uso da expressão.
Isaias11: 1  PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
Em toda sucessão da monarquia de Israel, nenhum rei conseguiu ser integro justo e reto diante de Deus e do povo, Deus toda vez punia o povo para que o reconheça se como soberano único na vida dos seres humanos.
Apesar das punições sempre Deus deixava um tronco, (Isaías 11:1), qual é o objetivo? Quando a nação fosse cortada, e restasse apenas um tronco, brotaria das raízes aparentemente sem vida um renovo que cresceria e floresceria.
Ele se tornaria uma “arvore” de justiça e, finalmente, cobriria toda a Terra, trazendo paz e felicidade a todos.
A descrição é de uma era dourada vindoura, de alegria e esplendor, quando toda a Terra se alegrará em justiça e os inimigos da retidão e da paz serão destruídos completamente.
Zacarias 3:8   Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.
Zacarias 6:12  E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
O profeta Zacarias menciona em seus dois capítulos a palavra “Renovo”, que é um símbolo do Messias, que seria o glorioso Rebento que brotaria da casa de Davi.
Outro ponto importante em Jeremias 23:5 é também a questão da frase “Rei que é, reinará”, referindo se ao Renovo, Cristo, que governará o reino dos redimidos com “o juízo e a justiça”.
A paz jamais será alcançada neste mundo por meio de esforços humanos. Na descrição do Rei vindouro, que reinará com justiça e santidade, Isaías é enfático emprega termos que não podem pertencer a nenhum governo terreno.
Sem dúvida há apenas uma pessoa em todo o universo a quem se possa aplicar esta descrição: Cristo.
Em nenhum outro lugar da Bíblia se encontra ideia tão excelsa, tamanha beleza de expressão, intensidade de sentimento na descrição  do salvador e Rei vindouro.

Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 141,477
Bíblia CFA


sábado, 12 de dezembro de 2015

A Essência e a unidade das Alianças Divinas

A Essência e a unidade das Alianças Divinas

A forma como Deus efetua Sua decisão eterna de salvar a humanidade é por meio de alianças divinas no tempo.
Embora a bíblia fale de alianças no plural (Romanos 9:4); Gálatas 4:24; Efésios 2:12), há na Escritura somente uma aliança básica de salvação. Ela tem caráter promissivo – as bênção e a salvação divina são oferecidas por Deus, não obtidas por merítos dos seres humanos – mas espera uma resposta de fé e obediência da humanidade.
O coração dessa aliança é o inabalável amor de Deus, mencionado em todas as partes da Escritura e, às vezes, equiparado com a própria aliança (Deuteronômios 7:9; 1 Reis 8:23; Neemias 9:32; Daniel 9:4).
O plural “alianças” significa que Deus faz avançar Seu propósito salvador reafirmando Sua aliança de diversas maneiras a fim de atender às necessidades de Seu povo em diferentes época e ambientes.
Cada forma de aliança desempenha sua parte no propósito unitário da salvação.

Bibliografia
Tratado de Teologia v.9 p. 310-311

Bíblia CRF

Aliança com Deus com toda Humanidade

Aliança com Deus com toda Humanidade             
Estabelecer uma relação de aliança com Deus significa receber a permissão para participar de Sua santidade (Êxodo 19:6).
Ao estabelecer a aliança, Deus Se aproximou do povo para torna-lo um com Ele: ”Vós me sereis [...] nação santa” (Êxodo 19:6). Deus recitou os termos da aliança e o povo respondeu: “Tudo o que o Senhor falou faremos” (v8).
O propósito da nova aliança era produzir o relacionamento salvífico da aliança, sem o qual uma obediência de fé seria impossível.
A obediência de fé é a vontade de Deus que opera pelo Espírito junto ao livre-arbítrio humano para cumprir a lei dentro de um relacionamento de fé.
Somente por meio do pecado e da impureza poderia essa relação pactual ser ameaçada ou interrompida.
Em Gênesis 9:9: Quando Deus diz “Estabeleço a Minha aliança”, para com Noé e a seus filhos uma firme certeza da próspera continuação da raça humana, Deus estabeleceu uma aliança com eles e com seus descendentes e a confirmou com um sinal visível. As provisões da aliança tinham em vista toda a posteridade subsequente, e, além da família humana, toda a criação animal.
O profeta Ezequiel havia contemplado um arco (Ezequiel 1:28), no trono de Deus.
O arco-íris que fica ao redor do trono de Deus é a certeza de Seu eterno amor.
“O trono circundado pelo arco-íris da promessa, [é] a justiça de Cristo. O arco-íris que circunda o trono representa o poder combinado da misericórdia e da justiça.”
 O arco-íris é um sinal da misericórdia de Deus para com o pecador arrependido.

Bibliografia
Tratado de Teologia v.9 p. 430
Comentário bíblico Adventista v.4 p. 632

Bíblia CRF

Aliança

Aliança
Jeremias 31:31  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Comentário
Jeremias 31:31
Antes: Os Israelitas lutavam para ser justos por seus próprios esforços e falharam.
Depois: Deus criou uma nova aliança aonde o ser humano torna-se santo por meio da fé no Redentor e Santificador.
Resultados: A nação falhou novamente ao corresponder a suas oportunidades.
O que é a nova aliança?
Houve três alianças
1ª Abraâmica, Por meio da semente de Abrão, que não se refere apenas a seus numerosos descendentes, mas em particular a seu único descendente, Cristo ( Gênesis 3:16). Aonde Deus abençoou o mundo.
Todos quantos fariam parte da semente de Abrão descobririam que Deus é seu Deus, e que eles são Seu povo. Aliança Abraâmica é constituída pela fé.
2ª Sinaítica, É uma aliança da graça e uma reiteração das principais ênfase contidas na aliança abraâmica, incluindo a relação de Deus com Seu povo.
Quando o povo quebrou a aliança Sinaítica, Moisés orou para que o Deus se lembrasse das promessas que Ele fizera na aliança Abraâmica (Êxodo 32:13). A aliança Sinaítica e constituída pela obediência
3ª  Na aliança Davídica, Davi seria príncipe e rei sobre Israel e construiria a casa ou santuário de Deus ( 2Samuel 7:7-13)
.Mas finalmente e a nova aliança?
A nova Aliança resgata a promessa da aliança Sinaítica que é pela obediência, essa é a promessa que Deus fez ao povo, a quebra da promessa no monte Sinai não tornou a aliança obsoleta, mas Deus espera que seu povo reconheça que Ele é Deus e deseja guia-lo como Pastor que guia as suas ovelhas.
Bibliografia
Tratado da Teologia v.9 p, 311-313.

Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 508
Bíblia CFR