Casamento

sábado, 26 de dezembro de 2015

Lições de Jeremias

Lições de Jeremias
Jeremias 23: 5  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra
No verso áureo de Jeremias 23:5 aparece a palavra “Renovo” que também é citado em Isaías 11:1 e Zacarias 3:8/ 6:12. Vamos descobrir o do por que o uso da expressão.
Isaias11: 1  PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
Em toda sucessão da monarquia de Israel, nenhum rei conseguiu ser integro justo e reto diante de Deus e do povo, Deus toda vez punia o povo para que o reconheça se como soberano único na vida dos seres humanos.
Apesar das punições sempre Deus deixava um tronco, (Isaías 11:1), qual é o objetivo? Quando a nação fosse cortada, e restasse apenas um tronco, brotaria das raízes aparentemente sem vida um renovo que cresceria e floresceria.
Ele se tornaria uma “arvore” de justiça e, finalmente, cobriria toda a Terra, trazendo paz e felicidade a todos.
A descrição é de uma era dourada vindoura, de alegria e esplendor, quando toda a Terra se alegrará em justiça e os inimigos da retidão e da paz serão destruídos completamente.
Zacarias 3:8   Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.
Zacarias 6:12  E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
O profeta Zacarias menciona em seus dois capítulos a palavra “Renovo”, que é um símbolo do Messias, que seria o glorioso Rebento que brotaria da casa de Davi.
Outro ponto importante em Jeremias 23:5 é também a questão da frase “Rei que é, reinará”, referindo se ao Renovo, Cristo, que governará o reino dos redimidos com “o juízo e a justiça”.
A paz jamais será alcançada neste mundo por meio de esforços humanos. Na descrição do Rei vindouro, que reinará com justiça e santidade, Isaías é enfático emprega termos que não podem pertencer a nenhum governo terreno.
Sem dúvida há apenas uma pessoa em todo o universo a quem se possa aplicar esta descrição: Cristo.
Em nenhum outro lugar da Bíblia se encontra ideia tão excelsa, tamanha beleza de expressão, intensidade de sentimento na descrição  do salvador e Rei vindouro.

Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 141,477
Bíblia CFA


Nenhum comentário:

Postar um comentário