Casamento

sábado, 11 de fevereiro de 2017

O Espírito Santo e a vida Santificada

O Espírito Santo e a vida Santificada

A santificação é a entrega total de nossa vida ao Espírito Santo, é viver conforme a vontade de Deus até tornar se a sua semelhança.
O texto que vamos estuda-lo é “e o mesmo Deus de paz voz santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23.
Pois bem o verso é uma oração que Paulo faz no final da sua epístola, ele reconhece que ninguém consegue alcançar a perfeição de uma vida santificada sem auxílio divino.
O título “o mesmo Deus de paz” se refere ao Deus marcado pela tranquilidade, o Deus que é fonte de toda verdadeira paz, Essa pessoa da divindade é o Espírito Santo a bíblia declara “ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,” Hebreus 13:20.
A verdadeira santificação envolve todo o ser, não é possível estar santificado parcialmente, no sentido de impedir algumas áreas da vida de serem santificadas. Cada aspecto da existência deve ser submetido ao poder purificador do Espírito Santo.
Quando Paulo em sua epístola menciona “espírito, alma e corpo” não está dando um estudo sobre a natureza humana, mas deixa claro que nenhuma parte da vida dos conversos é deixada intocada pelo poder santificador de Deus.
Essas três itens demonstra que são “uno” nenhuma das partes vivem sem a outra é o que constitui um ser humano completo, geralmente a bíblia parecer mencionar uma divisão dupla no ser humano, corpo e alma ou corpo e espírito ( Mt 10:28; Rm 8:10; 1 Cor 5:3;7:34).
Em Tessalonicenses essas ideia estão combinadas para enfatizar que nenhuma parte do corpo humano deve ser excluída da influência da santificação.
Quando Paulo menciona “espírito” a bíblia descreve como “pneuma” no grego, como “ar” (Lc 8:55) designa como inteligência e possuí o apoio no VT que possuí a expressão no Hebraico como “ruach”, de Números 5:14.
Em suma pode ser entendê-lo como o princípio superior de inteligência e pensamento como o qual o ser humano é dotado e pelo qual Deus Se comunica por meio do Espírito Santo (Rm 8:16).
Por “alma” no grego “psuchē” (Mt 10:28) é a parte da natureza humana que se expressa por meio de instintos, das emoções e dos desejos. Esta parte da natureza humana também pode ser santificada.
Quando, por meio da obra do Espírito Santo, a mente é levada à conformidade com a mente de Deus, a razão santificada influencia a natureza inferior, os impulsos, que de outro modo seriam contrários a Deus, se sujeitam à vontade dEle.
Assim, o cristão humilde pode alcançar uma estatura de santificação tal que, quando obedece a Deus, está realmente exercendo seus próprios impulsos.
Ele se deleita em fazer a vontade de Deus e tem a lei de Deus no coração (Sl 40:8; Hb 8:10).
O significado de “corpo” (soma) parece evidente. Quando a mente santificada está no controle, o corpo não é maltratado.
A saúde floresce, o corpo se torna um instrumento adequado por meio do qual o cristão ativo serve o Mestre. A santificação que não inclui o corpo não é completa.
Nosso corpo é o templo de Deus. Devemos sempre tentar mantê-lo santo e glorificar a Deus nele (1Cor 6:19-20).
Queridos Paulo afirma aquele que é santificado será conservado por Deus e apresentado irrepreensível no grande dia da vinda do Senhor. (Jd 24)

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.6 p. 259
Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 850
Bíblia AFC


Nenhum comentário:

Postar um comentário