Casamento

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Adultério espiritual (Oseiais)


 
Adultério espiritual (Oséias)

O tema até pode até assustar, mais tem a sua lógica porém antes de abordar o assuntos temos que saber o que é um profeta.
O profeta é aquele que fala por Deus, todos os profetas do Velho Testamento foram homens chamados por Deus em períodos de declínio e apostasia em Israel. Foram, em primeiro lugar, reavivamentalistas e patriotas, falando em nome de Deus ao coração e a consciência da nação.
Neste trimestre abordaremos dos 16 profetas menores 12 deles porém é preciso manter em mente o caráter israelístico do profeta. Geralmente, seu ministério preditivo, junto com o seu ministério contemporâneo e local, tinha em vista o povo da aliança, seu pecado, fracasso e seu futuro glorioso. o gentil é mencionado como instrumento do castigo de Israel, julgado por isso, mas também participando da graça que ainda será demonstrada para com Israel.
Oséias é o primeiro dos livros profético menores. Estes livros são chamados menores, não por causa de sua importância, mas em relação ao seu tamanho, e a esse respeito estão em contraste com os escritos dos profetas maiores.
Oséias cujo nome significa "salvação" ou "Libertação" foi escolhido por Deus pra levar sua mensagem a seu povo do seu casamento com uma mulher que seria infiel a ele.
Sua sensibilidade em relação à condição do pecado de seus compatriotas e sua sensibilidade em relação ao coração de Deus o fizeram aptos pra realizar esse difícil ministério.
pouco ou quase nada se sabe da vida pessoal e ministerial deste profeta, a nãos ser, o que ele mesmo declara no seu livro.
Oséias foi um profeta do reino do Norte. Profetizou na mesma época que Amós, Isaías e Miquéias em Judá. Seu ministério durou entre 50 ou 60 anos.
Oséias fala dos israelitas como um povo totalmente corrompido, a ponto de afirmar que os mesmos haviam enchido a medida da misericórdia de Deus e estavam preste a receberem o castigo de Deus.

Arsenio

Bibliografia
Profetas Menores p. 2-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário