Casamento

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma Estranha Ordem

 
Uma Estranha Ordem

O que dizer da esposa do profetas Oséias, ela era realmente prostituta ou uma simbologia, no verso 2 do capítulo 1 Deus faz um pedido estranho ao profeta,  "Vai, toma uma mulher de prostituições", antes de falar sobre essa frase nos devemos analisar como caráter israelístico ou seja como era a vida do povo do reino Norte.
O reino do Norte (Israel) como o profetas descreve as condições sociais características de seu tempo: líderes corruptos, vida familiar instável, imoralidade generalizada, ódio entre classes e pobreza.
Vamos supor que a esposa não seja um prostituta no termo da integra da palavra, mas era uma esposa que não aceitava a fé do esposo e do seu ministério, uma mulher que não aceitava mais o cristianismo na essência porém adotou um estilo de vida comum de orgia e hábitos improprio de uma mulher de profetas, neste caso poderíamos dizer que ela se prostituiu com outros deuses.
Em Levítico 24:14 é umas das Leis Mosaico, quando alguém insulta a Deus toda a congregação o apedrejará, mas no caso do profeta não foi assim independente como a nossa imaginação tenta elaborar qual era a real caso da esposa do profeta, devemos ver que o profeta Oséias passa por cima da Lei Mosaico, e usa de amor e misericórdia para com a esposa.
A vida de Oséias não era um fato escondido era algo que já era público e algumas pessoas comentavam sobre o casamento do profeta, mas a intenção de Deus era justamente essa, Ele conseguia tirar grande lições da vida do profeta, para que o povo possa enxergar que eles mesmo já traia o Deus que escolhera para ser uma grande nação.
Neste ponto, "e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR." a palavra filho aqui esta relacionado com o povo do reino do norte, ou seja com Israel.
O profeta Oséias amava a Deus poderosamente sabia como era  as suas condição familiar, era algo abominável  para com Deus, mas a sua decisão mostrou algo em relação a Deus, amor, Ele ama demais para destruir, dessa forma Ele realizar varias tentativas para reconciliar o povo com o Criador.
Oséias começa a perceber que o drama do casamento que estava passando é a mesma condição que o povo a nação eleita estava passando, ou seja embora as pessoas continuassem uma forma de adoração, a idolatria era mais e mais aceita, e os sacerdotes estavam falhando na tarefa de guiar o povo nos caminhos da justiça.
Em resumo, Oséias tinha de mostrar seu próprio amor a Gômer, o tipo de amor que Deus tinha por Israel.

Arsenio

Bibliografia
Livros Poéticos p. 177
Bíblia (ACF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário