Circuncisão e dedicação (Lc 2:21)
E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Lucas 2:21
A circuncisão de Jesus, isto é, no oitavo dia, incluindo o dia do nascimento ocorreu conforme a orientação dada a Abraão.
Para Abraão, “o sinal da circuncisão” foi “um selo” de “justiça” por sua “fé” (Romanos 4:11). A circuncisão representava a admissão aos privilégios e responsabilidades do relacionamento da aliança; era um compromisso de obediência.
Cristo, o Autor da aliança e de seu sinal visível – o rito da circuncisão – submeteu-Se ao rito, e assim veio sob os termos da aliança representada por este.
Ele nasceu “sob a lei” (Gálatas 4:4) e submeteu-Se às suas exigências.
O nome de Jesus assim como os demais bebês recebia o nome na circuncisão Maria e José foi orientado pelo anjo Gabriel qual seria o nome da criança (Mateus 1:21; Lucas 1:31).
No verso 22 do mesmo capitulo faz uma referencia sobre a purificação, aqui é mencionado que a purificação se referia exclusivamente a Maria e não ao menino Jesus.
A lei levítica estipulava que o tempo de “impureza” da mãe se tivesse um menino era de 40 idas, se tivesse uma menina, era de 80 dias (levítico 12).
Arsenio
Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v.5 p. 770
Bíblia ACF
Nenhum comentário:
Postar um comentário