Casamento

domingo, 27 de abril de 2014

Cristo e o sábado



Cristo e o sábado

“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:27-28

O ponto fundamental que temos que analisar é quem pertence os dias?

Sábado em Gênesis 2:1-3

A palavra no dia sétimo, tem sido feitos várias tentativas para resolver a aparente dificuldade entre o v.1 e v.2, um declarando que a obra de Deus foi completada no sexto dia, e o outro, que foi no sétimo.

Qual foi o dia finalmente?

Infelizmente foi um erro do copista, em fez de escrever sexta, introduziu o sétimo. A versão samaritana e o siríaco escolheram substituir a palavra sétimo do texto hebraico por sexta.

Portanto Deus finalizou a sua obra no final do dia da sexta feira, quase pouco antes do por do sol, aonde iniciava a noite do sétimo dia.

Esse é o principio da Hermenêutica, na qual propõe que é a ciência da arte de interpretar texto Bíblico.

O Ato de abençoar o sétimo dia e declará-lo santo foram feito em favor da raça humana, pela qual o sábado foi instituído. O sábado semanal do sétimo dia tem sido frequentemente considerado uma instituição para a dispensação judaica, mas o relato inspirado declara que ele foi instituído mais de dois milênios antes do nascimento do primeiro israelita ( um descendente de Jacó, ou Israel). Há, além disso, a palavra do próprio Jesus, ao declarar:

“O sábado foi feito por causa do homem” (Mc 2:27), indicando claramente que esta instituição não foi estabelecida apenas para os judeus, mas para toda a humanidade.

Homem precisava de um tempo no qual os seus próprios interesses e ocupações estivessem subordinados ao estudo do caráter e da vontade de Deus, revelados na natureza e, mais tarde, por meio da revelação bíblica. 

O sábado do sétimo dia foi determinado por Deus para preencher essa necessidade. Alterar de alguma maneira as especificações do Criador com relação a quando e como o dia deve ser observado é a mesma coisa que negar que Deus sabe o que é melhor para as Suas criaturas.

Arsenio

Bibliografia 

Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 202,203

Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 640

Bíblia ACF






Nenhum comentário:

Postar um comentário