Casamento

sábado, 12 de abril de 2014

Comentário Sobre João 5:46



Comentário Sobre João 5:46

Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5;46

Ele escreveu a Meu respeito.

Esta não parece ser uma referência a uma determinada passagem dos escritos de Moisés, a menos que seja a Deuteronômio 18:15.

15 > “O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;”

18 > “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”

Vamos entender Deuteronômio 18:15 a palavra “Um profeta”, quando Moisés estava preste a deixar seus deveres como líder, e o povo imaginava quem ocuparia seu lugar, ele fez a previsão inspirada:

“O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim” (v. 15).

Essa profecia inspirada por Moisés chama-se profecias de aspecto duplo, ou seja, primeira situação histórica local; segundo, ao Messias e Seu reino.

O contexto torna evidente que essa promessa teve uma aplicação imediata para a liderança profética de Israel nos anos seguintes à morte de Moisés (Dt 18:18; cf. Êx 20:19; Dt 5:25-27, contudo a Inspiração declara que “nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés” (Dt 34:10; cf. Nm 12:6-8).

Apenas Cristo podia preencher as condições declaradas na previsão de Moisés (ver João 1:21; 6:14; 7:40).

E uma alusão geral aos elementos do Pentateuco que apontavam para Cristo, ( Deuteronômio 18:16), particularmente, o serviço do santuário e as profecias de Jacó ( Gênesis 49:10) e Balaão (Números 24:17).

Se tivessem entendido essas declarações corretamente, os judeus teriam estado preparados para aceitar a Cristo quando ele veio.

Em vez disso, viram os preceitos de Moisés apenas como base para um modo de vida legalista.

Por isso, não reconheceram Jesus como o Messias e, assim, se colocaram sob a condenação dos próprios escritos segundo os quais pretendiam estar vivendo.

Arsenio

Bibliografia

Comentário bíblico Adventista v. 1 p. 1117,1118
Comentário bíblico Adventista v. 5 p. 1058
Bíblia ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário