Casamento

terça-feira, 9 de julho de 2013

Oração e reavivamento em Atos

Oração e reavivamento em Atos

O livro de Atos, retrata algo fenomenal com o crescimento da igreja, números fascinantes de batismo ( Atos 2:41; 4:4;6:7;9;10-12), são registro que nós empolga muito ver atuação do poder de Deus na vital dos cristão.
Qual foi a causa do grande crescimento dando em numero de membros como na vida espiritual?
As palavras de Deus em Atos 1:4 “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes”.
Vemos aqui a ordem de Deus que devia ser obedecida a risca, os apóstolo “não deviam sair de Jerusalém, mas que esperasse a promessa”, esse é o segredo em que todos nós deveriam esperar a promessa, por que não recebemos devido o modo de vida mecânica que levamos não temos mais tempo para Deus.
Esperar é o tema reclamar a promessa é um dever de cada um de nós e da igreja mais o que é a promessa que Cristo estava mencionando?
Em Atos 1:8  “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.
A promessa e a plenitude do Espírito Santo quando vier sobre vocês o Espírito Santo, receberão poder que aumentará a força, as habilidades, a capacidade, e as possibilidades de vocês, e serão pessoalmente Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e por todo o mundo até aos confins da Terra.

Prestem cuidadosa atenção no seguinte:
1. Quanto ao recebimento do poder, quero que vocês o recebam.
E, quando o Espírito Santo o outorgar, vocês precisam recebê-Lo natural e espontaneamente. O Espírito Santo não colocará pela força, em vocês, nenhuma capacidade do poder que Eu desejo que possuam e que Ele está empenhado em outorgar. A ação do Espírito Santo será sempre generosa, determinada, infalível. Nunca faltará. Mas vocês determinam se essa ação generosa permanece com vocês ou se deixarão que ela se vá, sem produzir o aumento das capacidades que Eu desejo para vocês.
2. Quanto ao poder em si mesmo, não se trata de um poder de
comando, como se vocês, a partir do momento em que recebessem o Espírito Santo, se transformassem em chefes que dão ordens para que os outros executem a missão. Todos os cristãos têm que executá-la.
O poder que o Espírito lhes dará é a capacitação para que possam
realizar a missão, tarefa que exige mais capacidade, além da que vocês naturalmente têm.
Inclui o aumento da força física e espiritual que vocês devem ter, e aquisição de habilidades que vocês receberão, mesmo que não tenham; entre outras, boa disposição para a missão, aptidão para
executá-la, talento para vencer os desafios, e agilidade para promover a missão sem cair no sincretismo.
Para cumprir a missão, o poder do Espírito Santo inclui também o aumento das capacidades, aptidões, dos talentos, recursos econômicos, etc.
O Espírito não lhes dará esses benefícios para que vocês os
usem por pura vaidade, para o engrandecimento próprio. O objetivo
do Espírito, e de vocês também, não é a preocupação com fama
pessoal, mas sim o cumprimento da missão. Caso tenham prestígio,
isso deve contribuir para a missão.
3. Quanto a serem testemunhas, quero destacar duas coisas. Em
primeiro lugar, isso é o que espero de vocês, assim como espero
obediência quando dou um mandamento. A missão não é opcional,
como algo que possa ser feito ou não, conforme o desejo de vocês.
A missão representa Meu desejo, Minha vontade. Digo-lhes: “Vocês
serão Minhas testemunhas.” Não lhes digo: “Tomara que vocês desejem ser Minhas testemunhas.”
Em segundo lugar, ser testemunha significa estar sempre a Meu
favor e declará-lo. Vocês têm que ser testemunhas objetivas e contar o que realmente têm experimentado comigo, em sua própria
vida, e algo mais. Esse algo mais inclui o compromisso de estar comigo, a Meu favor, sob quaisquer circunstâncias e risco, inclusive a morte. Somente assim vocês poderão ser Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e até aos confins da Terra, pois, indo a todo o mundo, encontrarão lugares de extrema intransigência e agressiva intolerância onde não vacilarão em condená-los à morte, unicamente porque vocês viverão em harmonia com Meu estilo de vida e falarão coisas boas a Meu respeito.
Não se preocupem com os perigos. Eu cuidarei deles. Em algumas
ocasiões, vou livrá-los de todo o mal que pretendam lhes fazer, mas haverá outras, em que a morte de vocês será necessária
para que as pessoas creiam no testemunho que vocês lhes derem.
Nesses casos, vocês não perderão a vida que lhes prometi. Apenas
o tempo de vida terrestre será abreviado, antes que o mal que existe neste mundo seja eliminado, porque depois, quando o mal chegar ao fim, a vida será eterna para vocês, e essa vida ninguém lhes poderá tirá-la. Então, os que forem Minhas testemunhas neste mundo, terão, no juízo final, Meu testemunho favorável, serão absolvidos de todo pecado e viverão para sempre comigo, no Meu reino.
O requerimento da promessa somente é obtida mediante a oração plena com todos os membros na igreja, o reavivamento não está limitado a uma pessoa mais sim a todos que querem reavivar o seu concerto com Deus.

Arsenio

Bibliografia
Atos Comentário Bíblico Homilético p.21

Bíblia (ACF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário