Casamento

domingo, 29 de setembro de 2013

O santuário celestial

O santuário celestial

O texto base de hoje está em 1 Reis 8:49, “ Ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.”

Por que Deus tem um santuário no céu?

Como tudo que foi realizado aqui na terra tendo como modelo as atividades do céu, o santuário terrestre tinha um único objetivo além de ser usado como remissão de pecados, tinha como finalidade adorar aquele que fez o céu e a terra (Apocalipse 14:6), da mesma maneira o santuário celestial possuía o mesmo designo adoração a Deus.

Em breve todo o ser que respira estará diante do Santuário, fico a imaginar o primeiro sermão que Jesus irá falar para cada salvo e os anjos no dia de Deus. (Apocalipse 1:10)

É uma imagem grandiosidade que João via no santuário celestial, cada utensilio tinha um significado a mais simples peça revelava o amor de Deus que nós ensinávamos através deste objeto.

Do templo celestial, morada do Rei dos reis, onde milhares de milhares O servem, e milhões de milhões estão diante dEle (Daniel 7:10), templo repleto da glória do trono eterno, onde serafins, seus guardas resplandecentes, velam o rosto em adoração; sim, desse templo, nenhuma estrutura terrestre poderia representar a vastidão e glória.

É algo fantástico, meu coração vibra só em pensar nesta cena, durante esses três meses estarão falando sobre o santuário, que Deus ilumine os nossos entendimentos, para que possamos aprender de uma maneira sublime o amor de Deus para com o Seu povo.

Arsenio

Bibliologia

Tratado de Teologia p. 456

Bíblia (ACF)

sábado, 28 de setembro de 2013

O grande Conflito terminou

O grande Conflito terminou

O livro do apocalipse pode ser resumido em poucos palavras Jesus vence, satanás perde.

Aqui está uma boa noticias: o mesmo Jesus que derrotou Satanás na cruz virá outra vez, triunfará sobre os poderes do inferno e destruirá completamente o mal (Apocalipse 19:19-21; Ezequiel 28:18,19). O mal não terá a última palavra. A pobreza e a peste não terão a última palavra. A dor e o sofrimento não terão a última palavra. O caos e o crime não terão a última palavra. A doença e a morte não terão a última palavra.

Em vez disso, Deus terá a última palavra.

O tempo está acabando. A areia da ampulheta logo se esgotará. Em breve olharemos para o céu e veremos Cristo voltando. Brevemente aquela pequena nuvem se tornará mais e mais brilhante. Breve, homens vivos e mulheres estarão salvos ou perdidos. Os santos ressurretos e os santos vivos transformados, em breve serão levados ao encontro de Cristo nos ares. Todos estarão salvos ou perdidos em Sua vinda gloriosa.

Hoje Deus diz: “Quero que você seja salvo. Quero que vivas comigo para sempre.” Foi por isso que Ele nos revelou a verdade de Sua palavra. Não é por acaso que você está lendo o meu blogger e estudando sobre a reforma e reavivamento.
Em Sua divina providência, Deus fez com que você lesse este blogger para ter um encontro com Jesus Cristo e leva-lo mais próximo do Salvador como você jamais esteve. Deus providenciou-lhe este tema sobre reavivamento e reforma, porque em breve Cristo irá voltar e Ele quer que você seja salvo. Não é por acaso que você está lendo. Neste momento Deus está apelando a você, está tocando sua vida buscando atraí-lo para Ele.

Gostaria de dizer a Jesus: Senhor Jesus, quero estar pronto quando Tu voltares. Quero ser levado ao Teu encontro no céu. “Quero viver contigo para sempre.”

Qual é a sua respostas:......................

Que esse possa ser o seu desejo.

Arsenio

Bibliografia
Revelando a Profecias de Daniel p. 150
Bíblia (ACF)



O Batismo de fogo

O Batismo de fogo

O Antigo e o Novo Testamento usam uma variedade de símbolos como água, vento e óleo para descrever a obra do Espírito Santo. João Batista relacionou outra imagem, o fogo, com a obra do Espírito Santo (Mateus 3:11; Lucas 3:16)

Embora possam não ter uma relação exata com a operação do Espírito Santo na sua plenitude de possessão do crente, constituem símbolos da Pessoa do Espírito Santo na usa completa manifestação na terra.

Mas como representam características do Espírito Santo, é de esperar que sejam mais evidentes quando o crente é batizado com o Espírito Santo.

Um destes símbolos é o fogo. Os israelitas foram acompanhados através do deserto por uma nuvem de dia e por uma coluna de fogo de noite ( Êxodo 13:21-22). João Batista disse: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” ( Mateus 3:11; Lucas 3:16).

No dia de Pentecoste, “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles”. ( Atos 2:3).

Também encontramos a expressão em Hebreus, “Por que o nosso Deus é um fogo consumidor”. ( Hebreus 12:29).

Nada menos que fogo pode retratar a santidade consumidora de nosso Deus. A sua presença purga toda a impureza, e a alma do crente fica em chama com santo fervor e uma verdadeira paixão por Deus e seu serviço.

Arsenio

Bibliografia

O Espírito Santo p. 79
Bíblia (ACF)


Pré-requisito para a Chuva Serôdia

Pré-requisito para a Chuva Serôdia

A principal requisitos para o recebimento do Espírito Santo, sem dúvida alguma e a oração (Atos 1:14), no pentecostes foi um exemplo dessa manifestação, havia um grupo de irmão que estavam orando.

A principal função do espírito Santo e de nos fazer cooperadores do evangelho, mas para serem cooperadores para ser um instrumento usado pelo Espírito Santo eu tenho “pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva Serôdia”, sim ao Senhor que faz relâmpago; lhes dará chuva abundantes, e a cada um erva no campo. (Zacarias 10:1)

Qual é esse tempo? O nosso dias, a chuva Serôdia ( o poder do Espírito Santo) Relâmpagos ( propagação do som e luzes do raios visto por todos e ouvido, a difusão da mensagem dos últimos dias) ervas ( a cada individuo o da igreja, membros) campo ( Terra).

O outro pré-requisito a confissão e o arrependimento (Atos 3:19), o estudo apurado das Sagradas Escrituras (Salmos 19:25).

Um exemplo de grande imitação foi a palavra que a bíblia descreve duas palavras alias que me tocaram “perseveraram unanimemente em oração” (Atos 1:14).

Deus nos mostra que quando a sua igreja não buscar em oração, não preparar o povo em formação de pequenos grupos, jamais receberam o poder do Espírito Santo.

Quando possuímos um espírito de humildade reconhecemos a dependência do Espírito Santo, clamar como o salmista “...não retires de mim o teu Espírito Santo” (Salmos 51:11).

Quando sairmos para os estudos ou dirigir uma pregação deveu “pedir o poder do Espírito Santo para partilhar o evangelho; ‘O Espírito Santo será derramado sobre todos quantos pedem o pão da vida para dá-lo aos semelhantes”.

Arsenio

Bibliografia
Serviço Cristão p. 252

Bíblia (ACF)

Chuva Temporã e Chuva Serôdia

Chuva Temporã e Chuva Serôdia

A chuva temporã é a chuva que antecede o plantio e o arado no campo a partir de meado de outubro.

A chuva temporã ocorreu no Pentecostes (chuva do Espírito Santo), caiu sobre os discípulos, cada um passa a representar o Espírito Santo (temporã), a semente já foi lançada por Cristo. ( Joel 2:23; Atos 2:4).

A última chuva cai no fim da primavera para amadurecer o fruto para a colheita, ( Serôdia).

A chuva Serôdia será derramada sobre a igreja de Deus no fim dos tempos, para completar Sua missão na Terra.

Quando é o fim dos tempos? Daniel 12:4; Mateus 24

Veja em Daniel 12:4 aonde reescrevo, “ E tu Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muito correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.”

Preste atenção agora em Daniel 12:6, E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando será o fim destas maravilhas?

Vamos um pouco mais adiante a Daniel 12:8, “Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?”.

Agora o Daniel 12:9, “ E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechada e seladas até ao tempo do fim.”

E agora Daniel 12:13, “ Tu, porém, vai até o fim; porque descansará, e te levantarás na herança, no fim dos dias.”

Então qual é a palavra que aparece ecoando como um glorioso refrão nos versos que lemos? “Fim”. Daniel diz que suas profecias se aplicam a um especifico período de tempo- o fim. Estamos de fato vivendo no fim dos tempos. 

Um momento crítico, quando conflitos étnicos e tribais estão eclodindo e proliferando; um tempo em que os desastres da Natureza se repetem com frequência assustadora em todo o mundo, e fomes, terremotos, incêndios e enchentes são seu legado devastador; um tempo em que o crime aumenta vertiginosamente, põe se longe do controle das autoridades, e a união da família se desintegra como bolha de sabão. 

Sim, também um tempo de profunda instabilidade social. Olhando ao redor, podemos entender com muita clareza o apelo de Jesus para lemos e entendemos as profecias de Daniel.

O que estás passagem nos indica é que o fim do tempo indica acima de tudo quando ocorreria a manifestação do Espírito Santo na igreja de Deus, estamos vivendo já no período da chuva Serôdia, e o nossos dias por que a igreja não vive a plenitude porque falta pedir, falta oramos pela unção.

Arsenio

Bibliografia
Revelação de Daniel p. 10
Bíblia (ACF)



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Paulo e o Espírito Santo

Paulo e o Espírito Santo

Quando Paulo Perguntou? Atos 9:5 "Quem es Senhor? a resposta veio "Eu sou Jesus, a quem tu persegues".
Paulo foi derrotado pelo Espírito Santo, mas porque o Espírito Santo citou o nome de Cristo?

Assim como Jesus não atraiu a atenção para Si mesmo mas glorificou o Pai (João 17:4), assim o Consolador glorificaria a Jesus (João 16:14).

Como Jesus testemunhou do Pai (João 3:31-33: 17:6,8), assim o Espírito Santo testemunharia de Jesus (João 15:26).

Como Jesus tinha ainda muito a ensinar aos discípulos, lhe assegurou que o Espírito Santo executaria essa tarefa ( João 16:13).

É como se Jesus, em pessoa, estivesse com eles, após o Pentecostes, o Espírito Santo identifica-se tanto com o caráter e a obra de Jesus, que é chamado de "Espírito de Jesus" (Atos 16:7).

Portanto não foi Cristo que fez apostolo Paulo cair do cavalo, mas sim Espírito Santo, pois o próprio Cristo afirmou "não me vereis mais" (João 16:10).

Arsenio

Bibliografia
Bíblia (ACF)

O Poder Prometido

O Poder Prometido

Jesus havia prometido que o consolador viria a Terra, mas com uma condição, somente quando Jesus fosse glorificado no céu.

Ao prometer “outro consolador” ( no grego állos parákletos), após sua partida (João 14:16). Jesus estava reivindicando duas coisas (1) que Ele mesmo era um Consolador (parákletos) o primeiro (ver 1João 2:1); (2) o Espírito Santo era uma Pessoa igual a Ele. A palavra “outro” ( no original grego állos) significa outra da mesma espécie. Mais do que isso, o dom do segundo Consolador incluir tudo o que é essencial no primeiro.

No Antigo Testamento, só uma determinada classe tinha o privilegio de ser capacitado pelo Espírito Santo, eram pessoas importantes para tarefas especiais, tais como juízes artistas, profetas, reis etc. ( Provérbios 1:23; Êxodo 31:3;35:31). Essa capacitação do Espírito era Privilégio de poucos.

A fusão do Espírito Santo “sobre toda carne” (Joel 2:28) era uma promessa para os dias futuros.

Tanto Atos 2:38, como João 7:38 e 39, falam de uma mudança quando à maneira de cumprir a missão, a partir do dia do Pentecostes.

O que mudou foi o método de cumprir a missão. No Antigo Testamento, o método era corpórea, (nação), étnico, nacional e local.

A partir do Pentecostes, porém, a missão é privilégio de todos. Agora todos são sacerdotes, “para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 2 Pedro 2:9.

Arsenio

Bibliografia
3 Seminário de Enriquecimento Espiritual p. 39-40
Bíblia (ACF)



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reavivamento prometido: missão cumprida

Reavivamento prometido: missão cumprida

O Texto bíblico de hoje está localizado em Tiago 5:7-8, na qual reescrevo, “Sede, pois irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.”

Luc de Clapiers, marquês de Vauvenargues (1715 - 1747) foi um moralista, ensaísta e escritor francês citou uma frase interessante a paciência é a arte de esperar.

Ele tem razão, porém tem algo que deve ser levado em conta não é só esperar acontecer tem que fazer acontecer, não adianta eu plantar uma semente esperar que nasça saudável se o jardineiro não fizer por onde cuidar da semente.

O cristão é semelhante ao agricultor, a semente tem ser lançada mais os cuidados são tão importante quando o fato de inserir a semente em algum buraco.

Por que devemos demorar quanto a começar o evangelismo em nossas cidades? Não temos que esperar que se faça alguma coisa maravilhosa, ou que cheguem equipamentos caros, a fim de que se faça grande exibição. Que é a palha em comparação com o trigo? Se andarmos e trabalharmos humildemente diante de Deus, Ele preparará o caminho à nossa frente. Carta 335, 1904.

Muito tem colocado obstáculo para não pregar a mensagem, em nome de passar o tempo com a família, mas onde fica a motivação da missão, cumprida.

Ter paciência é a arte de esperar, mas ficar de mão cruzadas é uma abominação para Deus, todos os servos de Deus foram chamados para um único propósito de levar a mensagem avante.

Arsenio

Bibliologia

Evagengelismo p.86

Bíblia (ACF)

sábado, 21 de setembro de 2013

Da competição para a integração

Da competição para a integração

Se pensarmos que o nosso trabalho para Cristo é mais eficaz do que o trabalho delas, sentiremos orgulho. Reavivamento e Reforma p. 149

N igreja de Coríntios havia um competição na obra de Deus, parecia que alguns trabalham demais e outros não, isso levou ou pelo menos quase levou arruína da própria igreja de Coríntios.

Paulo através do Espírito Santo exorta, o irmão para o princípio bíblico, que o resultado final sempre é de Deus ( 1 Coríntios 3: 6), e ele afirma que “somos cooperadores de Deus” ( 1 Coríntios 3:9).

Na igreja não deve haver um competição e sim uma compreensão de todos que realizam o trabalho para Deus, a permanência demorada nesta intriga quem faz ou não faz só afirma que não vivemos segundo o Espírito Santo mas sob o domínio da carne.( 1 Coríntios 3:3).

O que temos que compreender segundo a luz da escritura em 1 Coríntios 12, que na igreja “...há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”, Paulo afirma que todos trabalham sob a influência do Espírito Santo. ( 1 Coríntios 12:4)

E termina “mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” ( 1 Coríntios 12:11), quando a uma compreensão deste fato a igreja começa a viver na plenitude do Espírito sem competição.

Uma lição de moral que Paulo nos deixa é “mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.” ( 2 Coríntios 12:12).

Que possamos ser mais humildes e respeita cada um em suas esferas na igreja, “e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” ( Romanos 8:28)

Arsenio

Bibliologia
Bíblia (ACF)


De escravo a Filho

De escravo a Filho

"Eles podem esquecer o que você disse, mas eles nunca esquecerão como você os fez sentir." --Carl W. Buechner

O Texto de Filemom 16 está escrito “Não já como servos, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor ?”

Aqui se encontra uma da verdade universais no relacionamento do próximo, e a principal atitude do cristão sincero de imitar e ser semelhante a Cristo.

A Bíblia não declara por minucias qual foi o motivo de Onésimo de ter fugido da presença de seu senhor que era Filemom, mas Paulo demonstra que ele conheceu Onésimo em algumas de suas prisões, a palavras gerei demonstra que Paulo ganho Onésimo para Cristo quando esteve preso. ( Filemom 10)

Onésimo, tudo indica tornou se uma ferramenta poderosa na divulgação do evangelho indica que Onésimo levava as cartas de Paulo, para o mundo externo, mas havia uma preocupação Onésimo ainda era escravo fugitivo, Paulo temia pela vida de seu amigo e irmão, então houve a necessidade de escrever a Filemom.

Na carta a Filemom Paulo desconhece o motivo da separação de Onésimo, mas apela a Filemom que o receba e de a liberdade a Onésimo para que possa viver não como escravo mas sim como irmão em Cristo. ( 15,16)

Paulo procurou demonstrar que pequenas atitudes fazem a diferença na vida da pessoa, ele próprio e uma testemunha deste fato quando o próprio Espírito Santo o interceptor no caminho a Damasco. ( Atos 9:3,5)

O principio é que todos fomos escravos do pecado, mas através do sangue purificador de Cristo, fomos justificados mediando o ato de amor na cruz, ao ponto de sermos chamado de filhos de Deus.

Assim como Paulo se expressou “prisioneiro de Jesus Cristo”, todos nós deixamos ser escravo do pecado para tornarmos escravos de Cristo não servindo por obrigação, mas por amor.

Arsenio

Bibliologia
Bíblia (ACF)


O Espírito Santo

O Espírito Santo

Felizes os que são transparentes, pois deles é o reino da saúde psíquica e da sabedoria. Infelizes os que escondem suas mazelas debaixo da cultura, dinheiro e prestígio social, pois deles é o reino da psiquiatria. Augusto Cury

Introdução

Através deste artigo venho expor o estudo sobre o Espírito Santo, de uma maneira simples e cativante para que tanto evangélico como não possa entender, expor, participar deste tema tão importante na vida de cada adorador.

A sugestão e comentários serão bem vindas não tenho por interesse deste artigo encerra o assunto sobre o Espírito Santo, mas criar em cada adorador o desejo de pesquisar e aprofundar no conhecimento.

Cada assunto será abordado de uma maneira simples, mas poderosa estarei iniciando com uma oração pedindo que o próprio Espírito Santo nós auxilie nesta tarefa, basearei na alta crítica ( Em sua acepção teológica, o termo se aplica à critica histórica e literatura da Bíblia. Essa crítica tem que ver basicamente com as fontes e os gêneros literários das Escrituras e com questões de autoria.)

Não descarto a possibilidade neste artigo na questão da baixa crítica ( o estudo do texto bíblico para determinar, tanto quanto possível, o que realmente foi escrito pelos autores inspirados.)

Porem o que não procurarei expor a concepção da teoria de neo-ortodoxa de Barth, de que a Bíblia se torna a Palavra de Deus na experiência do indivíduo.

Sim estarei usando a crítica da fonte ( Método de estudo da bíblia empregado para descobrir fontes subjacentes ao texto bíblico).


Oro que junto possamos viajar neste universo fantástico sobre o tema do Espírito Santo, e quando mais se aproximarmos possa entender e apreciar o Seu ministério em nosso favor.

Arsenio


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Da ruptura à amizade

Da ruptura à amizade

Aqui está algo que nos impressiona muito a atitude de Paulo com relação a João Marcos, em Atos 15:38 o próprio João Marcos se afastou do trabalho missionário ( Atos 3:13), o fato ocorrido deixou Paulo triste e resenhoso com relação a João Marcos.

A pergunta é quantas vezes que João Marcos errou?

A bíblia não menciona se ouve outros erros, mas afirma que João Marcos se afastou de Paulo. Portando neste ponto João Marcos errou uma vez, a lição mais importante que depois de varias viagem João marcos demonstrou ser uma pessoa confiável.

Felizes os que são transparentes, pois deles é o reino da saúde psíquica e da sabedoria. Infelizes os que escondem suas mazelas debaixo da cultura, dinheiro e prestígio social, pois deles é o reino da psiquiatria.

Paulo tinha algo pessoal e intransferível  o seu caráter, uma pessoa transparente vivia o momento, é quando ele precisava de alguém para enviar para um determinado local não pensou duas vezes pediu para que João Marco encarregue se da missão.

Está é atitude de um líder nato, infelizmente hoje a igreja é rápido em punir, criar uma laguna tão grande que muitos são abandonados à própria sorte.

Uma das características que tanto pastores e anciões deviam fazer é um trabalho de reconciliação de restaurar as rupturas criadas, traria um ponto positivo e um laço muito forte para o cristianismo.

Hoje a uma necessidade muito grande de homens e de mulheres com essa visão e capaz de entender que cada pessoa deve ser considerada como algo de muito valioso para Cristo, pois a moeda paga foi o preço de uma vida.

O direito de pensar de ser usado pelo Espírito Santo é o que muitos da igreja de Cristo pedem o poder do Espírito Santo não está centralizado em uma hierarquia da igreja, mas a todos.

Somos livres para ir e vir, mas não para pensar. Nossos pensamentos e escolhas são produzidos dentro dos currais construídos no córtex cerebral. Como podemos ser livres se protegemos nosso corpo com vestes, mas estamos nus em nosso psiquismo? Como podemos ser livres se infectamos o presente com o futuro, se sofremos por antecipação, se furtamos do presente o direito inalienável de beber da fonte da tranquilidade?

O ministério de Paulo foi enriquecido com o jovem pregador a quem ele havia perdoado. A barreira entre eles estava desfeita e eles foram capazes de trabalhar juntos na causa do evangelho.

Arsenio

Bibliografia
O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos p.18-19
Bíblia (ACF)


Reforma: curando relacionamentos quebrados

Reforma: curando relacionamentos quebrados

O verso de hoje se encontra em Romanos 5:10 na qual escrevo, “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”

Agredido que o tema de hoje é um dos pontos mais difícil porque vem trazendo assunto como relacionamento, porém é algo que devemos aprimorar, quando um cristão não vive bem com o seu próximo como pode haver reforma?

Algo que o pecado faz é destruir o relacionamento, para destruí-lo basta ter uma disseminação de qualquer assunto que a discórdia já está feita.

Parece que as pessoas não ouve quando a outra parte procura explicar sobre um determinado assunto, cada um tem a sua verdade, e quando essa verdade é alimentada e não há um consenso uma das partes dos envolvido acaba se machucando e larga tudo.

Uns dos livros mais triste que eu já li tem por titulo “Feridos em Nome de Deus”, é um livro que não precisava ser publicado mas foi e conta história reais aonde pessoas procuraram na religião um significado de vida e foram ferido pelos seus lideres espirituais e pastores.

Viver uma vida de santificação requer muita fé e paciência, pois não é fácil lidar com as pessoas, mas o texto afirma que, “fomos reconciliado com Deus pela morte de Seu Filho”, aqui é primeira verdade algo que devemos nos lembrar de constantemente perdão.

Uns dos primeiro passo para reconciliação é nos perdoar-nos a nos mesmo só assim que seremos capazes de perdoar e reconciliar com os demais.

Arsenio

Bibliologia

Bíblia (ACF)

sábado, 14 de setembro de 2013

Salvaguarda da mente

Salvaguarda da mente

E 2 Coríntios 10:3-5 lemos “ Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;”
Palavras forte que o Espírito Santo nos mostra hoje, mas é uma realidade as armas que Deus nos coloca em nossas mão são realmente poderosas para qualquer barreira do inimigo.
“Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2 Co 10.4).
A nossa vitória foi obtida na cruz, pelo próprio Cristo, que nos redimiu do domínio do maligno. Porém, trava-se dentro de nós uma luta contra os desejos corruptos, os prazeres ímpios do mundo, as tentações e contra as forças do mal. Deus nos indica a estratégia que devemos seguir. Precisamos estar com a verdade e a justiça; ter a fé como escudo para apagar “os dardos inflamados do inimigo”; usar a “espada do Espírito, que é a palavra de Deus”, vigiando e orando. (Ef 6.14-18).
 “Que armas são essas?” e “quem são os inimigos?”. Sobre quais são as armas “poderosas em Deus” que temos, basta olhar para o texto de Efésios 6.10-18, em que Paulo aponta a “verdade”, a “justiça”, o “evangelho da paz”, a “fé”, a “salvação” e o “Espírito”, em meio à constante “oração”, como armas espirituais descritas na figura de uma armadura militar romana dos dias do apóstolo – talvez porque ele vivesse com um soldado que o vigiava diariamente em seu período de prisão domiciliar em Roma.
Os inimigos são;
O primeiro inimigo é o conhecimento arrogante.
O segundo inimigo é a atitude rebelde.
Um terceiro modo pelo qual podemos destruir o engano é levar "cativo todo pensamento à obediência de Cristo":
• "2CO 10:5 - Destruindo os conselhos, e toda a soberba que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;"
Nestas palavras encontra-se uma importante verdade. Se captarmos os pensamentos de alguém terá capturado tal pessoa.
Pense no modo em que o mundo do comércio usa a comunicação de massas. Ligue a televisão, o rádio, ou dê uma olhada nos jornais. Por todos os lados você vê anúncios. Esta é a era da propaganda e nossa sociedade está inundada com anúncios.
Mediante a propaganda constante o mundo comercial capta os pensamentos e imaginações do público. Indireta e subconscientemente, o público (você e eu) está sendo controlados pela comunicação de massas. Pensamos estar tomando decisões independentes, de acordo com nossos próprios desejos. Mas tal não é a verdade.
Estamos sendo manobrado constantemente pelo mundo dos negócios, um mundo que continuamente joga propaganda em nosso subconsciente. Paramos de tomar decisões segundo nossos próprios desejos e aceitamos os desejos promovidos pelos anúncios. Hereges e comunistas usam as mesmas táticas para a captação de pensamento. Lavam o cérebro das pessoas, tornando-as escravas de suas ideologias e exigências.
Somente quando nosso pensamento tornar-se cativo de Cristo poderá destruir o engano por completo. Somente então poderemos ter a liberdade da verdade. O próprio Jesus Cristo é a verdade última que nos leva à vida, à liberdade e às bênçãos.
A fim de destruir o engano e desfrutar da verdade divina, seus pensamentos devem ser levados à obediência de Cristo. Tente absorver os pensamentos de Jesus em sua mente. Imprima-os em sua mente mediante o estudo da Palavra de Deus. Leia a Bíblia e medite nela com diligência e deixe que ela se torne parte do seu processo de pensamento. Vá à igreja regularmente e ouça com atenção os sermões e ensinamentos apresentados.
Peça que o Espírito Santo o ajude. Lembre-se de que os que "se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne", e continuam a se espojar no engano. Mas "os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito"
• "RM 8:5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
RM 8:6 - “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”

Aprendam a destruir o engano levando seus pensamentos cativos à obediência de Cristo. Se desejarmos ser livres a fim de desfrutar da verdade divina, então nós, também, devemos levar nossos pensamentos cativos a Cristo.
Deus é o autor de toda a verdade. A verdade divina encontra-se ao nosso alcance na Palavra de Deus, a Bíblia. Mas antes que essa verdade possa tornar-se uma realidade para nós, o engano deve ser destruído. A fim de destruirmos o engano, as imaginações, raciocínios humanos sobre o bem e o mal, devem ser abandonados. A fim de destruir o engano, toda soberba que tivermos colocado na igualdade de Deus (quer sejam ambição, ideias, quer aspirações) deve ser lançada fora.
A fim de destruir o engano, todo pensamento deve tornar-se cativo à obediência de Cristo. Somente quando o engano for destruído poderemos cessar as lutas na busca da verdade. Somente então você e eu poderemos desfrutar por completo da vida, paz e bênçãos que a verdade em Cristo traz.


Arsenio
Bibliografia
www.atosdois.com.br/print2.php?codigo=3798‎
www.igrejaredencao.org.br/.../index.php?...armas-da-nossa-milicia...‎
www.oocities.org/escrituraspt/bibliadestr.htm‎

Bíblia (ACF)

Filtros da mente


Filtros da mente

O texto de hoje está em Filipenses 4:7-8 na qual escrevo “ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quando ao mais, irmãos, tudo o que é honesto, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Romanos 12:2 lemos “ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Certa ocasião um cientista e filosofo diz;
                                                                                     Percepção
"O pêndulo da mente se alterna entre perceber e não-perceber, e não entre certo e errado"

Carl Gustav Jung (1875-1961)


Ele está absolutamente certo, o nosso problema é que queremos sempre discorrer entre o certo e o errado, mas onde está a Percepção, na sagrada escritura e uma realidade universal e afirma, “Quando ao mais, irmãos, tudo o que é honesto, tudo o que é puro, tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”, veja a última palavra “Nisso Pensai” perceba, avalie, questione e tenha entendimento segundo a orientação de Paulo.

A questão não é proibir em ver alguma coisa na internet ou na televisão é saber entender o que certo conteúdo pode prejudicar o nosso, pensamento e influenciar em nossa vida hoje são lamentáveis ver mente e talento brilhante em nossas igrejas, mas são apenas produtos de personagem de Hollywood, quando pessoas ditas cristã chegam a esse ponto é um perigo, pois vive uma vida que não coincidi com a realidade do verdadeiro povo de Deus.

Objetivo do Espírito Santo é “sede transformados pela renovação do vosso entendimento”, a renovação e constante e diária viver na plenitude é ter um objetivo e você verá como o filtros espirituais serão como antivírus serão um barreira forte contra os ataque do inimigo da nossa alma.

Arsenio

Bibliografia
Bíblia (ACF)

Se Bom nome Está seguro em nossa Casa

Se Bom nome Está seguro em nossa Casa

A importância da mente

2 Coríntios 5:17, “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

2 Coríntios 3:17-18, “ Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Um dos pontos que quero abordar hoje é a questão sim da mente é um mecanismo que deve ser controlado constantemente, para que não soframos adiante devido as circunstâncias.

A um pensamento que diz “há alguns de nós que se horrorizam com a idéia de roubar dinheiro ou algo que pertença a outra pessoa, mas não pensam duas vezes ao difamar o bom nome ou a reputação dos outros” Cree-L. Kefford

Embora muitos de nós tenhamos que lidar com várias linhas divisórias em nossa vida diária, quero falar apenas de uma delas. “Trata-se da linha que diz: “Honre o bom nome das pessoas em sua igreja.”

Oscar kirkham foi um excelente cristão em sua comunidade.
Ele era uma pessoa respeitada onde quer que estivesse. Frequentemente, nas reuniões de sua igreja, ele pedia para dizer algo pessoal e, quando lhe era dada a palavra, passava a dizer alguma coisa boa a respeito de alguém. 

Quase no fim de sua vida, ele fez um breve discurso na Universidade Brighmam Young a respeito do tema. “Diga algo bom”. Na manhã em que Kurkhmam faleceu, encontraram em sua casa um pequeno caderno no qual ele fazia suas anotações. As duas últimas anotações eram. “Diga algo bom” e “Seu bom nome está seguro em nossa casa”.

A aqui entra sobre a questão da mente em que Paulo menciona em “ as coisas velhas já passaram”, ou seja uma renovação de pensamento e de caráter.

Gostaria de dizer algo em 2 coríntios 3:17 “....ai há liberdade.” Aqui se encontra a palavra chave ninguém é dono de ninguém na igreja todos nós somos voluntários na obra de Deus fazemos por amor a Cristo.

Agora quero fazer duas pergunta simples: (1) Como podem dizer que amam o próximo, se pelas costas procuram difamar seu bom nome e reputação? (2) Como podem dizer que amam a Deus, se não conseguem amar o próximo?

Aqui entra o exercício da mente, “Se não puder dizer algo bom, então não diga nada.”

Esse é um bom conselho que todos devemos seguir, viver em uma comunidade religiosa não é fácil principalmente se você for ungido pelo Espírito Santo, e sua vida for de vitórias constante como ganhador de alma para Cristo, a sua vida será sempre de grande turbulência, pois sempre existirá algo que irá tentar desanima-lo, mas continue firme como a rocha, pois esse é o dever de todo servo de Deus.

Sonho ver um dia cada membro da igreja praticar esse princípio, controle da mente.

Arsenio

Bibliografia
Uma Igreja Positiva em Um Mundo Negativo p. 110-111
Bíblia (ACF)





quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reforma a nova maneira de pensar

Reforma a nova maneira de pensar

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado, à direita de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;  ( Colossenses 3:1-2)

O texto trás uma reflexão extraordinária, o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo, nós faz lembrar o nosso principal papel neste mundo, pela qual nós fomos chamados a unirmos a Cristo.

Antes de aceitarmos a Cristo vivíamos praticamente dominado pelas ilusões que o mundo cada momento tem a oferecer, essa ilusão na qual eu chamo da era do consumimos, tem levado a muitos a ser afastar de Cristo e dos seus princípios.

É por essa razão o texto de Colossense 3, chama à atenção de “buscai as coisas que são de cima”, a primeira ato de cada cristão são o reconhecimento que Cristo é o nosso senhorio.

Acredito realmente que fácil não é, mas através do exercício da fé, ou seja, para alcançar a perfeição na qual segundo John Wesley (1703-1791) explica que por perfeição ele queria dizer o estado no qual o amor a Deus e ao próximo governa pensamentos, palavras e ações.

E a única e absoluta maneira de cada um ter uma nova maneira de pensar.

Arsenio

Bibliologia
Tratado de Teologia p. 296
Bíblia (ACF)


sábado, 7 de setembro de 2013

Poder da Escolha

Poder da Escolha

Filipenses 2:12 ensina que as necessidade final de cada crente ficar de pé por si mesmo. Temos aqui uma grande verdade. Cada crente deverá que se manter finalmente sozinho, em seu desenvolvimento espiritual, prestando conta exclusivamente a Deus.

Um ponto bastante importante que quero mencionar e a frase em que Champlin menciona na bíblia “Operai a vossa salvação” em ( Filipenses 2:12), aqui temos uma profunda lição, pois trata do “O processo ( do principio ao fim da conversão à glorificação) na realidade deverá ser efetuado mediante ao exercício da vontade humana que ,< acolhe e encoraja> a vontade divina, para que esta opere. À acolhida à vontade divina denominamos <Fé>.

Desenvolvemos a nossa salvação porque cada avanço na espiritualidade é realizado por nós na medida em que vamos cooperando com o poder divino. Nenhum avanço pode ser atingido sem essa cooperação.

Um dos pontos em que Paulo deixa claro é logico a palavra de Deus não estaria completa sem essa orientação sobre o fracasso se encontra no final do verso 12 de Filipenses 2.
E possível fracasso? O versículo deixa entendido que uma pessoa, uma vez convertida, pode falhar na aplicação de sua santificação, perdendo assim sua conversão, voltando ao mundo.

O trecho de 2 Pedro 1:10 menciona a possibilidade de (queda); a passagem de 1 coríntios 9:27, mostra nos que até mesmo um grande pregador poderia ser finalmente (desqualificado).

O Cristianismo não foi esquematizado para conservar-nos em naturalidade, em paz, em felicidade e em contentamento. Seu intuito verdadeiro é exatamente o de perturbar o “eu”, tornando-nos tão enfermos e envergonhados de nós mesmos que queiramos abandonar toda a idéia de autossuficiência, permitindo que algo da atitude de desprendimento do nosso Criador assuma o comando de nossas almas atormentada consigo mesmas.



Arsenio
Bibliografia
Comentário filipenses- champlin p. 33,34
Bíblia (A