Casamento

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sábado judaico?



Sábado judaico?

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8

O mandamento dia de repouso, porém, nos faz recordar que o sétimo dia, o sábado, como o descanso apontado por Deus para o homem, remota ao início da história humana e é parte inseparável da semana da criação (Gênesis 2:1-3).

O argumento de que o sábado foi dado pela primeira vez no Sinai não tem fundamento (Marcos 2:27).

“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”(Gênesis 2:3)

O ato de santificação consistiu numa declaração de que o dia foi santo, ou separado para propósitos santos.

O sábado semanal do sétimo dia tem sido frequentemente considerado uma instituição para a dispensação judaica, mas o relato inspirado declara que ele foi instituído mais de dois milênios antes do nascimento do primeiro israelita ( um descendente de Jacó, ou Israel).

Há, além disso, a palavra do próprio Jesus, ao declarar: “O sábado foi deito por causa do Homem” (Marcos 2:27), indicando claramente que esta instituição não foi estabelecida apenas para os judeu, mas para toda a humanidade.

Um esclarecimento importante sobre a frase “O sábado do Senhor”. No hebraico “sábado” não tem o artigo definido “o”, mais isso não tira a precisão da ordem de se guardar o sábado.

Exemplo: 

O artigo definido “O” significa que é único não há outro.

O artigo indefinido “um” significa que é algo vago indeterminado ou seja um entre muitos.

Neste caso “o sábado da criação é único” e o sábado judaico que eram considerados dias festivos ou feriados nacionais e um entre muitos.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v1 p. 203,648,649
Dicionário da língua portuguesa 
Bíblia ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário