Casamento

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cristo, o fim da lei



Cristo, o fim da lei

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4

No texto grego, a palavra “fim”, telos, está com ênfase. Estas palavras têm sido interpretadas como se Cristo fosse o fim da lei como tal, mas em Galatas 3:24, afirma que a lei apenas conduziu até Cristo, portanto Cristo sendo o cumprimento da Lei (Mateus 5:17) e Cristo sendo o fim da lei como meio de salvação (cf. Romanos 6:14). A primeira interpretação, antinomista, é um equívoco.

Em Romanos 3:31,”Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei”. Anular no hebraico “Katargeõ”, tornar nula e sem feito.

O que temos de analisar é que a falha dos judeus não significa que Deus não conseguiu cumprir as promessas feitas a eles. A promessa de salvação ainda é válida, mas única e tão somente para os que têm fé (Romanos 1:16).

Nossos pecados e a falta de fé tornaram impossíveis a Deus cumprir a promessa de breve retorno. Os mesmo pecados que excluíram o antigo Israel da terra de Canaã têm retardado a entrada do Israel espiritual na Canaã celestial. “Em nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus. É a incredulidade, o mundanismo, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos”.

A mensagem do evangelho é que Cristo é o fim da lei como forma de justiça a todo aquele que tem fé.

Paulo foi bem claro em Romanos 2:13, “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”. O que Paulo trata da lei em sentido geral.

A passagem também não pode ser usada para afirmar que Cristo é o fim da lei como tal e que, portanto, em Cristo, as pessoas estão isentas da obediência à lei de Deus. É a lei como método de obtenção de justiça que foi levada ao fim, em cristo. O propósito de Deus para proclamar sua lei era revelar a pecaminosidade de um Salvador (Romanos 3:20) e a necessidade de um salvador (Gálatas 3:24).

Mas os judeus tinham torcido o propósito de Deus e usavam as leis, tanto morais quanto cerimoniais, como meio de estabelecer a própria justiça. Cristo veio eliminar esse uso equivocado da lei e apontar o caminho de volta à fé. A fé não aboliu a lei, mas a confirmou (Romanos 3:31), tornando acessível aos seres humanos a justiça perfeita de Cristo (romanos 8:4).

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.6 p.542,655

Bíblia ACF



Nenhum comentário:

Postar um comentário