Posso Comer de tudo no açougue?
Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 1 Coríntios 10:25
Do grego “Makellon, do latim macellu, “mercado de carne”.
Em corintos, foram escavadas as ruínas de um grande mercado de carne, com colunata e pequenas lajas ao redor de um pátio pavimentado. Uma laje ao redor de um pátio pavimentado.
Uma laje de mármore construída no pavimento de uma das lojas tem uma inscrição em latim que se refere a um mercado de peixe, usando a palavra macellum, para “mercado”.
Talvez esse fosse o “mercado” mencionado aqui.
Após os sacrifícios nos templos idólatras, partes dos animais eram vendidas no mercado. Visto que essa carne não era separada das outras à venda no mercado, um cristão podia comprar carne que fora oferecida aos ídolos sem o saber. O conselho do apóstolo é que essa carne poderia ser comprada pelo cristão.
A última frase do verso, “Por motivo de consciência”, literalmente “devido à consciência” ou “por causa da consciência”. O cristão não tinha necessidade de perguntar ao vendedor se a carne havia sido oferecida a ídolos.
Veja e leia novamente, você perceberá que Paulo não está dizendo para comermos qualquer tipo de carne, se assim o fizesse ele estaria jogando a verdade de Deus por terra, na qual encontramos em Levítico 11.
Portanto irmão utilizar uma parte de um texto isolado para justificar o nosso apetite também se torna pecado.
Se a nossa consciência nos acusa significa que o Espírito Santo estava advertindo no que se deve comer ou não, pense nisso.
O Espírito Santo não apenas expõe o pecado; Ele convence da justiça. Ele exorta o ser humano a aceitar a justiça de Cristo, tanto a imputada (Romanos 10:3-10) quando a comunicada (Gálatas 2:20; Filipense 2:13).
Assim, o Espírito convence os crentes de seus pecados, guia-os à salvação e à justiça, que é Jesus, e os adverte das consequências da permanência no pecado e de se negligenciar a salvação pela graça.
Arsenio
Comentário Bíblico Adventista v.6 p. 823
Comentário Bíblico Adventista v5 p. 1165
Bíblia ACF
Nenhum comentário:
Postar um comentário