Casamento

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A importância da Sua Divindade

A importância da Sua Divindade

Trinidade é um exemplo de união, ao longo de toda a Bíblia eles sempre aparecem em atividade com um único objetivo a regeneração da humanidade e o plano da Redenção.
O que seria dos habitantes do planeta Terra e de todos os mundos não caído, como conseguiríamos obter a compreensão, a sabedoria o discernimento e a própria adoração, sem a plenitude do Espírito?
Em 1 Pedro 1:2 está escrito “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.”  Neste verso é afirmada a presciência* da primeira pessoa da Divindade, mas Pedro não sugere que tal conhecimento se restringia ao Pai. Embora a natureza exata e o trabalho de cada membro da Divindade continuem a ser um mistério para os seres humanos. Pedro sugere que, dentro da dinâmica do plano da salvação, alguma função especifica são realizadas por cada um deles.
O Espírito Santo tem um papel fundamental que é a santificação, a resposta fiel do cristão ao chamado de Deus, junto à ação santificadora do Espírito Santo, leva à obediência ou completa submissão à vontade de Deus.
O próprio Pedro deixo claro em 1 Pedro 1:22 “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade,...” na expressão “purificando as vossas almas”, o texto indica que os ouvintes de Pedro haviam se consagrado no passado e que a condição purificada continuava. A obra de purificação é realizada sob a atuação do Espírito Santo.
Pelo entendimento de Pedro a obediência só é possível através da purificação e a santificação (processo diário), somente assim o plano de Deus para a raça humana, efetuado com a ação santificadora do Espírito Santo, conduz a uma vida semelhante à de Cristo. (Ef 5:9)
A decisão que Jesus tomou no plano da redenção morrer por nós  na cruz originou o processo da justiça imputada. A aspersão do sangue de Jesus traz a paz da justificação a todas as gerações.
Tanto o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus (Elohim – hebraico que significa Deus no plural), mas distinto entre Si.
Algo interessante gostaria de compartilhar com vocês é o verso de 2 Coríntios 13:14, o verso 14 não ocorre em manuscrito anteriores ao 8º século. Este foi o último acréscimo editorial, e não faz parte do registro inspirado original.
Porque o que encontra escrito no verso 14 é o verso 13 no original, portanto não se preocupem se um mensageiro ou Pastor pedir para abrir em 2 Coríntios 13:14, e vocês não acharem é só ler o verso 13.
Bem voltemos ao assunto em 2 Co 13:13 está escrito “ A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do espírito Santo seja com todos vós. Amém.” Aqui se encontra a benção apostólica algo ao longo dos tempos os cristão se esqueceram e criaram outros benção paralelas.
A mais comum entre o nosso povo ao iniciarmos qualquer mensagem deste o sermão ou um louvor principalmente se ocorrer no sábado e dizer “Feliz Sábado”. Algo completamente contrária aos ensinamentos Bíblicos.
Embora a benção apostólica só apareça neste verso 13 do capítulo 13 do livro mencionado, ela é conhecida como benção apostólica. Deste os tempos antigos, tornou-se parte da liturgia da igreja. A benção também era pronunciada em batismo e no encerramento das reuniões cristãs.
Sobre a Divindade do Espírito Santo é verdade que esta bendita Pessoa possui muitas outras caraterísticas, entre as quais sua humildade e modéstia, mas, apesar disso, nunca é chamada de “Espírito Humilde”, mas predominantemente de “Espírito Santo”, enfatizando a Sua absoluta santidade.
Portanto fica absolutamente compreensível que Espírito Santo é  um Deus distinto.

Oremos:
Obrigado Senhor por mais uma vez por está junto a mim nestes minutos maravilhosos estudando sobre a Tua pessoa. E como se o tempo ao meu redor parar se. Mas uma vez venho interceder por todos os que vão ler essa mensagem que a Tripla benção do Pai do Filho e do Espírito Santo recaia sobre todos neste momento que sua vida seja cheia de plenitude e que tudo que fizeres ou toque abençoes a outros em seu redor. Esses são os meus desejos a você em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo Amém.

Nota:
*Presciência: Do grego “prognōsis” o ato de conhecer de antemão.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.6 p.1025
Comentário Bíblico Adventista v.7 p.600, 608
Espírito Santo p. 18

Bíblia ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário