Casamento

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Os atributos Divinos do Espírito Santo

Os atributos Divinos do Espírito Santo

Oremos para pedir compreensão do Espírito Santo.
Senhor novamente com humildade, gostaria de pedir que me ajude a mim e a todos que vão ler sobre a Sua pessoa. A nossa mente é finita é não consegue entender muitas das Suas maravilhas. Assim como o Senhor respondeu a oração do teu servo Eliseu que abriu os olhos de Geazi (2 Reis 6:17), Abre Senhor os nossos olhos e de todos os que visitaram esse artigo que suas vidas sejam transformadas, que suas casas seja lares de benção e todos sejam manifestados a gloria e o poder do Espírito Santo em suas vidas. Amém
O que é atributos?
É o ponto de partida, atributos são qualidades de um ser, e neste ponto que veremos algumas qualidades da pessoa do Espírito Santo.
Lembra-se de Ananias e Safira em (Atos 5:2), eles cometeram um erro, deixou transparecer ser uma pessoa que não é o erro dele foi que estava diante de Pedro que naquele momento representa a imagem de Deus.
Vejamos na Bíblia Atos 5:2 a palavra “Reteve” a comunidade crista todos estavam com espírito voluntariado que demostravam o amor ao ministério e ao próximo.
Ananias e Safira não tinha obrigação de dar nada. Ele havia declarado a disposição de doar, mas não era obrigado a dar nenhum valor fixo. O dinheiro era dele e podia dar todo ou parte.
Mas ele doou uma parte e agiu como se fosse tudo. Nisto consistiu o engano, que era uma mentira premeditada.
O Espírito fora dado para guiar os cristão em toda a verdade (Jo 16:13), mas Ananias e Safira tentou, em vão, enganar o Espírito da verdade (Jo 14:17).
Aqui podemos perceber uns dos muitos atributos do Espírito Santo, tanto Lucas e Paulo concordam que o Espírito Santo é a verdade (João 14:16; 2 Co 2:10).
Os pensamentos, desejos, intenções e planos particulares de uma pessoa são plenamente conhecidos e compreendidos apenas por ela mesma.
Nenhum amigo pode conhecê-los a menos que a própria pessoa escolha revela-los. Mesmo quando ele decide revelar os pensamentos e planos a outros, estes só podem saber e entender o que lhes for revelado.
A Bíblia mostra outra evidencia do Espírito Santo é a usa onipresença e quem já passou por isso sabe o que eu estou dizendo, Jonas e Davi viveram isso na própria pele, não havia como escapar de Deus.
O Salmista demostra isso em Salmo 139:7, “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?”. Não a como se esconder do Espírito Santo.
O salmista não sugere que deseja escapar do Espírito de Deus, mas quer dizer que não há lugar neste vasto Universo onde a presença do Espírito não seja sentida.
Um exemplo claro: Uma pessoa que trai alguém que jurou fidelidade, vai ao motel, ou passa a noite em lugares improprio para o cristão, certo que Espírito Santo não estará no mesmo lugar, mas a Bíblia é bem enfática que o Espírito se encontra no lado de fora (Apocalipse 3:20).
Um dia teremos que responder a pergunta como Ananias e Safira respondeu, dependendo da resposta poderemos ser condenado.
Em Hebreus 9:14 usa uma frase “Pelo Espírito Eterno”. No grego, não há o artigo definido, o que sugere que não é ao Espírito Santo que se refere aqui, que é eterna. E sim a pessoa de Cristo.
Mas em João 14:16 Jesus chamou o Espírito Santo de “Consolador” que no grego é “allos” que significa “um ser da mesma espécie” fica evidente que o Espírito Santo é eterno é divino.(Apoc 1:8)
Em (Mateus 1:18; Lc 1:35), Mostra atuação do poder do Espírito Santo na concepção da virgem Maria ao dar a luz ao filho de Deus. O Espírito Santo é representado como o agente por meio do qual o poder divino criador e doador de vida são exercidos.
É o mesmo caso na Criação do ecossistema “reino vegetal e animais”, (Gê 1:2-25) quando Jesus criava, Espírito Santo concedia vida a tudo (Jó 33:4) e o Deus (Pai) repetia “viu que era bom.”
E não podemos deixar de mencionar a própria criação do homem pelas mãos de Jesus (Gê 2:7), sugerido pelo Deus (Pai) em (Gên 1:27) e mais uma vez o poder de conceder vida ficou nos atributo do Espírito Santo (Gê 2:7) ultima parte “ e soprou em suas narinas o fôlego de vida” e confirmado em( Jó 33:4) “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-poderoso me deu vida”.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v. 5 p. 285
Comentário Bíblico Adventista v. 3 p. 1039
Comentário Bíblico Adventista v.6 p. 740
Comentário Bíblico Adventista v.7 p. 492
Bíblia ACF



Nenhum comentário:

Postar um comentário