Casamento

terça-feira, 14 de maio de 2013

O povo especial de Deus



O povo especial de Deus 


Miquéias foi contemporâneo de Isaías, no séc. VIII aC. Ambos concentraram seu ministério no Reino do Sul, Judá, incluindo Samaria (Israel) e “as nações” no objetivo das suas profecias.
Durante alguns anos, no começo da sua carreira, Miquéias foi, também, contemporâneo de Oséias, um profeta que morava no Reino do Norte.
O Nome de Miquéias pressupõe uma semelhança com o Senhor: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti”. Miquéias era tão sincero e completamente comprometido, que ele até quis ir despojado e nu pra fazer com que sua mensagem fosse compreendida (1.8).
A profecia de Miquéias produziu um impacto que se estendeu muito além do seu ministério local. Um século depois, sua profecia foi lembrada e citada (Jr 26.17-19), e acontecimentos ocorridos sete séculos mais tarde atestam a autenticidade da profecia de Miquéias (Mt 2.1-6; Jo 7.41-43).
Miquéias era natural de Moreset-Gate, uma aldeia cerca de 32 Km ao sudoeste de Jerusalém. Era um profeta do campo. Profeta algum nasceu em Jerusalém, embora fosse ela a cidade em que muitos testemunharam e muitos foram mortos.
Jerusalém matava os profetas, mas não os enviava. Antes, foram enviados das regiões montanhosas e das aldeias rurais. Miquéias profetizou durante os reinados de Pecaías, Peca e Oséias em Israel, e de Jotão, Acaz e Ezequias, em Judá (2Rs l5.23-30).
Era portador de uma mensagem, tanto para Judá como para Israel, que predizia o cativeiro desses reinos. A sua maior obra foi realizada no reinado de Ezequias, que ficou profundamente impressionado por suas profecias (Jr 26.10-19).
Sua profecia da destruição de Jerusalém foi um meio indireto de salvar a vida de Jeremias, quando este aguardava ser executado por fazer uma predição semelhante (Jr 26.10-19).

Arsenio

Bibliografia

Profetas Menores p. 32

Bíblia (ACF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário