Casamento

domingo, 12 de maio de 2013

Perdoado, mas incapaz de perdoar




Perdoado, mas incapaz de perdoar

Deus é muito inteligente, pois ele não apenas queria transformar o coração do povo de Nínive, mas atingir o coração do seu profeta Jonas, queria que o Seu amado compreendesse que o Criador não faz acepção de pessoas (Atos 10:34).
A sua oração no ventre da baleia foi uma oração de entrega e perdão da parte de Deus (Jonas 2:1), Jonas deveria reconhecer o plano fundamental que estar no evangelismo pessoal.
Sabemos que evangelizar é tarefa para todos os cristãos, bem como compartilhar o Evangelho do reino. A possibilidade do ser humano colocar-se debaixo do governo de Deus, através da vida, morte e ressurreição de Cristo.
Muito crente (e também igrejas) usam o método de esperar que os não crentes venham até nós.
Jonas poderia até ter pensado desta forma, mas, em Romanos 10:17, o apóstolo Paulo afirma: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. No verso 14 e 15 ele raciocina logicamente: “Como, pois, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam os evangelhos de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”.
É óbvio que o primeiro passo para levar um pecador a Jesus é ir até ele com palavras!
Dar palavra certa no tempo oportuno
O ato de usar o peixe (baleia), ( Jonas 1:17) demonstra que Deus estava familiarizado com os costumes e a crença do povo de Nínive, ( acreditavam que o mensageiro viria no mar enviado pelo deus “Dagom”), quando o povo viu Jonas sair da boca da baleia os fez interessar-se pela mensagem.
O segredo para apresentar a Palavra Certa no tempo oportuno é o trabalho na dependência do Espírito Santo. O Espírito Santo nos capacita com o poder, autoridade e sabedoria para evangelizar (Atos 1:8; Mt 10:19 e 20).
Temos que aprender  muito com Deus como despertar o interesse daqueles que queremos ganhar para Cristo.
A diferença que o mundo precisa enxergar em nós;
A nossa união como Corpo de Cristo: João 17:21.
As boas obras que glorifiquem a Deus: Mateus 5:13-16.
A vida irrepreensível de um legítimo filho de Deus: Filipenses 2:14 e 15.
Uma fé que subsista aos olhares mais atentos: 2 Reis 4:9, Daniel 6:3 e 4.
Que Deus ajude-me a ser como segundo o coração dEle.
Amém.

Arsenio
Bibliografia
Pregações Bíblicas p. 257
Profetas Menores p. 29
Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário