Cidade corrupta
Sofonias 3:
1 Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora!
2 Não escuta a voz, não aceita a correção, não confia no Senhor, nem se aproxima do seu Deus.
3 Os seus oficiais são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que nada deixam para o dia seguinte.
A capital de Judá estava no centro das preocupações de Sofonias. Assim como aconteceu nos dias dos outros profetas parece que o povo de Deus, vive desafiado a Deus e apostando na própria sorte.
Na época do profeta Sofonias o povo de Judá joga por terra uma das verdades de Deus em “Êxodo 20: 3 Não terás outros deuses diante de mim.” Na época do profeta o povo assim como os seus líderes buscavam adoração a uma deusa-mãe da Assíria (possivelmente ASHERAH – Rainha dos céus, deusa do amor, da sexualidade e da fertilidade) se tornou uma prática que envolvia todos os membros da família de Judá ( Jr 7:18)
O conflito eminente contra o povo escolhido de Deus estava preste a acontecer, a mensagem do profeta Sofonias é solene e objetiva o povo como nação tinha de busca a restauração, tinha que invocar o nome do Deus altíssimo se humilhar em espírito e verdade.
Em suas orações o profeta intercedia pelo o povo pra que o mesmo ato maravilhoso ocorreu em Nínive acontecesse em Judá, se um país buscou a Deus e se arrependeu, Judá também teria a mesma oportunidade porque Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34).
Judá é uma demonstração clássica de pessoas que vivem e viveu em todas as épocas pessoas que um dia professaram a fé em um único deus pessoas que eram capazes de emocionar em suas pregações em canto de louvor, mas tinham algo que eles mesmo não sabia a falta de comunhão sincera com Deus.
São pessoas que julgavam bons demais para passar algum tempo com Deus estudando a sua palavra ou mesmo tendo um cantigo em seu coração, hoje jaz no esquecimento.
A melhor forma de não cairmos neste ciclo vicioso de acabar vivendo uma história recicla, é buscar uma restauração completa na qual se encontra em (Sofonias 3: 8-9), 8 Portanto esperai-me a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu intento é ajuntar nações e congregar reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; pois esta terra toda será consumida pelo fogo do meu zelo.
9 Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito.
Aqui se encontra o desejo de Deus da restauração o fim é eminente, o mundo em que vivemos hoje está repleto de corrupção devido uma administração precária dos nossos presidente e líderes governamentais que somente buscam interesses próprios, o povo se tornou um canibalismo em busca de poder e posse aonde para obter não mede esforço até vidas são tiradas por motivos banais.
Temos que fazer a diferença, você tem que fazer a diferença procure ter uma visão o que acontece em sua comunidade, em seu estado é até mesmo em seu país, e você verá que estamos vivendo como fossem os dias de Noé.
Um dos principais motivos que Deus deixou registrado na escritura sagrada esse fato é para que cada um de nós aprendemos com os erros do passado para não cometemos o mesmo erros no presente e sermos melhores no futuro.
Arsenio
Bibliologia
Profetas Menores p. 49
Bíblia (ACF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário