Zacarias
Título
O livro é intitulado segundo o nome de seu autor. Zacarias, do hebraico Zekaryah, que significa “Yahweh lembra” ou “Yahweh em lembrado”. Era um nome comum entre os judeus.
Autoria
Zacarias foi, possivelmente, um levita ou mesmo um sacerdote (ver Ne 12:16; Zc 1:1). O fato de Zacarias ser chamado de “filho de Ido” (Ed. 5:1; 6:14) pode ser entendido pelo livre uso de “filho’ por descendente.
É quase certo que Zacarias nasceu em Babilônia. Ele iniciou seu ministério em 520/519 a.C., aproximadamente 16 anos após o retorno do cativeiro. Se ele tivesse nascido logo depois do retorno, seu chamado ao ministério profético seria ocorrido numa idade muito precoce, possível que o profeta zacarias tenha testemunhado a conclusão do templo pouco anos mais tarde, em 515 a.C (ver Ed 6:15).
Tema
Zacarias, assim como Ageu, foi designado por Deus para levar os judeus à ação, pois, devido à oposição inimiga sancionada pelo falso Esméridis (522 a.C), os judeus haviam interrompido a edificação do templo. As profecias de Zacarias “vieram num tempo de grande incerteza e ansiedade”, quando “parecia aos líderes como se a permissão dada aos judeus para reconstruir estivesse prestes a sofrer impedimento” (PR,580). Suas mensagens, lidando com a obra de Deus e os planos divinos para a restauração, foram designadas para levar encorajamento ao debilitado zelo do judeus. Como resultado das inspiradas mensagens e a liderança de Ageu e Zacarias, logo o templo foi concluído (Ed 6:14-15).
As mensagens de Zacarias, expondo um glorioso futuro, eram condicionais (Zc 6:15).
Devido à falha dos judeus em atender às condições espirituais sobre as quais sua prosperidade estava baseada, as profecias não foram cumpridas de acordo com o propósito original.
No entanto, certas características serão cumpridas na igreja cristã.
Arsenio
Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v4 p. 1193
Nenhum comentário:
Postar um comentário