Casamento

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lutando contra a Tentação

Lutando contra a Tentação

Provérbios 6:24 Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha.

Assim como o Homem está no sentido genérico a Mulher neste verso também possuí o mesmo sentido universal a mensagem é para todos.

A língua “Lisonjeira” os olhos galanteadores e a beleza do rosto podem se aliar para desviar a mente de um jovem e conduzir a consequências terríveis, que variam da pobreza à morte, as quais Salomão passa a relatar.

A maioria dos Homens hoje em dia tem que provar para alguém ou para si mesmo que para ser Homem tem que transar, ser virgem em nossos dias parece algo abominável para o nosso século.

Existe um poema de Jean Rassalow que diz:

“A verdade sempre no cadafalso,

o errado sempre no trono.

Mesmo que o cadafalso ameace o futuro,

Além da incerteza do desconhecido,

existe um Deus que cuida dos seus.”

O diabo vem fazendo o seu trabalho com os filhos de Deus, é a liderança da igreja o que está fazendo, estamos apenas assistindo a desintegração de um povo que foi chamado para conquistar grandes maravilhas em nome Deus.

Está na hora de despertarmos da letargia e encarar o problema de frente como líderes, como pastores e como pais. 

Na igreja tem que debater de uma forma natural o assunto da sexualidade no contexto pós-moderno.

Dr. Gustavo Boelhouwer Letsch apresentou um tema “Sexualidade na qualidade de vida”. O palestrante chamou a atenção dos presentes para o fato de que, para que haja qualidade de vida, é preciso exercer a sexualidade e não o genitalismo.

“A sexualidade no sentido amplo leva a um nível superior do que chamamos de sexualidade que é o amor proativo, o que o genitalismo não tem, a espiritualidade equilibrada e bem desenvolvida potencializa a sexualidade e a qualidade de vida”.

Esse é o caminho para vencer as tentação está informado da consequência do que fazemos hoje mudará o nosso futuro para o bem ou para o mal.

É importante explorar o assunto. Não devemos ter medo de conhecer, lembrando que não é preciso experimentar para saber sobre um assunto.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v. 3 p. 1087
Revelando os Mistérios de Daniel p.12
CliCK edição nª9 ;1º semestre 2013
Bíblia ACF

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Luz e vida

Luz e vida

Provérbios 6:23 Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,

O mundo hoje precisa mais que nunca entender o conceito sobre os propósitos da Lei de Deus.

As pessoas estão sendo manipuladas pela televisão vivemos e respiramos segundo o que a mídia nos oferece, deixamos de viver a realidade para viver um mundo fictício. 

Não conseguirmos separar o que é real e ilusório, vemos as noticias sobre o clima, que afeta o mundo.

O que mais afeta o mundo não são os desastre naturais, e sim as ações contaminadas dos seres humanos, as injustiças cometidas contra os mais indefesos, o espírito belicoso dos mais fortes, a moral permissiva que arruína milhões de famílias, os vícios que degradam e encurta a vida, a insegurança que instala o roubo e a morte nas ruas das grandes cidades.

A lei de Deus não surgiu por acaso, mas com um propósito de o homem se encontra, a lei de Deus não somente nos orienta com também ilumina toda a nossa existência.

A lei de Deus tem duplo sentido quando diz não matará, não só para preservar a vida do outro, mas também diz como posso da continuidade a vida.

Alguém pode dizer que a vida não é injusta, verdade não é, mas são através dela que moldamos o nosso caráter, são através dela que adquirimos experiência e encontramos o caminho da vida que é Cristo.

Provérbios 7:2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.

Que conselho fantástico que Salomão, nos propõe guardar os meus mandamentos é confirmação que eu acredito na palavra de Deus, é a esperança da fé inabalável.

Aceitar esse desafio da fé eu me coloco a disposição de Deus, no sentido pleno e a confirmação que Deus é o Senhor da minha vida, é a declaração que nada no mundo pode a partir deste momento destruir a minha vida por que eu entreguei a Deus.

Sim esse é o conselho que Salomão nos orienta guarde a Lei como fosse a menina dos teus olhos, e verá em teus dias que valeu ter realmente uma vida.

Arsenio

Bibliografia
Ainda Existe Esperança p.10
Bíblia ACF

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A lei em nossa vida

A lei em nossa vida



Provérbios 6:21 Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.

Provérbios 7: 3 Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.

A imoralidade era um problema sério nos dias de Salomão, assim como atualmente. Isso demonstra pela repetição do tema (ver Provérbios 5:3;6:24;7:5).

Para se prevenir de cair em tentação, o homem deve vigiar dia e noite.

A boa instrução do pai e da mãe sempre precisa permanecer da mente.

No capítulo 7 e o verso 3 trás algo interessante “ata-os aos teus dedos”, tem como definição está alcance dos olhos, desta forma, sempre à vista, servindo de lembrete constante.

Os judeus tomavam essa orientação no sentido literal e para isso construíram para si um filactérios, é caixinha feita de couro, todas as quais presas a uma tira de couro de animal puro, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá em que se baseia o uso dos filactérios.

São esses: Êxodo 13:1-10 , Êxodo 13:11-16 , Deuteronômio 6:4-9 e Deuteronômio 11:13-21, os quatro trechos da Torá que enfatizam a recordação dos mandamentos e da obediência a Deus.”

Em nossos dias são mais conhecidas como caixinha de promessas. 

Agora o que temos que entender é apenas ter o filactérios no pescoço ou na testa não significa que a pessoa está livre de toda a tentação, tem que lê e meditar e viver o que está escrito. 

Se não torna apenas mais um amuleto, que é símbolo de idolatria, (Êxodo 20;3).

Todos os cristãos tem na sua lição um verso de meditação este verso é o filactérios que deve ser memorizado por todos os filhos de Deus.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 1067
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1071,1087
Bíblia e vida
Bíblia ACF

domingo, 11 de janeiro de 2015

Uma questão de vida ou morte

Uma questão de vida ou morte

Provérbios 6:23 Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida.

Aqueles que consideram a lei uma proibição arbitrária de prazeres desejáveis têm uma ideia completamente pervertida. 

Vivemos em épocas aonde o individuo questiona demais a palavra de Deus, o questionador é uma pessoa egocêntrica quer viver segundo as suas próprias regras.

Espera-se viver o momento é neste ponto que se encontrar o pior erro ter uma vida alienada de Deus.

Pergunto qual o direito que tem um homem tirar a vida de outra pessoa? Nenhuma!

Que direito tem de apropriar-se algo de outra pessoa mesmo que seja intelectual? Nenhuma!

Quando sigo os meus próprios ditames eu não apenas jogo a palavra de Deus em terra como presumo ser um deus.

Todos os que vivem debaixo do sol tem uma questão a decidir, viver ou morrer, nada mais escolhas simples que poderá mudar o ruma de sua vida.

As leis divinas existem porque tem um proposito em nossas vidas, e o próprio Espírito Santo que testifica que o mandamento é lâmpadas para iluminar a mente e mostrar o caminho da felicidade, paz e vida eterna.

Arsenio

Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1087
Bíblia ACF

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Proteja a si mesmo

Proteja a si mesmo

Creio que o maior inimigo não se encontra longe de nós, vivemos diariamente próximo dele, ele às vezes se encontra oculto, algumas vezes esse inimigo tem aparecido despercebidamente em nossas vidas sutilmente.

Eu estou falando de nós mesmo Salomão sábio como era entendia a psicologia humana não existe inimigo fora do ciclo de nossas vidas criamos os nossos inimigos, batalhamos as nossas próprias guerras.

Sentimos desejos de provar algo proibido (Provérbios 6:12), alimentamos o nosso ego (Provérbios 6:13).

Planejamos e destruirmos vidas (Provérbios 6:14-15), sim o inimigo se encontra ao nosso lado.

O livro do Peregrino trás sobre esse conflito psicológico que travamos diariamente, de alguém que precisava se encontrar consigo mesmo e com Deus.

O Senhor me revelou que nossa natureza é vista por intermédio da nossa conversação. Significa que o tipo de pessoa que somos é revelado por nossa fala.

Nossa natureza sai por nossa boca.

Se tivermos uma disposição tranquilizadora, nossas palavras trarão essa tranquilidade às águas turbulentas.

A Bíblia não diz que a resposta branda desvia o furor? (Provérbios 15:1). Isso é verdade – se tivermos a disposição de deixar nosso orgulho e permitir que o Espírito Santo trabalhe por nosso intermédio, como Ele quiser em cada situação.

Se estivermos dispostos a nos humilhar diante do Senhor, em mansidão e obediência, como Jesus fez, então, a mesma natureza que motivou suas palavras e ações transformará nossa natureza e trará tranquilidade à nossa vida e à vida de todos aqueles com quem entrarmos em contato.

Essa é a única forma de protegermos a nos mesmos, Jesus chamou isso de tomar seu fardo sobre nós. 

Que Deus te Abençoe

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1086,1087
Eu e Minha boca Grande p. 175
Bíblia ACF


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Proteja o seu trabalho

Proteja o seu trabalho

O Congresso dos Estados Unidos perguntou a um porta voz da Reserva Federal o que causara este caos. A resposta do porta voz continha um termo bem Bíblico: ganância.

O que ganância? Ganância é o mau gerenciamento de recursos com o fim de obter benefício pessoal, associado a um desprezo pelo bem-estar dos demais.

Eis a questão de provérbios 6:6-8, as formigas nãos são gananciosas, procuram fazer o seu melhor, não se contenta com o presente e sim com o futuro.

Em um país que está sofrendo com a crise econômica, ou por medidas injustas como a carga tributaria imposta.

Os únicos que permanecerão em pé serão aqueles que fazem o seu melhor, em todas as empresas que fracassaram não possuíram uma filosofia empresarial, que é “qualidade gera quantidade”.

Jesus realizou isso em sua vida, quando Ele fazia uma cadeira, na realidade não estava fazendo para Jose, estava fazendo para o Senhor. Se cada pessoa pudesse ter e praticar essa filosofia de negócios, imagine a qualidade de serviço ao cliente que teríamos em todos os países.

Os seres humanos não são robôs automatizados a realizar uma única função, Deus nos capacitou para crescer para criar para renovar-se constantemente.

Não caia em conversas de preguiçoso, acreditando que os dias são todos iguais, o preguiçoso não cresce não se renova não se o atualiza apenas vive conforme as circunstancias.

Para proteger o trabalho devemos viver como Cristo viveu realizar o seu melhor, Jesus quando percebeu que era hora de mudar de emprego o fez porque a sua esperança esta em Deus o Pai.

Pense nisto.

Arsenio

Bibliografia
Vencendo a Crise p. 19
Jesus no coração da Empresa p. 181
Bíblia ACF

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Proteja a sua Amizade

Proteja a sua Amizade


Aqui está uma lição para todos nós aprendermos hoje no capítulo de Provérbios 6, sobre a Amizade e o Dinheiro.

Há um ditado popular que diz o seguinte: “Se você quiser manter a sua amizade jamais preste dinheiro o seu amigo”. 

O Capítulo todo trata somente deste assunto, os compromissos que muitas vezes assumimos por emoções, de agir sem pensar crendo que podermos ajuda-lo. A pergunta que devemos fazer pode ajuda-lo?

Devemos avaliar se realmente estamos em condições de ajudar, devermos também se a pessoa irá precisar da sua ajuda ao curto prazo ou ao longo prazo.

Imagine você ajudando a pessoa e quinze dias depois ela volta e você percebe com o tempo você não vive mais vive para outra pessoa.

A Bíblia deixa bem clara atitude, que você tem que tomar, em provérbios 6:3, “Faze, pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro”, o conselho que Salomão nós da e que devemos levar em conta as consequências terríveis que podiam se seguir, o sábio aconselha seu filho a não poupar esforços em se livrar da armadilha na qual a afeição pelo amigo e a inexperiência da juventude o jogaram.

Não é vergonhoso dizer a pessoa que não dá mais para ajuda-lo, e a pessoa tem que entender que ser cristão não é ficar a vida toda suprindo as necessidades de outrem, mas que o mesmo veja que em curto tempo que está recebendo ajuda procure se levantar, pois o sol brilha para todos.

Em nossos dias a duas classes de pessoas os ratos de igreja que são pessoas que vão à busca de suprir a sua necessidade mais não toma nenhum partido, com a igreja ou com Cristo, creem que os cristãos devem ajuda-lo, porque é o dever do cristão.

A outra classe é hospedeira são os que aceitam a Cristo, na confiança que jamais o pão e água nunca irão falta a sua mesa.

Para ambos, Salomão orienta observar um inseto a formiga, Provérbios 6:6, está escrito “Vai-te com a formiga”, por que a formiga, uns dos males que aflige hoje na sociedade há muito tempo é a preguiça uma causa ainda mais certa de pobreza e calamidade do que ser fiador de outro.

O amigo em que se confiou pode prosperar e o dinheiro do fiador pode nunca ser exigido, mas o preguiçoso com certeza passará dificuldades.

Deus pede para não fazermos acepção de pessoas, (Atos 10:34), o que Deus está dizendo para você HOJE, seja sincero com o seu amigo sobre a sua condição financeira.

Arsenio

Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v.3 p.1085
Bíblia ACF

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Proteja a sua Família



Proteja a sua Família

Há um perigo que todos os Homens devem se guardar, e a sua autossuficiência, muito julgam imbatíveis e irrepreensíveis crendo numa filosofia que jamais cometerão os mesmos erros que outros cometem.

O que temos que aprender hoje com Salomão em seu Provérbio 5, os erros são premeditado, nada acontece por acaso, há um planejamento, lembre criamos os nossos próprios monstros.

Em Provérbios 5:3 a expressão “Favos de mel”, são palavras da tentação são suaves e doces aos ouvidos porque são cuidadosamente calculadas para apelar às fraquezas herdadas e cultivadas da raça humana. 

Veja o planejamento que a mulher realizou para satisfazer um amor egoísta traindo o seu marido, Provérbios 7:14-20.

A infidelidade não deixa glórias apenas amarguras de decepção a si e para com aqueles que creditaram um voto de confiança ( Prov. 5:4).

Os Homens que possuem uma fraqueza para com sexo egoísta, a sagrada Bíblia orienta em provérbios 5:8, “Não te aproximes”, aqui está o segredo para alcançar a vitória.

A Bíblia não só está dizendo que se afaste das Mulheres casadas como as solteiras, fato é que se encontram em 1 Coríntios 6:18, que tratada do assunto da fornicação.

O cristão que possuem uma vida ativa de sexo tem que entender que a partir do momento que mantem uma relação com outra, através do ato sexual, você automaticamente se casou segundo a Bíblia, (Gêneses 6:2).

Os solteiros tem que colocar em mente o casamento não tornar-se oficial diante de um juiz ou um Pastor ambos quando possuem os requisitos necessários (Isaías 8:20), oferecem a benção da união, que se concretizará no ato sexual, (Gêneses 2:24; Deuteronômio 22:29).

A infidelidade não só destroem o individuo como a toda da família, pois todos têm a perder. Não há glorias somente derrotas.

Toda tentação pode ser vencida a Bíblia relata que “não veio sobre vós tentação, senão humana”; aqui é ponto chave você pode ser um vencedor em Cristo, está é a confirmação tudo é possível, mas tem que acreditar que você pode vencer, pois a tentação só existe porque você concede.

Mas o texto não para “mas fiel é Deus, que não vós deixará tentar acima do que podeis, aténs com tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

Amém

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1082
Bíblia ACF





domingo, 4 de janeiro de 2015

Ouçam Filhos!


Ouçam Filhos!

O capítulo 4 de provérbio traz uma verdade única à instrução vivida dos pais, Salomão sabia a importância de ouvir os conselhos dos pais.

A expressão usada “Filho em companhia de meu pai” (vs3), demonstra a afeição profunda e sincera de Davi, com certeza afetou demais a vida e o caráter de Salomão.

Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.

Davi conseguiu conquistar o coração de seu filho Salomão, tanto que ele próprio escreveu, “Ele me ensinava”, (vs 4), essa atitude de Davi é algo invejável pois, ele deu algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.

O livros de provérbios no capitulo 4 traz uma lição importante a sabedoria de um pai que conquista o coração do filho e os conselhos sobre os infortúnios da vida.

Acredito que foi por essa razão que Deus nos deu duas orelhas para ouvir mais e uma boca para falar menos.

Mateus 13:44 traz uma verdade, o campo apresentando nesta parábola é a escritura como fonte de toda sabedoria o tesouro escondido que o homem achou e depois enterrou é o uso do conhecimento.

Usando a técnica da Sabedoria que é o uso correto do conhecimento; esse individuo da parábola conhecedor da lei de Moisés que se alguém encontrasse o que outro tinha perdido, deveria devolver ( Lev 6:3,4). Porem o dono já havia falecido.

O que ele fez?

Para tornar algo legitimo ele vende tudo o que tinha e compra aquele campo, caso alguém o encontrasse o tesouro tinha que devolve-lo a ele por direito.

Jeremias 29:13 a frase “de todo o vosso coração” é para todos que O busque com propósito sincero.

A lição que tiro tanto de Provérbios 4, de Mateus 13:44 e Jeremias 29:13 é que Deus está disposto de nós ajudar diariamente respondendo todas as nossas ansiedade e duvidas, porém, a uma condição devo busca-lo com propósito sincero.

Arsenio

Bibliografia 

Comentário Bíblico Adventista v.3 p.1079
Pais Brilhantes e Professores fascinantes p.15,26
Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 430


Dos Ouvidos aos pés



Dos Ouvidos aos pés



Provérbios: 26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!

27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.


O Tema que trataremos sobre hoje é a questão de Provérbios 4:26,27 que descreve as atitudes do pés.

Confesso a cada um de vocês a primeira reação que tive foi pé pensa, a resposta veio na hora não, então porque Salomão orienta sobre a questão dos pés.

Realizei uma pesquisa baseado em (II Pedro 1 : 5) "E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência”, descobri que realmente Salomão em seus dias usava a técnica da “Reflexologia”, (Estudo da Linguagem dos Pés), incrível.

Portanto realmente os pés pode dizer muito sobre a pessoa seu estado emocional e as atitudes.

Gostei muito da definição do pé direito do terceiro dedo artelho que reflete uma personalidade de decisão algo muito importante na qual Salomão nos orienta no verso 26 na questão de “Pondera”, que tem um significado de “Refletir” antes de tomar uma atitude.

O Segundo que gostei foi à relação do pé esquerdo o quinto dedo artelho, que reflete a personalidade da confiança, aqui o ponto importante, pois quantos têm o temor a Deus não somos derrotados ou influenciados somos sim capazes de ouvir a voz da Sabedoria clamando nos orientando o caminho a seguir.

Arsenio





sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O chamado da Sabedoria 2



O chamado da Sabedoria 2

Provérbios 1: 20 A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.

21 Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

A primeira questão que devemos analisar como a sabedoria é apresentada nesta passagem.

A sabedoria é apresentada como uma pessoa que alcançou os padrões de Deus. 

O fato da própria “sabedoria clamar lá fora”, demonstra a sagacidade prática que se revela num caráter moral e religioso ideal.

A sabedoria apresentada por Salomão é abrangente, pois abarca todos os aspectos da vida prática. Ela não separa a religiosidade dos deveres comuns.

Essa é a razão que clama em todas as direções (verso 21), sabedoria clama a nós não pelo fato onde eu estou, mas o que vou fazer em seguida.

Devemos lembrar que a pessoa precisa ter a intenção de realizar o ato pecaminoso antes que a paixão consiga dominar a razão.

Por outro lado a experiência daquele que tem sabedoria verdadeira, todo pensamento e ato têm ligação com as exigências divinas.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1064,1066
Bíblia ACF

Uma lição de vida Provérbios 1:8-19

Uma lição de Vida e a responsabilidade de uma mãe.

O Filme que nos ensina a entender sobre Provérbio 1:8-19.
Assista eu indico a toda a família.


Verdadeira Educação

Verdadeira Educação

Provérbios 1: 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,

9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.


Forma “Filho meu” é comum de um professor se referir a seus alunos e pode estar sendo usada assim neste texto. No entanto, a menção a uma “mãe” sugere um relacionamento mais pessoal, como se Salomão estivesse transmitindo ao filho os frutos de sua experiência. Juntos com o temor do Senhor se encontra a respeitosa obediência aos pais.

O “ensino” inclui a ideia de disciplina, sugerindo que o pai deve ser a grande autoridade do lar. Contudo, em geral, a “mãe” precisa fazer a maior parte da instrução da criança é a memória da bondosa orientação materna que costuma conservar o jovem no caminho direito e trazê-lo de volta quando se extravia.

O verso 9 diz “Diadema de graça” são poucos os filhos que usam o gracioso ornamento da obediência voluntária! Não são os elos da repressão, mas sim, os da honra que aguardam os que ouvem os pais, como fizeram José e Daniel ( Gn 41:41;Dn 5:29).

Um dos fatores que têm impedido e dificultado a instrução dos filhos são o tempo perdido diante da TV.

O norte-americano passa em média vinte e três a vinte e seis horas por semana “ligada na telinha”. E o adolescente terá passado dezessete mil horas em frente à televisão antes de formar-se no ensino médio. Na verdade, passa-se mais tempo em frente à televisão que virtualmente em qualquer outra atividade além de dormir!

Temos também as redes sociais, os brasileiros são os que passam mais tempo online nas redes sociais, totalizando 13,8 horas mensais. Os dados foram levantados pelo SurveyMonkey, em parceria com a Social@Ogilvy. Segundo o estudo, os russos ficam em segundo lugar, com 10,8 horas mensais, e os argentinos ficam em terceiro, com 10,2 horas. Os brasileiros também estão entre os que mais compartilham conteúdo nas redes sociais (71% dos internautas nas redes), ficando atrás apenas da China (80%) e de Hong Kong (73%).

Os versos seguintes 10 a 18 orientam aos pais há passar mais tempo com seus filhos explicando sobre as falsas ilusões que certos amigos transmitiram (Provérbios 1:10).

Deus tem dado aos pais o seu trabalho: formar o caráter dos filhos segundo o Modelo divino.

As escolas só oferecem 30% da educação, 70% vêm do lar através dos pais, as oportunidades de firmar o edifício do caráter de uma criança sobre o fundamento apropriado estão no seu lar.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v. 3 p.1065
Ilusões Fatais p.21
Pais Preparados, Filhos Vencedores, p. 17-18
Bíblia ACF

Princípio da Sabedoria

Princípio da Sabedoria

O tema do livro de Provérbios é a exaltação da sabedoria, descrita como “o temor do Senhor” ( Provérbios 1:1-7). Embora a sabedoria seja a base para se conservar um relacionamento correto com Deus, o livro é um tratado religioso. Muita de suas instruções éticas e morais, em vez de espirituais. “Seus princípios de diligências, honestidade, economia, temperança e pureza, são o segredo do verdadeiro êxito”. Esses princípios, como o livro dos Provérbios os apresenta, constituem um tesouro de sabedoria prática.

Ontem abordamos o tema sobre a questão do “Temor” que está inserido no relacionamento por amor a Deus, e sobre uma vida organizada baseado no princípio de vida, sem esses dois componentes ficam impossíveis ter o temor no Senhor.

Mas a questão que quero colocar hoje, de uma maneira simples e fácil que você nunca mais irá esquecer.

O que é Sabedoria?

É mais que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento.

Conhecimento pode ser definido, nesse contexto, como conhecer bem a Bíblia.

Pr. Champlin, citando Cícero, disse que a sabedoria era a “a princesa das virtudes”, a fonte do conhecimento bem aplicado.

Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus.

O sábio busca maturidade e não prazer.

Há pessoas cultas e tolas. Há pessoas que têm erudição, mas não sabem viver a vida nem fazer escolhas certas.

Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçar as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos à maturidade. 

A sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para nosso bem e para a glória de Deus.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.3 p.1062
Transformando provas em triunfo p. 20-21
Bíblia ACF

O Chamado da Sabedoria



Lição 1 de janeiro de 2015

Sábado

O Chamado da Sabedoria

Verso Áureo

Provérbio 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Em 2015 é um ano bom e de grande expectativa, pois, é um ano de reciclarmos no conhecimento nos principio de Deus.

Hoje quero comentar algo sobre o verso de sábado, que chamou a minha atenção, quero que você me ajude neste sentindo contribuindo de uma forma interativa.

Vamos extrair do texto a expressão ‘temor do Senhor’, nesta frase o sentido “Temor”, demonstrar respeito, amor e reverencia a Deus, é onde o pecador reconhece a sua indignidade e encontram salvação no plano gracioso de Deus. 

Como, através do exercício mental pode se comparar ao ávido estudo das Escrituras.

O segundo item que quero compartilhar é o “Princípio”, que tem a usa origem no Hebraico [re’shith], ou seja, (parte principal) e é neste ponto que a sagrada escritura no faz pensar. Onde eu estou e onde eu quero chegar.

Definindo esse conceito é onde estabeleço o princípio de vida que vou ter que realizar, na qual eu me tornarei um voraz da busca do conhecimento até alcançar o alvo.

A sagrada escritura está abordando que é possível, com organização, disciplina e força de vontade, conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum estresse. A qualidade de vida associada as técnica de estudo são muito mais produtivos do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada, estudando 14 horas por dia.

O sucesso no estudo e em provas (escritas, concursos, entrevista, sermões, etc.) depende basicamente de três aspectos, em geral, desprezados por quem está querendo passar numa prova ou conseguir um emprego até mesmo escrever um sermão para depois explana-la. 

1. Clara definição dos objetivos e técnicas de planejamento e organização,

2. Técnicas para aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória,

3. Técnicas específicas sobre como fazer provas, entrevistas e sermões, abordando dicas e macetes que a experiência fornece, mas que podem ser aprendidos.

O primeiro passo é fazer o tradicional quadro de horário, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas. Ao invés de servir como uma “prisão”, este procedimento facilitará as coisas para você.

Também é recomendável que você separe tempo para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou ao namoro. Sem isso, o estresse será uma questão de tempo. 

Por incrível que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento final no estudo da sagrada escritura aumenta.

Nem todos querem ter uma vida com disciplina e organização, a sagradas escritura os chamam de “os loucos desprezam”, são pessoas que não temem a Deus por amor irresponsável ao prazer ou por rebeldia voluntariosa, rejeitam toda sabedoria genuína. Por mais conhecimento que acumulem, a falta do verdadeiro centro os deixa sem equilíbrio, escravos de filosofias vãs.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1065

William Douglas, professor, escritor e juiz federal.