Casamento

domingo, 4 de janeiro de 2015

Ouçam Filhos!


Ouçam Filhos!

O capítulo 4 de provérbio traz uma verdade única à instrução vivida dos pais, Salomão sabia a importância de ouvir os conselhos dos pais.

A expressão usada “Filho em companhia de meu pai” (vs3), demonstra a afeição profunda e sincera de Davi, com certeza afetou demais a vida e o caráter de Salomão.

Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração.

Davi conseguiu conquistar o coração de seu filho Salomão, tanto que ele próprio escreveu, “Ele me ensinava”, (vs 4), essa atitude de Davi é algo invejável pois, ele deu algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.

O livros de provérbios no capitulo 4 traz uma lição importante a sabedoria de um pai que conquista o coração do filho e os conselhos sobre os infortúnios da vida.

Acredito que foi por essa razão que Deus nos deu duas orelhas para ouvir mais e uma boca para falar menos.

Mateus 13:44 traz uma verdade, o campo apresentando nesta parábola é a escritura como fonte de toda sabedoria o tesouro escondido que o homem achou e depois enterrou é o uso do conhecimento.

Usando a técnica da Sabedoria que é o uso correto do conhecimento; esse individuo da parábola conhecedor da lei de Moisés que se alguém encontrasse o que outro tinha perdido, deveria devolver ( Lev 6:3,4). Porem o dono já havia falecido.

O que ele fez?

Para tornar algo legitimo ele vende tudo o que tinha e compra aquele campo, caso alguém o encontrasse o tesouro tinha que devolve-lo a ele por direito.

Jeremias 29:13 a frase “de todo o vosso coração” é para todos que O busque com propósito sincero.

A lição que tiro tanto de Provérbios 4, de Mateus 13:44 e Jeremias 29:13 é que Deus está disposto de nós ajudar diariamente respondendo todas as nossas ansiedade e duvidas, porém, a uma condição devo busca-lo com propósito sincero.

Arsenio

Bibliografia 

Comentário Bíblico Adventista v.3 p.1079
Pais Brilhantes e Professores fascinantes p.15,26
Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 430


Nenhum comentário:

Postar um comentário