A lei em nossa vida
Provérbios 6:21 Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.
Provérbios 7: 3 Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
A imoralidade era um problema sério nos dias de Salomão, assim como atualmente. Isso demonstra pela repetição do tema (ver Provérbios 5:3;6:24;7:5).
Para se prevenir de cair em tentação, o homem deve vigiar dia e noite.
A boa instrução do pai e da mãe sempre precisa permanecer da mente.
No capítulo 7 e o verso 3 trás algo interessante “ata-os aos teus dedos”, tem como definição está alcance dos olhos, desta forma, sempre à vista, servindo de lembrete constante.
Os judeus tomavam essa orientação no sentido literal e para isso construíram para si um filactérios, é caixinha feita de couro, todas as quais presas a uma tira de couro de animal puro, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá em que se baseia o uso dos filactérios.
São esses: Êxodo 13:1-10 , Êxodo 13:11-16 , Deuteronômio 6:4-9 e Deuteronômio 11:13-21, os quatro trechos da Torá que enfatizam a recordação dos mandamentos e da obediência a Deus.”
Em nossos dias são mais conhecidas como caixinha de promessas.
Agora o que temos que entender é apenas ter o filactérios no pescoço ou na testa não significa que a pessoa está livre de toda a tentação, tem que lê e meditar e viver o que está escrito.
Se não torna apenas mais um amuleto, que é símbolo de idolatria, (Êxodo 20;3).
Todos os cristãos tem na sua lição um verso de meditação este verso é o filactérios que deve ser memorizado por todos os filhos de Deus.
Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 1067
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1071,1087
Bíblia e vida
Bíblia ACF

Nenhum comentário:
Postar um comentário