Casamento

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Proteja a sua Amizade

Proteja a sua Amizade


Aqui está uma lição para todos nós aprendermos hoje no capítulo de Provérbios 6, sobre a Amizade e o Dinheiro.

Há um ditado popular que diz o seguinte: “Se você quiser manter a sua amizade jamais preste dinheiro o seu amigo”. 

O Capítulo todo trata somente deste assunto, os compromissos que muitas vezes assumimos por emoções, de agir sem pensar crendo que podermos ajuda-lo. A pergunta que devemos fazer pode ajuda-lo?

Devemos avaliar se realmente estamos em condições de ajudar, devermos também se a pessoa irá precisar da sua ajuda ao curto prazo ou ao longo prazo.

Imagine você ajudando a pessoa e quinze dias depois ela volta e você percebe com o tempo você não vive mais vive para outra pessoa.

A Bíblia deixa bem clara atitude, que você tem que tomar, em provérbios 6:3, “Faze, pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro”, o conselho que Salomão nós da e que devemos levar em conta as consequências terríveis que podiam se seguir, o sábio aconselha seu filho a não poupar esforços em se livrar da armadilha na qual a afeição pelo amigo e a inexperiência da juventude o jogaram.

Não é vergonhoso dizer a pessoa que não dá mais para ajuda-lo, e a pessoa tem que entender que ser cristão não é ficar a vida toda suprindo as necessidades de outrem, mas que o mesmo veja que em curto tempo que está recebendo ajuda procure se levantar, pois o sol brilha para todos.

Em nossos dias a duas classes de pessoas os ratos de igreja que são pessoas que vão à busca de suprir a sua necessidade mais não toma nenhum partido, com a igreja ou com Cristo, creem que os cristãos devem ajuda-lo, porque é o dever do cristão.

A outra classe é hospedeira são os que aceitam a Cristo, na confiança que jamais o pão e água nunca irão falta a sua mesa.

Para ambos, Salomão orienta observar um inseto a formiga, Provérbios 6:6, está escrito “Vai-te com a formiga”, por que a formiga, uns dos males que aflige hoje na sociedade há muito tempo é a preguiça uma causa ainda mais certa de pobreza e calamidade do que ser fiador de outro.

O amigo em que se confiou pode prosperar e o dinheiro do fiador pode nunca ser exigido, mas o preguiçoso com certeza passará dificuldades.

Deus pede para não fazermos acepção de pessoas, (Atos 10:34), o que Deus está dizendo para você HOJE, seja sincero com o seu amigo sobre a sua condição financeira.

Arsenio

Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v.3 p.1085
Bíblia ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário