Casamento

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O primeiro “santuário” na Terra

O primeiro “santuário” na Terra

O tema de hoje será muito interessante, pois faremos uma comparação com o Jardim do Éden com o santuário, alguns estudiosos até têm se esquivado de discutir esse tema que geram muitos debates pela dificuldade das questões.

Millard J. Erickson, no entanto, diz que “quer concordemos que esta questão é importante, quer não, devemos examiná-las, pois aquele que as discutem as considera importantes”.

Primeiramente tem que manter em mente que o jardim do Éden não é um templo e nem santuário, vamos apenas ilustrar alguns fatos usando à própria bíblia para mostrar esses pontos em comum.

Direção oriental: O jardim do Éden estava direcionado para o oriente, assim como os santuários posteriores.

Gênesis 2:8, “E plantou o Senhor Deus uma jardim do Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.”

Gênesis 3:24, “ E Havendo lançado fora o homem. Pôs querubins ao oriente (Leste) do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”

Os querubins ficaram na entrada do jardim do Éden, no Oriente (Leste).

Os querubins no santuário terrestre ficam em cima da arca do concerto (simbolicamente representava os querubins que tem a responsabilidade da guarda à palavra de Deus).

Êxodo 36:27, “ao Lado do tabernáculo para o ocidente, fizeram seis tábuas.”

Ao Lado do Tabernáculo. De preferência, “o lado” ou parte posterior ( onde fica a arca do concerto) do tabernáculo.

Até aqui vimos que tanto o Jardim do Éden, como no santuário terrestre na qual Moíseis construiu possuía algumas semelhanças.

O que chama a atenção é a entrada tanto do Jardim do Éden como o Santuário ambos estava ao leste (Oriental), ou seja, quando a pessoa entrava o sol estava atrás da pessoa.

O principal motivo é que Deus em sua onisciência sabia que o homem poderia acabar adorando o astro sol, tal suspeita veio realmente acontecer tanto que o Egito a sua divindade chamava ( Rá), na Grécia (Apolo) e em Roma (Febo).

O primeiro santuário na Terra não foi o Jardim do Éden e nem o Santuário terrestre, mas era representando pelo próprio Filho de Deus.

O Salmista relata que “pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca”. (Salmos 33:6)

O apostolo João, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” ( João 1:1-3)

Cristo é o Tabernáculo, o Templo e o Santuário, ( Marcos 14:58), Cristo é o  primeiro Santuário que surgiu antes a fundação deste mundo.

Arsenio

Bibliologia

Escatologia Bíblica p. 3
Comentário Bíblico Adventista p. 734
Bíblia (ACF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário