Casamento

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tipos de ofertas

Tipos de ofertas

As necessidades espirituais dos israelitas eram satisfeitas principalmente por meio do sistema sacrifical, que lhes permitia expressar sua devoção e adoração, assim como seus mais profundos sentimentos e necessidades. Cada sacrifício tinha seu significado especial.




Holocausto
Hebraico ‘olah “oferta que sobe”
Levítico 1:4
Constituía uma expressão de adoração, gratidão, ação de graças, alegria e dedicação total do ofertante a Deus.



Oferta pacífica
Hebraico shelamim “oferta de paz/bem-estar”
Levítico 7:11-18
Era um sacrifício voluntário apresentado como oferta voluntária, de ação de graças ou em cumprimento de votos.






  Oferta pelo pecado
Divide em dois tipos

1ª oferta quando um sacerdote ou a comunidade pecava por ignorância
(Levítico 4:1-21).




2ª A outra oferta quando alguém cometia o pecado involuntário era uma pessoa do povo (Levítico 4:27-31).
Em suma, a oferta pelo pecado expiava pecados não intencionais, que contaminavam a pessoa moralmente, eticamente ou ritualmente, expressa pela vontade do indivíduo de revelar uma ação incorreta, um pecado, ou um estado de impureza. Esse sacrifício tratava com o problema da impureza moral e de culto.





Oferta pela culpa

Libertava o indivíduo de um estado de culpa no qual havia incorrido perante o Senhor pelo trato indevido com as coisas sagradas e em caso de suspeitas de pecado ( Levítico 5:15,17; Números 6:12)




Oferta de manjares
No Hebraico [minhah], significa “dom, tributo”
O minhah era um reconhecimento pelas bondosas provisões divinas. Podia ser também uma expressão da boa vontade da pessoa em preservar a relação pactual com Senhor (Levítico 2:13)


Os diversos sacrifícios mostram que o sistema sacrifical atendia todas as necessidades espirituais de Israel. Alguns eram principalmente expiatórios, como as ofertas pelo pecado e culpa. Outros não enfatizavam a expiação, embora realmente fizessem expiação pelo indivíduo (exemplo: diversos tipos de ofertas pacíficas). O sistema sacrifical expressa adoração, consagração, comunhão, companheirismo, lealdade para com a aliança, propiciação e muito mais.

Arsenio

Bibliografia

Tratado de Teologia p. 426-427
Bíblia (ACF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário