Casamento

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Bloqueio da mente de Davi



Bloqueio da mente de Davi

Exemplos do Antigo Testamento

. Leia 2 Samuel 12:1-7

Com o passar do tempo o pecado de Davi veio à tona. Tornou-se conhecido o fato de que o próprio Davi era o pai da criança nascida de Bate-Seba, e surgiram suspeitas de que fora ele quem provocara a morte de Urias.


Davi não só era o governante civil de seu povo, mas também “o ungido do Senhor”, o cabeça da teocracia, o Líder do povo escolhido de Deus e aquele que devia exaltar e fazer cumprir a lei do Senhor. Davi, por seu pecado, trouxera descrédito e desonra ao nome de Yahweh. Deus, portanto, enviou Natã a Davi para lhe dar a mensagem de repreensão, na tentativa de fazer com que o rei errante compreendesse a magnitude de seu crime e se arrependesse.

A situação de Davi não era diferente da nossa, o ser humano é um estranho para si mesmo! A educação tornou-se seca, fria e sem tempero emocional. Os jovem raramente sabem pedir perdão, reconhecer seus limites, se colocar no lugar dos outros. Qual é o resultados?

Depressão raramente atingia as crianças. Hoje há muitas crianças deprimidas e sem encanto pela vida. Pré – adolescentes e adolescentes estão desenvolvendo obsessão, síndrome do pânico, fobias, timidez, agressividade e outros transtornos ansiosos.

Milhões de jovens estão se drogando, Não compreendem que as drogas podem queimar etapas da vida, levá-los a envelhecer rapidamente na emoção.

Davi teve que passar de adolescente a um homem, teve de passar de um simples pastor a um rei e teve de deixar de ser um simples homem a ser ungido do Senhor.

E para complicar mais ainda passou a vida fugindo, depois veio as guerras, o que faltou nesta transição foi a comunhão que ele tinha com Deus.

Em algum momento da sua vida ele esqueceu de Deus, foi nessa ausência de Deus que as paixões carnais se manifestaram, Davi era propenso ao sexo proibido.

A história conhecemos em 2 Samuel 12:1-6, onde Deus enviou o profeta Natã, que foi usado pelo Espírito Santo ao conta-lhe a parábola. 

A parábola foi um mecanismo para despertar a mente de Davi, o profeta usou a paixão, a surpresa, a habilidade para desarmar a mente e destruir sofismas.

Só as próprias pessoas têm poder de se mudar. A parábola não tem o objetivo de mudá-las, mas estimulá-las a reescreverem sua história. 

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.2 p.709

Pais Brilhantes e Professores Fascinantes p. 13

O vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos p.81

Bíblia ACF










Nenhum comentário:

Postar um comentário