Casamento

domingo, 19 de janeiro de 2014

Vantagem da criança hebreia



Vantagem da criança hebreia



A criança, a vida da infância, faz parte da vida do povo de Israel como da nossa hoje. Por isso na história bíblica é normal encontrar fatos inerentes às crianças. O ponto de partida é que no judaísmo existia um grande amor por elas: Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade (Salmo 127: 3-4).
A partir de Levítico 27:6 (entre um mês e cinco anos, o homem será avaliado em cinco siclos de prata e a mulher em três siclos de prata), se deduz que existia muita mortalidade infantil, tanto que no primeiro mês de vida a criança não tinha nenhum valor (em relação a esta tabela de valores estabelecida em vista de anular certas promessas feitas). O menino, 8 dias depois do nascimento, era circuncidado e recebia um nome (Gênesis 17:12; Lucas 1:59). Nos primeiros anos de vida a criança era responsabilidade da mãe (Provérbios 6:20; 31:1).

Entre os deveres das crianças está o mandamento de obedecer aos pais (Êxodo 20:12). No Novo Testamento, contudo, também os pais precisam prestar atenção a não provocar a raiva das crianças (Efésios 6:1-4; Colossenses 3:20).

O princípio do sustento aos filhos em sua necessidades financeiras e físicas (1 Timóteo 5:8), modela o estilo de vida cristão. Os pais são responsáveis não apenas por prover as necessidades diárias, mas também, quando as circunstâncias permitem, devem prover educação, lazer, atividades culturais e até herança (2 coríntios 12:14).

Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar – lhes o coração.

Os filhos devem ser respeitados e amados, pois são presente de Deus é a responsabilidade dos pais prepara-los para o retorno de Cristo.

Para ser um ótimo pai não precisar ser rico ou ter uma vida estável mas, precisa de ser um pai brilhante, pois esses dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.

Você quer ser um pai ou mãe brilhante? Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos e dos momentos mais alegres de sua existência.

Humanize-se. Transforme a relação com seus filhos numa aventura.

Tenha consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro.

Arsenio

Bibliografia

Tratado de Teologia p. 767

Abiblia.org

Pais brilhante e professores fascinantes p. 16

Bíblia ACF





Nenhum comentário:

Postar um comentário