quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Não é bom que o homem esteja só
Não é bom que o homem esteja só
Alguns tem pensado que Deus, esquece de detalhes na criação, e quando verificam essas supostas contradição na bíblia começam então um batalha para provar que Deus não existe ou a bíblia não é confiável.
Um desses ateus foi Lew Wallace, um famoso general e gênio literário, era um ateu conhecido. Por dois anos o Sr. Wallace estudou nas principais bibliotecas da Europa e América procurando informações que destruíssem para sempre o cristianismo. Enquanto redigia o segundo capítulo de um livro que ele planejava escrever, ele subitamente encontrou-se de joelho chorando e clamando por Jesus, dizendo: "Meu Senhor e Meu Deus".
Por causa das evidências sólidas e irrefutáveis, ele não podia mais continuar a negar que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Mas tarde, Lew Wallace escreveu "Bem Hur", considerado um dos melhores romance ingleses, jamais escrito acerca da época de Cristo.
O que Sr. Wallace descobriu?
Ele descobriu que "Ele (Deus) apanha os sábios na sua própria astúcia". I Coríntios 3.19
O fato de Deus ter criado o Sol e a Lua no quarto dia ( Gênesis 1:16), o mesmo com a chuva no sexto dia (Gênesis 2:5) e o caso do surgimento da mulher no sexto dia (Gênesis 2:18), esses casos, havia um propósito.( Caso já comentado no blog anteriores.)
Hoje quero salientar é o caso de Adão por que Deus não criou Eva no mesmo momento que criou Adão?
Se os dois tivessem sido criados de
um modo completamente separado, isso poderia indicar que, por
natureza, eles eram indivíduos totalmente independentes. Mas a carne
compartilhada pelos dois indicava que deviam estar unidos e foram
planejados para ser “uma só carne”.
Mas digamos, poderia ter algo mais ainda por não ter criado Eva? Poderíamos supor que Deus estava esperando uma atitude de Adão?
Sim, acredito que Deus estava esperando algum sentimento por parte dele, Deus esperava que Adão você simplesmente humano.
Em Gênesis 2:20 Adão demosntra a sua tristeza pois percebe que toda criatura que Deus fez tinha a sua semelhança menos ele.
E Deus percebeu, que o
homem
não
foi feito para habitar na solidão; ele deveria ser um ente social.
Sem companhia, as belas cenas e deleitosas ocupações do Éden
teriam deixado de proporcionar perfeita felicidade. Mesmo a comunhão
com os anjos não
poderia satisfazer seu desejo de simpatia e companhia. Ninguém havia
da mesma natureza para amar e ser amado.
Adão ao desejar uma companheira de modo algum ele não estava trocando Deus ou substituindo O, ele simplesmente queria alguém para compartilhar o seu sentimento, sentimento esses que só é compartilhado com pessoas que ama mos no grego "eros".
E por fim Deus sabia que a tristeza é prejudicial a saúde em Salmos 31.9:Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
E percebendo a tristeza de Adão Deus realizar o seu desejo. Gênesis 2:18
Arsenio
Bibliografia
Cristologia p. 4
Lição Escola Sabatina 1 Trimestre 2013 p.
Patriarca e Profetas p. 46
Bíblia (ACF)
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Uma companheira para Adão
Em busca do companheiro deve ser feito de joelho
Uma companheira para Adão
Eva é uma pessoa idealizada por Adão, veja a Bíblia diz que Adão dormiu (Gênesis 2:21), foi neste momento que Deus tirou de Adão uma de suas costelas para presentear-lo com uma linda mulher (Gênesis 2:22), e depois o mesmo verso 22 relata que Deus trouxe a Adão.
O melhor relacionamento entre homem é mulher quando se inicia segundo a vontade de Deus. Infelizmente muito jovens, começam bombardear a mente com incerteza, será que posso ter certeza de Deus não vai "dar mancada" comigo? Será que Deus está interessado no meu namoro?
Ou quando oramos segundo o nosso interesse "Senhor, tu sabes o quanto quero a tua vontade, mas Senhor, que a tua vontade seja ela.
Jovem, você já orou assim: "Senhor que tua vontade seja ele(a), ou aquela faculdade, ou aquele carro?"
É difícil entregar o namoro nas mão de Deus e confiar no Deus da minha salvação, entregar toda a vida, todo o futuro, até certo ponto é fácil, mas o namoro, isto é outra coisa.
Na sagrada escritura está escrito em Salmo 37:4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Quando submetemos a vontade de Deus, pode ter a certeza que Ele vai realizar o melhor para você, temos que confiar nEle porque o casamento afeta a vida futura tanto neste mundo como no vindouro. O cristão sincero não fará planos que Deus não possa aprovar.
As companhias profanas tendem a pôr empecilhos no caminho de vosso serviço a Deus, e muitas almas são arruinadas por uniões infelizes, quer em negócios quer no matrimônio, com os que não podem nunca elevar ou enobrecer. Os filhos de Deus não devem nunca aventurar-se a pisar terreno proibido.
Antes de dar a mão em casamento, deveria toda mulher indagar se aquele com quem está para unir seu destino, é digno. Qual é seu passado? É pura a sua vida? É o amor que ele exprime de caráter nobre, elevado, ou é simples inclinação emotiva? Tem os traços de caráter que a tornarão feliz? Poderá ela encontrar verdadeira paz e alegria na afeição dele? Ser-lhe-á permitido, a ela, conservar sua individualidade, ou terá de submeter seu juízo e consciência ao domínio do marido? Como discípula de Cristo, ela não pertence a si mesma, foi comprada por preço. Pode honrar as reivindicações do Salvador como supremas? Serão conservados puros e santos o corpo e a alma, os pensamentos e propósitos? Essas perguntas têm influência vital sobre o bem-estar de toda mulher que se casa.
Assim como Deus fez uma ótima escolha para Adão, você não precisa ter medo da vontade de Deus porque ela é boa, agradável, e mais do que tudo, perfeita. Descanse nEle. ele jamais o abandonará nesta área da sua vida. Ele sabe quais são os desejos do seu coração e irá satisfazê-los dentro do Seu plano perfeito.
Arsenio
Bibliografia
Eu amo você p. 12,17
Mensagem ao jovens p. 435,436,439
Bíblia (ACF)
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Casamento: um presente dado no Éden
"E viverão felizes para sempre
desculpe
Viverão rindo para sempre"
Casamento: um presente dado no Éden
Gênesis
2:18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Eu
amo esse Deus, palavras sabias “Não é bom que o homem esteja só;”
Ele não disse nada sobre o mesmo com os animais, mas Ele percebeu
que eu e você não sobreveviria vivendo só, não fomos criados para
ser uma ilha fomos criados para vivermos em comunidade e o casamento
é uma instituição de tudo que é bom.
As
Escrituras dizem que Deus projetou e criou o casamento para ser bom.
Ele é um presente lindo e inestimável. Deus usa o casamento para
nos ajudar e acabar com a solidão, multiplicar nossa eficiência,
construir família, criar filhos, curtir a vida e nos abençoar com o
relacionamento íntimo.
Mas
além disso, o casamento também nos mostra a necessidade de crescer
e de lidar com nossas próprias dificuldades e com o egocentrismo,
através da ajuda de um companheiro para toda a vida.
Se
somos “ensináveis”, iremos aprender a fazer aquilo que é mais
importante no casamento – amar. Esta poderosa união lhe mostra o
caminho para amar incondicionalmente outra pessoa imperfeita. Isso é
maravilhoso. É difícil. É uma mudança de vida.
Outro
ponto fico fascinado foi quando Deus, formou uma mulher, e trouxe-a a
Adão.
(Gênesis 2:22)
Neste
verso nos mostra que todos nós deve depositar o futuro do nosso amor
no bom gosto de Deus, temos que ser dependente dEle até mesmo em
nosso casamento, principalmente no que se refere a escolha de nosso
companheiro para a vida toda.
Afinal
Adão teve a mulher mais linda do universo, por que não deixar que
Deus faça a escolha por você?
Aliança
do matrimônio é apropriadamente chamada de a aliança de Deus (
Prov. 2:17), um nome que subentende que Ele é o autor dessa sagrada
instituição.
Não
peca os comentário pois será fantástico.
Arsenio
Bibliografia
Comentário
Bíblico Adventista p. 210
Desafio
de Amar p. 6
Bíblia
(ACF)
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Provedor para uma criação danificada
Provedor para uma criação danificada
Mesmo que o homem tenha cometido a desobediência, Deus nunca os deixou desamparado. Ele havia orientado que nasceriam cactos e espinhos mas não significaria que a vida seria tão difícil que seriam incapazes de alimentar.
Apenas que a provisão do sustento não seria mais dado ao homem, agora eles deveriam produzir o seu próprio alimento e vestuário entre outras coisas necessária.
Mas algo que Deus sábia que ocorreria com o homem era o sentimento do medo, sim apesar do homem querer ser dependente ele sentia medo e sua conseqüência do fracasso, na qual seria inevitável.
Esse medo demonstra que o homem sempre precisará de Deus, mas orgulho de ser dependente o impede de ser sincero consigo mesmo, porém uns dos pacote que vem com o medo e a ansiedade na qual se encontra registrado em Mateus 6:25.
Versos 25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Como disse um célebre pregador: "Há coisas que o homem pode e deve mudar. Há outras contra as quais o homem nada pode fazer. Que Deus nos conceda graça para distinguir entre umas e outras".
Palavras sábias não é cultivando a ansiedade que acrescentaremos um côvado ao curso de nossa vida. Mas pela confiança infantil em Deus, poderemos acrescentar paz e alegria à nossa peregrinação terrestre.
Você já deve ter visto uma pessoa angustiada, eu já vi, mostre-me uma pessoa que não vê a hora de ser aposentar e eu lhe mostrarei alguém que odeia seu emprego. Mostrarei a você alguém que vai e volta do trabalho rastejando todos os dias, apenas esperando pelo relógio de ouro e aguardando o dia em que terá permissão para dizer "Agora posso fazer alguma outra coisa. Está oficializado posso voar".
Você já deve ter ouvido falar que pecado é separar-se de Deus . Se pecado é separar - se de Deus, o que pode ser mais cheio de pecado do que escolher devotar sua vida, suas energias e seus talentos para trabalhar naquilo que não honra Deus? Se o seu trabalho não honra Deus, também não vai honra você. E, de forma inversa, se seu trabalho não honra você, também não vai honrar Deus.
A escravidão está viva e presente em todo o mundo, ainda que suas correntes sejam invisíveis. As chaves para a liberdade estão sempre a nossa alcance, basta nos esticarmos um pouco. Jesus está olhando neste exato momento para você, não importa o quão miserável e por baixo você esteja se sentindo. Ele diz a você com alegria:
Desperta, desperta,
Põe teus adornos,
Veste seus trajes de gala.
Sacode a poeira que te cobre,
Desvencilha-te das cadeias
Que te prendem o pescoço...
Compreenderá que sou eu quem diz:
"Eis -me aqui!" (Isaías 52:1-2,6)
Jesus olhou para as pessoas que tinham a intenção de matá-lo e disse: "Derribarei este templo, e em três dias o levantarei" (João 2:19)
Jesus acreditava que podia voar . E você?
Arsenio
Bibliografia
Jesus no Coração da Empresa p. 38-39
Meditação Matinal, 1991 p. 169
Bíblia (ACF)
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Governando uma criação danificada
Governando uma criação danificada
![]() |
| Társios são animais pequenos com olhos enormes; cada globo ocular tem aproximadamente 16 mm de diâmetro e é tão largo quanto seu cérebro inteiro. |
Embora o nosso planeta pareça um caos Deus tem trabalhado arduamente para suprir as necessidade de todos os seres vivos. Salmo 104:19 Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso, a Lua tem um papel fundamental para os animais noturnos após caçar à noite, os animais se recolhem em seus covis para repousar,
![]() | |||||
| O Aye Aye é uma espécie de lêmure originário de Madagascar. |
e surgem os novos ocupantes da terra: os seres humanos, que saem para trabalhar nos campos, sob a luz do Sol. Deus é descrito como alimentando Suas criaturas com as próprias mãos, como faria um bondoso pastor ou cuidador de animais
Salmo 65
9 Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada.
10 Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades.
O Salmo revela Cristo não é apenas o Criador; é também o Mantenedor, Sua obra criadora é um processo contínuo.
A natureza e a Revelação, ambas dão testemunho do amor de Deus. Nosso Pai celeste é a fonte de vida, de sabedoria e de felicidade. Contemplai as belas e maravilhosas obras da natureza. Considerai a sua admirável adaptação às necessidades e à felicidade, não só do homem, mas de todas as criaturas viventes. O sol e a chuva, que alegram e refrigeram a terra; as colinas, e mares e planícies - tudo nos fala do amor de quem tudo criou. É Deus quem supre as necessidades cotidianas de todas as Suas criaturas, como tão belamente o exprime o salmista nestas palavras:
"Os
olhos de todos esperam em Ti, e Tu lhes dás o seu mantimento a seu
tempo. Abres a mão e satisfazes os desejos de todos os viventes." Sal.
145:15 e 16.
Que Deus te abençoe e lembre-se o que está escrito em Provérbios 10.22
22 A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
22 A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.
Arsenio
Bibliografia
Tratado de Teologia p. 481,489
Caminho a Cristo p.9
Assinar:
Comentários (Atom)




