A criação e o sábado
A criação e o sábado
Em Êxodo 20 apresenta os dez mandamentos dados por Deus a Moisés no Sinai. Nessa lei, o quarto mandamento especifica que durante seis dias se deve trabalhar, mas que o sétimo dia deve ser observado como dia de repouso.
A linguagem empregada aqui resume o conteúdo de Gênesis 2:2-3, dirimindo qualquer dúvida de que Êxodo 20:11 aponta para o sábado da criação.
O verbo "descansou", no hebraico é shabath, significa, literalmente, "cessar" um trabalho ou atividade (ver Gn 8:22, Jó 32:1).
Deus completou a criação do mundo, cessando de produzir qualquer coisa nova, e então "descansou". Deus não descansou porque precisa disso (ver Isaías 40:28).
O descanso de Deus não foi resultado nem de exaustão nem de fadiga, mas um cessação de Sua ocupação prévia horas antes do por do sol da sexta.
Deus criou o "descanso" no sétimo dia. O sábado é uma fronteira sagrada colocada dentro do ciclo semanal de nossa luta diária. Estabelece uma parada na agitação do trabalho cotidiano. O sábado é uma maneira idealizada por Deus para escaparmos de um mundo em ritmo frenético. é um dia separado de todos os outros dias da semana. é um tempo especial de qualidade, um tempo em que podemos refletir sobre os relacionamentos mais importantes da vida.
É um momento no qual podemos dizer "não" para todas as outras necessidades e coisas que preenchem nossa vida.
Arsenio
Comentário Bíblico Adventista p. 202
Tempo de Esperança p. 10
Bíblia (ACF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário