O sábado e o meio ambiente
A bênção divina foi posta no sétimo dia para um propósito especial.
Os animais não podiam entender a benção concedida sobre esse dia, mas Adão e Eva podiam. foi do próprio criador que o primeiro casal soube da benção especial que pronunciará sobre o sétimo dia.
Esta responsabilidade foi detalhada posteriormente no quarto mandamento; pois, até mesmo os animais dentro das portas do observadores do sábado, deviam descansar nesse dia. Êxodo 20:10.
Embora os animais não pudessem reconhecer e observar o sábado num sentido espiritual, como os seres humanos, ainda assim podiam se beneficiar do repouso físico daquele dia.
A palavra usada para "descanso" em Êxodo 23:12 é recomendado aos animais o descanso é simplesmente "nuah"
Em Êxodo 34:21 o texto diz: Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás, quer na aradura, quer na sega." Embora o substantivo "sábado" não apareça aqui, "o sétimo dia" é mencionado explicitamente, e o verbo para ambas as ocorrências de "Descansar" e shabath. O fato de o sábado levar a obrigação de, mesmo numa economia agrícola, ser observado fielmente durante as duas estações mais decisivas de trabalho - no plantio e na colheita - enfatiza a grande santidade com que Deus investiu esse dia.
Arsenio
Bibliografia
Tratado de Teologia p.475,553,554
Bíblia (ACF)

Nenhum comentário:
Postar um comentário