Casamento

quinta-feira, 21 de março de 2013

Pecado e morte




Pecado e morte


Quando os nossos primeiros pais pecaram em Gênesis 3:6, eles não morreram como imaginaram, mas naquele momento ambos começaram a morrer, como todos os reinos vegetal (Gênesis 3:7 "arrancaram folhas de figueiras) e animal (Gênesis 3:21 quando tiveram que sacrificar dois carneiros).
O que é pecado?
É o ato da desobediência é realizar tudo ao contrário dos desígnio de Deus.
Qual a sua consequência?
O pecado não tem dimensões, não tem prediletos. Afetou toda raça, nação, língua e povo.
Como o Pecado será erradicado?
A erradicação do pecado só se tornou possível pela morte expiatória de Jesus Cristo, a quem o "Pai enviou [....] como salvador do mundo". ( 1 João 4:14).
Então não há mais pecado, pois Cristo já morreu a morte da cruz (1 Pedro 2:24)?
Não, no ano 31 A.D o ato de Cristo ( forma que os grego dirigia ao filho de Deus), foi a culminação de todo o sistema sacrifical do Antigo Testamento, a derradeira oferta pelo pecado da humanidade ( ver João 1:29,36; Hb. 9:28; 10:4).
Quando será erradicação final do Pecado?
No âmbito universal está reservada para o futuro, para depois do milênio, no dia do Senhor, quando "os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados, também a Terra e as obras que nela existem serão atingida" ( 2 Pedro 3:10).
Qual a definição da morte?
A escritura enfatiza em suas páginas a morte como castigo para o pecado.
A "alma" (pessoa) que pecar impenitentemente essa morrerá (Ez. 18:4), será exterminada (Sl. 37:9,34) ou destruída (Karath).
Como será o cancelamento da morte?
A morte foi derrotada com a ressurreição de Cristo, pois a mesma era o último inimigo a ser vencida ( 1 Coríntio 15:21-22)
A única coisa que essa "primeira morte faz é encerrar a vida (biológica) de pessoas de todas as épocas, as quais, quando a morte for vencida pela ressurreição, serão  de obter a concretização das promessas de Deus (Hb 11:39,40).

Arsenio

Bibliografia

Tratado de Teologia p. 291,245

Bíblia (ACF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário