O sábado e os últimos dias
O sábado e os últimos dias
Apocalipse 14:6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
O apocalipse fornece algumas respostas bem diretas. Trata-se de uma mensagem final para toda a humanidade. Essa é uma mensagem urgente e universal que ultrapassa todas as barreiras geográficas, penetra os diferentes grupos linguísticos e vai de norte a sul, de leste a oeste, chegando até os confins da Terra. O que ela tem a dizer?
O verso 7 declara:"Tema a Deus e glorifiquem - nO, pois chegou a hora do Seu juízo" (ênfase acrescentada).
"Temer a Deus" não quer dizer ter medo de Deus. Significa reverência, respeito e obediência a Ele. Você conseguiu observar nessa passagem a grande urgência de tudo o que é dito? Vamos refletir nela novamente. "Temam a Deus e glorifique -nO pois chegou a hora do Seu juízo".
Esse texto do apocalipse responde à pergunta sobre a responsabilidade moral. Por que existe tanto crime e violência em nossa sociedade? Por que há tanta imoralidade? Por que existe tanto desrespeito pelas leis? Tudo isso gira em torno da questão da responsabilidade moral. O julgamento nos chama a prestar conta por nossa ações. O julgamento nós diz que somos responsáveis pela escolha que fazemos.
Se não sou responsável pelo que faço, então como o julgamento de Deus pode exigir que eu preste contas por tais ações?
Se sou um simples produto do acaso e nada mais do que uma molécula ampliada de proteína, não sou verdadeiramente responsável por minhas ações. Se sou alcoólatra porque meus pais era alcoólatra e meu avô também, então talvez eu não seja responsável por isso. Se existe a possibilidade de que eu não tenha escolha sobre minhas ações, então a culpa deve ser de outra pessoa. A sociedade na qual vivemos diz em alto e bom som que você não é responsável. Você faz o que faz por causa da maneira como as forças da vida o moldaram.
Ela também defende que o certo e o errada são coisas que a pessoas determina em sua mente. A ideia é a de que sou responsável apenas perante mim mesmo. Não sou responsável diante de nada superior a mente. Para milhões a prestações de contas a Deus está fora de cogitação.
Quando você assume a postura de que não tem responsabilidade diante de nenhuma poder superior e de que não há um juízo final, os padrões morais especifico para guiar sua vida deixam de existir. O julgamento implica responsabilidade e escolhas morais.
Nos últimos dias da história da Terra. Deus está chamando homens e mulheres para o julgamento. Teria Deus um padrão de moralidade para tomar como base no juízo final? Sim! A lei de Deus é a base da moralidade e o padrão para o julgamento. O Apocalipse diz que você é, sim, responsável por suas ações, pois chegou a hora do juízo. A bíblia nos convida a voltar para a lei de Deus, que é o padrão moral divino e eterno.
Amém.
Arsenio
Bibliografia
Tempo de Esperança p.20
Bíblia (ACF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário