Casamento

quinta-feira, 14 de março de 2013

O rico significado do descanso sabático

 



O rico significado do descanso sabático

 Os serres humano precisam desesperadamente desse espaço sagrado, dessa fronteira divina. Precisamos dele hoje muito mais do que antes. O mundo está mais agitado, barulhento, intenso e exigente do que em qualquer outro período da história. O sábado permite que não sejamos consumidos por isso.

 Mas na Bíblia podemos encontrar a ideia única de santidade no tempo. Deus "abençoou o sétimo dia e o santificou". Ele criou um cenário sagrado, o sábado, no qual os seres humano podem ser abençoados de forma especial. Mas Ele não restringiu esse cenário a um lugar especifico. Não precisamos realizar uma longa peregrinação para chegar ao lugar sagrado de Deus. Todos os sábados, o Céu toca a Terra. O lugar eterno de Deus desce dos céus. Como o cenário sagrado foi estabelecido no tempo e não no espaço, ele é igualmente acessível para toda a humanidade. 

O sábado é um momento para encontrar descanso em Deus, um convite do Rei do Universo para deixarmos a corrida frenética da vida e entrarmos no palácio celestial.

Êxodo 31:13-17, nos mostra o uso da palavra "sinal", no verso 13, é digno de nota. Um sinal é algo que aponta para além de si mesmo, a fim de revelar uma realidade mais profunda. Com respeito ao sábado, essa realidade é dupla: o sábado não somente fornece a garantia sempre presente de que Deus santifica Seu povo (v. 13), mas também serve de constante lembrança da condição de Deus como criador (V. 17). Em ambos os aspectos, a observância do sábado é o que lhe dá eficácia como um sinal (verso 13,16).

Arsenio

Tempo de Esperança p. 10,11

Tratado de Teologia p. 553

Bíblia (ACF) 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário