Jesus e o sábado
Jesus e o sábado
Hoje em dia no meio do cristianismo as pessoas alegam que o Novo testamento não menciona o sábado da criação, e muitos inclusive pastores denominacionais desafiam que mudariam a sua concepção, se prova-se na Escritura que o sábado está inserido no Novo Testamento.
Um princípio básico enunciado por Jesus foi o de que Ele veio, não para destruir a Lei e os Profetas, mas cumpri-los (Mt. 5:17,18).
Que Lei Ele mencionou? Tudo indica que é o Torah no hebraico ( "ordem", "instrução" ou "lei"), então a conclusão que a bíblia nos da e o sábado da Criação, inserida no quarto mandamento de Êxodo 20:8.
A outra declaração no discurso escatológico de Jesus, registrado em Mateus, mostra o mesmo tipo de ênfase positiva a respeito do sábado. Ao predizer o tempo em que os exércitos romanos tomariam Jerusalém, Jesus exortou os discípulos. "Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado" (Mateus 24:20).
Novamente temos o sábado mencionado por Jesus ao seus discípulos, preste bem atenção, o que o texto sugere é que os discípulos deviam orar para que sua fuga não acontecesse no sábado a fim de evitar uma experiência que lhes diminuísse a capacidade de observar o sábado normalmente, reduzindo assim seus senso de santidade em relação a esse dia.
Então a verdadeira preocupação era com o sábado da criação.
Até mesmo em seu túmulo Jesus observou o sábado da criação, Lucas 23:54-56 na qual fornece um exemplo de observância do sábado no dia em que Jesus foi sepultado.
A mulheres, depois de observar onde o corpo dEle fora posto, preparam "aroma e bálsamos", mas no sábado "descansaram, no (hebraico Shabath), segundo o mandamento". Que mandamento é esse senão o próprio "torah", a Lei.
A Bíblia, possuem muita evidência sobre o sábado da criação, então dizer que no Novo Testamento não tem nenhuma referência sobre o sábado e ser completamente néscio.
Arsenio
Bibliografia
Tratado de Teologia p.511,560
Bíblia (ACF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário