Casamento

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Peleja no Céu

Peleja no Céu
O livro que se encontra aonde houve uma batalha no Céu está em Apocalipse 12:7-16, a pergunta que faremos hoje é qual foi o impacto do grande conflito sobre o Céu e a Terra?
Possivelmente o sentimento de ser rejeitado, ficar de lado, acredito foi o primeiro pensamento de Lúcifer, esse são alguns dos sintomas que sentimos também na qual tiramos conclusões precipitadas.
É quando não submetemos a vontade de Deus e esperamos para saber qual é o verdadeiro proposito dEle em nossa vida deparemos com ideias que Deus não foi justo.
A consequência todos sabe o ciúme gerou arrogância e a arrogância gerou orgulho e o orgulho a inveja a inveja a guerra.
A má interpretação do que lemos e do que ouvimos pode parecer inofensivo, mas não se engane é o princípio de todas as discórdias que conhecemos.
Lúcifer teve a ousadia de pedir a palavra diante do trono do Pai e dizer olhe a quantidade de anjos que estão comigo por acaso irá expulsa-lo todos eles e deixar o Céu vazio?
Vemos uma atitude infantil da parte de Lúcifer tentando desviar o assunto principal para outro, é como se Deus você se sensibilizar.
A Deus não Se engana, pois conhecer o intimo do nosso coração, quando foi deparado pela pergunta de Lúcifer Deus fitou os olhos de cada rebelde naquele momento algo aconteceu.
Deus foi capaz de criar naquele momento a cena do primeiro erro de cada ser celestial rebelde o terrível espetáculo aparece exatamente como foi. Satanás, seus anjos e súditos não têm poder para se desviarem do quadro que é a sua própria obra. Cada ator relembra a parte que desempenhou.

Vendo Lúcifer que não teve êxito conclama os seus para a grande batalha cósmica, Deus o Pai Se retira da sala de audiência juntamente com Espirito Santo.
O dia do grande conflito chega sem mais demora Lúcifer e os Milhares de anjos vêm para tomar o trono do Cordeiro, mas algo inesperado acontece.
O mas exaltado anjo aparece em cena o Arcanjo Miguel (Judas 9), é a última categoria de anjo mais poderoso que existe no Céu e juntamente com Ele estão os serafins anjos com seis asas são conhecido como a guarda real de Cristo.
O arcanjo na frente os serafins forma uma coluna impenetrável a gloria que resplandece desses divinos é tão intensa que Lúcifer e os seus anjos não consegue suportar sem precisar entrar em conflito físico, Satanás e seus anjos foram banidos para sempre do Céu.

Arsenio
Bibliografia

Bíblia CAF

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O príncipe deste mundo

O príncipe deste mundo
João 12:31  Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
João 14: 30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
João 16: 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Por que Jesus chamou Satanás de príncipe deste mundo?
Um dos principais motivos por que usurpou o planeta através do sofismo, engando Adão e Eva.
Embora o governo de Satanás não é eterno mas sim de 6000 mil anos, durante esses milênios a sua administração não houve melhorias mas provou a sua real intenção que é subjugar todos os seres vivos.
Com o ato do sacrifício Cristo, pois o fim de toda a dúvida que existia ainda sobre o caráter de Satanás, a morte da cruz selou o começou de uma nova era da restauração que terá seu cumprimento na volta de Cristo e o fim dos rebeldes.
O falso príncipe deste mundo e todos ímpios todo acha-se em julgamento perante o tribunal de Deus, acusado de alta traição contra o governo do Céu. Ninguém há para pleitear sua causa; estão sem desculpa; e a sentença de morte eterna é pronunciada contra eles.
É agora evidente a todos que o salário do pecado não é nobre
independência e vida eterna, mas escravidão, ruína e morte.

Arsenio

Bibliografia
História da Redenção p. 334

Bíblia CAF

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Queda no Céu

Queda no Céu
Isaías 14: 4  Então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!
12  Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13  E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14  Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15  E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Leia Isaías 14:4,12-15. Que descrições do rei de Babilônia indicam que o profeta estava falando de alguém muito maior do que um simples governante humano?
O rei de Babilônia. Ele era o principal responsável pela política babilônica (sobre “o rei da babilônia” como designação simbólica de Lucífer).
Está confirmação encontramos no verso 12 e o 15, o nome Lucífer vem do latim e significa “portador de luz”, dai a comparação com a “estrela da manhã” que se revele o planeta Vênus.. O termo, conforme usado aqui, foi primeiramente identificado com Satanás por Tertuliano, Jerônimo e outros pais da igreja primitiva, sendo depois  empregado com esse sentido na Idade Média.
Essa descrição se aplica a Satanás antes da queda, quando , depois de Cristo, era o mais poderoso (influência) no Céu e Líder das hostes angélicas.
No verso 15 “reino dos mortos” revela que da elevada posição à qual aspirava, Satanás seria lançado às profundezas mais baixas, e ali seria esquecido.
Aqui tem uma nota importante não se refere um lugar eterno literal aonde as pessoas e o próprio Satanás viveram por toda eternidade sofrendo significa que todas as sua glorias serão apagada um dos livros do Céu que é o livro da Memórias.
Através dos livros de história aprendemos com os erros do passado para não cometemos os mesmos erros no presente e sermos melhores no futuro, no Céu não haverá necessidade de estudarmos sobre os erros do passado, mas sim pelas vitórias que foram atribuídas a Cristo.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 167,169
Bíblia CAF

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Crise no Céu

Crise no Céu

Apocalipse7: 10  E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
         ‘’Esse foi o maior acontecimento da história da humanidade e do universo ambos presenciaram a vitória de Cristo sobre a morte, mas na corte celestial presenciaram também a ascensão de Cristo no trono a direita do Pai, na medida em que Cristo Se dirigia ao trono o cântico tornava se mais forte.
Assim Deus é vindicado perante os anjos, que, desde as primeiras acusações de Satanás no céu, não haviam compreendido por completo Sua ação de banir o inimigo e salvar a raça humana.
Os resgatados entoam um cântico de louvor que ecoa repetidas vezes pelas abóbadas do céu: “Ao nosso Deus que Se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” E anjos e serafins unem sua voz em adoração. Tendo os remidos contemplados o poder e malignidade de Satanás, viram, como nunca dantes, que poder algum, a não ser o de Cristo, poderia tê-los feito vencedores. Em toda aquela resplendente multidão ninguém há que atribua a salvação a si mesmo, como se houvesse prevalecido pelo próprio poder e bondade. Nada se diz do que fizeram ou sofreram; antes, o motivo de cada cântico, a nota fundamental de toda antífona, é — “Ao nosso Deus... e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Apocalipse 7:10.
Aqui encontramos dois pontos fundamentais sobre a coroação de Cristo que demonstrado em forma literal e futurista.
Literal porque é um fato que ocorreu quando retornou ao céu, futurista porque Ele pronunciará a sentença sobre aqueles que transgrediram a Sua lei e oprimiram Seu povo.

Arsenio
Comentário Bíblico Adventista v.7 p.855,856
História da Redenção p. 422
Bíblia FCA


sábado, 26 de dezembro de 2015

O Senhor de Jeremias

O Senhor de Jeremias
O Caráter de Deus e a Sua natureza representado nesta passagem.
Jeremias 2: 13  Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
 Nome em hebraico: Yhwh-Shammah.
Significado em português: O Senhor que está presente.
Passagem bíblica: Ezequiel 48:35.

Jeremias 5: 25  As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem.

 Nome em hebraico: Yhwh-Maccadeshcem.
Significado em português: O Deus que nos santifica.
Passagem bíblica: Êxodo 31:13.

Jeremias 11: 22  Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome.

Nome em hebraico: Yhwh-Nakeo
Significado em português: O Deus que destrói completamente o mal.
Passagem bíblica: Ezequiel 7:9.

Jeremias 31: 3  Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.

Nome em hebraico: Adonai.
Significado em português: Senhor.
Passagem bíblica: Salmo 97:5.

Jeremias 3: 7  E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá.

Nome em hebraico: Yhwh-Nissi.
Significado em português: Senhor, minha bandeira.
Passagem bíblica: Êxodo 17:15.

Em todas essas passagens possuem um significado amplo de um Deus que se aproxima que busca um relacionamento, que é capaz de demonstrar a Sua gloria para aqueles que O adora.
Quão tolo temos sido em desrespeitar, fugir e ser egocêntrico, mas dou graças a Deus ( [Yhwh-Shalom] significado em português: O Senhor da Paz) passagem bíblica: Juízes 6:24.
Por que Ele quer a cada homens busque nEle a paz que a Sua justiça e a Sua misericórdia Ezequiel 1:28.

Arsenio
Bibliografia
Bíblia CFA
biblia.com.br




Lições de Jeremias

Lições de Jeremias
Jeremias 23: 5  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra
No verso áureo de Jeremias 23:5 aparece a palavra “Renovo” que também é citado em Isaías 11:1 e Zacarias 3:8/ 6:12. Vamos descobrir o do por que o uso da expressão.
Isaias11: 1  PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
Em toda sucessão da monarquia de Israel, nenhum rei conseguiu ser integro justo e reto diante de Deus e do povo, Deus toda vez punia o povo para que o reconheça se como soberano único na vida dos seres humanos.
Apesar das punições sempre Deus deixava um tronco, (Isaías 11:1), qual é o objetivo? Quando a nação fosse cortada, e restasse apenas um tronco, brotaria das raízes aparentemente sem vida um renovo que cresceria e floresceria.
Ele se tornaria uma “arvore” de justiça e, finalmente, cobriria toda a Terra, trazendo paz e felicidade a todos.
A descrição é de uma era dourada vindoura, de alegria e esplendor, quando toda a Terra se alegrará em justiça e os inimigos da retidão e da paz serão destruídos completamente.
Zacarias 3:8   Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.
Zacarias 6:12  E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
O profeta Zacarias menciona em seus dois capítulos a palavra “Renovo”, que é um símbolo do Messias, que seria o glorioso Rebento que brotaria da casa de Davi.
Outro ponto importante em Jeremias 23:5 é também a questão da frase “Rei que é, reinará”, referindo se ao Renovo, Cristo, que governará o reino dos redimidos com “o juízo e a justiça”.
A paz jamais será alcançada neste mundo por meio de esforços humanos. Na descrição do Rei vindouro, que reinará com justiça e santidade, Isaías é enfático emprega termos que não podem pertencer a nenhum governo terreno.
Sem dúvida há apenas uma pessoa em todo o universo a quem se possa aplicar esta descrição: Cristo.
Em nenhum outro lugar da Bíblia se encontra ideia tão excelsa, tamanha beleza de expressão, intensidade de sentimento na descrição  do salvador e Rei vindouro.

Arsenio
Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 141,477
Bíblia CFA


sábado, 12 de dezembro de 2015

A Essência e a unidade das Alianças Divinas

A Essência e a unidade das Alianças Divinas

A forma como Deus efetua Sua decisão eterna de salvar a humanidade é por meio de alianças divinas no tempo.
Embora a bíblia fale de alianças no plural (Romanos 9:4); Gálatas 4:24; Efésios 2:12), há na Escritura somente uma aliança básica de salvação. Ela tem caráter promissivo – as bênção e a salvação divina são oferecidas por Deus, não obtidas por merítos dos seres humanos – mas espera uma resposta de fé e obediência da humanidade.
O coração dessa aliança é o inabalável amor de Deus, mencionado em todas as partes da Escritura e, às vezes, equiparado com a própria aliança (Deuteronômios 7:9; 1 Reis 8:23; Neemias 9:32; Daniel 9:4).
O plural “alianças” significa que Deus faz avançar Seu propósito salvador reafirmando Sua aliança de diversas maneiras a fim de atender às necessidades de Seu povo em diferentes época e ambientes.
Cada forma de aliança desempenha sua parte no propósito unitário da salvação.

Bibliografia
Tratado de Teologia v.9 p. 310-311

Bíblia CRF

Aliança com Deus com toda Humanidade

Aliança com Deus com toda Humanidade             
Estabelecer uma relação de aliança com Deus significa receber a permissão para participar de Sua santidade (Êxodo 19:6).
Ao estabelecer a aliança, Deus Se aproximou do povo para torna-lo um com Ele: ”Vós me sereis [...] nação santa” (Êxodo 19:6). Deus recitou os termos da aliança e o povo respondeu: “Tudo o que o Senhor falou faremos” (v8).
O propósito da nova aliança era produzir o relacionamento salvífico da aliança, sem o qual uma obediência de fé seria impossível.
A obediência de fé é a vontade de Deus que opera pelo Espírito junto ao livre-arbítrio humano para cumprir a lei dentro de um relacionamento de fé.
Somente por meio do pecado e da impureza poderia essa relação pactual ser ameaçada ou interrompida.
Em Gênesis 9:9: Quando Deus diz “Estabeleço a Minha aliança”, para com Noé e a seus filhos uma firme certeza da próspera continuação da raça humana, Deus estabeleceu uma aliança com eles e com seus descendentes e a confirmou com um sinal visível. As provisões da aliança tinham em vista toda a posteridade subsequente, e, além da família humana, toda a criação animal.
O profeta Ezequiel havia contemplado um arco (Ezequiel 1:28), no trono de Deus.
O arco-íris que fica ao redor do trono de Deus é a certeza de Seu eterno amor.
“O trono circundado pelo arco-íris da promessa, [é] a justiça de Cristo. O arco-íris que circunda o trono representa o poder combinado da misericórdia e da justiça.”
 O arco-íris é um sinal da misericórdia de Deus para com o pecador arrependido.

Bibliografia
Tratado de Teologia v.9 p. 430
Comentário bíblico Adventista v.4 p. 632

Bíblia CRF

Aliança

Aliança
Jeremias 31:31  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Comentário
Jeremias 31:31
Antes: Os Israelitas lutavam para ser justos por seus próprios esforços e falharam.
Depois: Deus criou uma nova aliança aonde o ser humano torna-se santo por meio da fé no Redentor e Santificador.
Resultados: A nação falhou novamente ao corresponder a suas oportunidades.
O que é a nova aliança?
Houve três alianças
1ª Abraâmica, Por meio da semente de Abrão, que não se refere apenas a seus numerosos descendentes, mas em particular a seu único descendente, Cristo ( Gênesis 3:16). Aonde Deus abençoou o mundo.
Todos quantos fariam parte da semente de Abrão descobririam que Deus é seu Deus, e que eles são Seu povo. Aliança Abraâmica é constituída pela fé.
2ª Sinaítica, É uma aliança da graça e uma reiteração das principais ênfase contidas na aliança abraâmica, incluindo a relação de Deus com Seu povo.
Quando o povo quebrou a aliança Sinaítica, Moisés orou para que o Deus se lembrasse das promessas que Ele fizera na aliança Abraâmica (Êxodo 32:13). A aliança Sinaítica e constituída pela obediência
3ª  Na aliança Davídica, Davi seria príncipe e rei sobre Israel e construiria a casa ou santuário de Deus ( 2Samuel 7:7-13)
.Mas finalmente e a nova aliança?
A nova Aliança resgata a promessa da aliança Sinaítica que é pela obediência, essa é a promessa que Deus fez ao povo, a quebra da promessa no monte Sinai não tornou a aliança obsoleta, mas Deus espera que seu povo reconheça que Ele é Deus e deseja guia-lo como Pastor que guia as suas ovelhas.
Bibliografia
Tratado da Teologia v.9 p, 311-313.

Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 508
Bíblia CFR

domingo, 28 de junho de 2015

A natureza missionária de Deus

A natureza missionária de Deus

Isaías 55:4ó Eis que Eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.

Embora esse verso esteja falando da pessoa de Davi (v3), que foi um símbolo de Cristo e sobre cujo trono Cristo Se assentaria.

Davi é visto como um exemplo da experiência de alguém que recebe amplamente os privilégios e as responsabilidades da relação da aliança.

Como príncipe ou no [Hebraico nagid], “chefe”, “líder”, “capitão” e “governante”, Deus tem colocado você e a mim nesta posição em relação aos povos da Terra, como exemplo de inspiração e motivação.

Apocalipse 21:1ó Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

João explica que o [novo] céu é a recriação, uma formação do novo com base em elementos já existentes, não uma criação no Hebraico [ex nihilo].

Outro ponto interessante abordar é a questão do [mar já não existe], o mar que nos conhecemos hoje não existirá mais nesta citação ela é literal.

A pergunta por que desta mudança? A Resposta é simples quando Deus purificar esse planeta com fogo tudo que conhecemos será restaurado pela Sua glória, outro ponto importante os salvo que retornaram habitar o planeta é deste do jardim do Éden até o retorno de Cristo.

Concluímos que as atuais condições geográficas do planeta não comportará a quantidade de povos é neste que caso que o mar já não existirá mais as água se secaram para tornarem propriedade de todos os filhos de Deus.

Arsenio

Comentário Bíblico Adventista v.4 p. 315

Comentário Bíblico Adventista v.7 p. 988

Bíblia ACF


sábado, 25 de abril de 2015

Pescador de homens

Pescador de homens

E, de igual modo, também de Tiago e João, filho de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas: de agora em diante serás pescador de homens. Lucas 5:10.

Que cenas lindas Jesus sai como de costume de madrugadas como relatas Marcos 1:35, neste dia Jesus dirige-se ao mar para pescar.

Pescar peixe? Claro que não, a palavra pescar denota em grego zo̅greo, que significa pega vivo. Quando Cristo deu a ordem de jogar novamente a rede os futuros discípulos pegaram muito peixes vivos e viram o seu extraordinário poder divino, tanto que Pedro se a joelho diante de Cristo, símbolo de reconhecimento de humildade e dependência.

João e Tiago fizeram o mesmo, em relação a Jesus naquela manhã foi pescar não peixe, mas sim homens vivos que seriam mais tarde pescadores de homens (discípulos).

Outro ponto interessante eles não se preocuparam com iriam viver, largaram tudo e foram seguir a Cristo, mediante a fé. 

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.5 p. 813
Bíblia ACF


O chamado para o discipulado

O chamado para o discipulado

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23

O chamado de Deus em sua obra é um dos maiores privilégio que o homem pode ter em questão de honra.

Dedicar um período do dia para entrar em comunhão com Deus por meio do estudo de Sua Palavra, é algo que o cristão precisa praticar.

Esse exercício diário o aproxima da Divindade e transforma o relacionamento em uma grande amizade. Consequentemente, o trabalho missionário é fortalecido. 

A verdadeira comunhão com Deus conduz naturalmente o crente ao serviço cristão.

É importante orar? Com certeza, mas, aquele que não faz senão orar, ou em breve deixará de fazê-lo, ou suas orações se tornarão formais rotineiras.

O que Deus nos monstra nesta questão é aquele que apenas ora e estuda a Bíblia (comunhão), mas não trabalha ativamente em algum ministério (missão), logo perderá a vontade de orar e ler a Bíblia.

A comunhão deve estar em primeiro lugar na vida do cristão.

Uma característica de Jesus é o que está relatado em Marcos 1:35 leiamos, “e, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava”.

Veja se começarmos o dia sem entrar na presença de Deus, nos deparemos com desânimo, ansiedade e temor, pois acordamos vazios e fracos. Entrar em comunhão com Deus é um exercício diário de fortalecimento espiritual. As verdades contidas na Palavra de Deus enobrecem e santificam a alma.

Todo membro do corpo de Cristo deve atingir a maturidade cristã e estar comprometido com a obra de fazer discípulos.

Fazer discípulos é prerrogativa individual de todo crente salvo em Cristo, e não pode ser negligenciado.

O Pastor Billy Graham disse: A salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos.

Arsenio

Bibliografia
A Dinâmica do Evangelismo Pessoal p. 26,33,34,35
Bíblia ACF


sábado, 28 de fevereiro de 2015

Conhecimento da Verdade

Conhecimento da Verdade

Provérbios 22:17 Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. 18 Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios.

Se você absorver as verdades contidas neste livro, e colocá-las em prática no seu dia-a-dia, caminhará em direção ao sucesso. Leia o que diz o maior especialista em liderança da atualidade, John C. Maxwell: “Adote as disciplinas e o caráter sugeridos por Salomão e você estará no caminho de transformar a sua liderança.”

Entenda o foco da verdade é fixar em um alvo buscar a solução para o problema em questão, Daniel de Oliveira citou uma frase que se você buscar a sabedoria em todas as coisas, com toda a certeza encontrará a solução para todos os problemas.

Mas se você ficar “obcecado” pelo sucesso buscará “atalhos” para chegar “mais rápido”, e sofrerá com isso. Na verdade, nunca existem “atalhos” para o verdadeiro, pleno e duradouro sucesso.

O uso correto do conhecimento é o caminho que trará a você toda satisfação que o homem precisa. 

Todos que foram procurar Salomão e ficarão com ele para aprender tornarão homens prospero.

A Bíblia é a fonte de todo conhecimento aprender com ela é tornar se sábio esse é o segredo da prosperidade.

Não fique apreensivo porque outros crescem e prosperam a sagrada escritura diz inclina os teus ouvidos as palavras dos sábios, permitam que o futuro de mostre o resultado.

Arsenio

Bibliografia
Segredo de Salomão p. 9
Bíblia ACF

Palavras de Verdade

Palavras de Verdade

Provérbio 22:20 Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento,
21 Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?

A procura da verdade em nosso século tem provocado um grande interesse em nossa sociedade.

Por que muitos a estão procurando? Acredito que o homem perdeu a sua identidade, o seu rumo e o pior das hipóteses se encontra no vale da decisão.

O verso 20 de provérbios 22 traz um questionamento “não te escrevi excelentes coisas”, o fato de Salomão nos questionar é que muitos procura meios para alcançar qualquer tipo de sucesso ou uma satisfação que lhe traga segurança quando ao futuro.

O verso de hoje de Provérbio não traz nenhuma novidade como afirmou Jim Rohn: “Tudo que você precisa para um futuro melhor e para alcançar o sucesso já foi escrito”.

A Bíblia continua sendo um livro infalível para qualquer empreendedor, “toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3 : 16).

Georges S. Clason disse, na verdade, não há segredo, mas verdades que todos deverão primeiro aprender e seguir.

Não existe formulas magicas que levaram você para o sucesso, a única certeza é aprendermos com aqueles que viveram antes de nós.

Arsenio

Bibliografia
Segredo de Salomão p.7
Bíblia ACF

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O pecado e os amigos

O pecado e os amigos

Provérbios 17:9 Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.
Provérbios 19: 11 A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.

Os dois textos é muito forte, pois trazem uma grande lição de como eu devemos nos comportar nesta situação.

O capítulo de Provérbios 17:9 está escrito “Encobre a transgressão”, isto é não a repete. Esta interpretação fornece o contraste adequado à segunda oração.

Aqueles que insistem em repetir relatos de males feitos por outros costumam conseguir criar inimizade entre amigos, mesmo que a transgressão original tenha sido pequena.

O ato culminante está em Provérbio 19:11 “Perdoar”, não se refere a sua transgressão o seu ato, mas o pecador, concedendo a ele um voto de confiança. 

Alguns creem que podem obter glória ao demonstrar uma consideração severa pela justiça, mas a glória de Deus é partilhada por aqueles que se mostram prontos a perdoar sempre que o perdão abre caminho para a restauração do ofensor.

Provérbios 17: 17 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

A característica distintiva de um amigo verdadeiro é que ele permanece junto nos momentos de dificuldades, como se estivesse ligado por laços familiares.

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1134,1140,1135
Bíblia ACF



Como lidar com as contendas

Como lidar com as contendas 

Provérbios 17:1 É MELHOR um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.

Vivemos numa sociedade em que falar da vida dos outros é como se fosse tão natural como sentir sede, habito errôneo que adquirimos devido à natureza pecaminosa.

O que parece saudável na verdade não é as risadas tiradas na hora de um falatório pode trazer grande ruína psicológica à pessoa em questão.

Os cristão tem que se policial no fala e no que sente, as sagrada escritura declara que “é melhor um bocado seco, e com ele a tranquilidade,..”, creio nestas palavras, pois se não temos nada a dizer de bom da pessoa é prescindível a não dizer nada.

Jesus deixou um legado invejável Ele era desejável por outros, gostavam de estar com Ele, O convidavam a ir a sua casa e participava da sua hospitalidade.

Qual o segredo? Não fazia acepção de pessoa não falava mal ou suspeitava de outros apenas os amavam.

Conquanto fosse judeu, Jesus Se associava sem reserva com os samaritanos, deitando assim por terra os costumes farisaicos de Sua nação. Apesar de seus preconceitos, Ele aceitou a hospitalidade desse povo desprezado. Dormia com eles sob seu teto, comia à mesa deles - compartilhando da comida preparada e servida por suas mãos - ensinava em suas ruas e tratava-os com a maior bondade e cortesia. Enquanto lhes atraía o coração pelos laços de humana simpatia, Sua divina graça levava-lhes a salvação que os judeus rejeitavam. 

Críticos aproveitadores

Existem os críticos que se aproveitam da sua sensibilidade. Ex: Você provavelmente aprendeu que tem a obrigação de ser uma ótima mãe. Mas tem muito filho que usa desse expediente para sugerir que você será uma péssima mãe se não der um carro para ele aos 17 anos. Será uma péssima mãe se não comprar aquela bicicleta caríssima que você não pode pagar. Esse é o critico aproveitador.

Corra a sua vida estar por um fio!

Engraçado?

O segredo para vencer as contendas é você aceitar a você mesmo, Deus não fez as pessoas iguais criou filhos a sua semelhança não para ser manipulado psicologicamente criou você livre para ser feliz para gozar toda a plenitude da benção que Deus tem para você.

Arsenio

Bibliografia

Ciência do Bom Viver p. 26

Bíblia ACF


sábado, 7 de fevereiro de 2015

O temor dos sábios

O temor dos sábios

Provérbios 14:3 Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.

Os sábios possuem a arte de conquistar não pelo muito falar mais por sua inteligência que está centrada em Deus.

Possui um desejo árduo de aprender, avaliar ponderar a situação e um eterno aprendiz.

É um admirador da simplicidade e um voraz da complexidade, tem a habilidade de resolver situações inesperadas, gosta de pesquisa, aprofunda em vario campos de conhecimento na busca da excelência.

A sua vida é em Deus e no próximo crê que não há limite do conhecimento, se houvesse Deus não seria mais Deus pois o conhecimento é Deus.

O sábio são humildes e conciliatórias, conquistam amigos e protegem do mal.

O sábio da o seu melhor o seu ser é uma evidência pálida como será os santos na eternidade.

Arsenio

Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v. 3 p. 1120
Bíblia ACF



A certeza do Insensato

A certeza do Insensato

Provérbios 14:3 Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.

Em outra tradução o tolo é descrito como o “insensato”, baseando neste ponto o dicionário amplia o insensato como (louco ou imprudente).

O louco ele deve ser tratado não como uma doença mais como uma pessoa que possuem necessidades afetivas e físicas.

A origem do louco esta centrada no seio da família à sua formação psicológica foi ocasionado através da repreensão familiar.

O louco age de dentro de si procura fazer parte de um todo criando um mundo imaginário não possuem e não consegue distinguir a realidade do momento, o louco vive o momento.

Exemplo prático na história é o próprio Hitler;

· Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela.
Adolf Hitler

· O Cristianismo é uma invenção de cérebros doentes.
Adolf Hitler

A Bíblia dita também os irmão de José em Gênesis 37:19, não mencionar que foi autor da ideia de matar José, mas ele conseguiu influência os demais, Hamã em Ester 3:8 e Judá em Mateus 27:3.

O louco possui uma facilidade inacreditável de influenciar a todos ao seu redor, porque ele acredita no momento.

A bíblia relata que quando o louco não consegue concluir os seus objetivos, ele se puni e chega ao extremo até com suicídio, tal a certeza que provérbios 14: 3 afirma “punição da soberba”.

Franco Basaglia disse; “Estou de acordo que um esquizofrênico é um esquizofrênico, mas uma coisa é importante: ele é um homem e tem necessidade de afeto, de dinheiro e de trabalho; é um homem total e nós devemos responder não à sua esquizofrenia, mas como ao seu ser social e político”.

O que a sagrada escritura orienta é que não deve haver descriminação mesmo por um louco, não devemos aceitar a sua ideia, podemos ouvi-lo, respeita-lo, trata-lo com dignidade, pois Deus disse em Êxodo 4:11"E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?", até os deficiente mentais pertence a Deus.

Finalizo com as palavras de Franco “...ele é um homem e tem necessidade de afeto,..”, isso só a igreja de Cristo pode oferecer a verdadeira esperança que está centralizada em Cristo.

Amém.

Arsenio

Bibliografia
Bíblia ACF

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O que você vai receber não é o que você está vendo

O que você vai receber não é o que você está vendo

Provérbios 14:12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

O verso termina com duas palavras nada promissor: “De morte” Não se entra nos caminhos de morte aqui mencionados de forma cega ou impensada. Eles são escolhidos com a certeza de que parecem, no mínimo, adequados dados as circunstâncias.

A advertência é contra a confiança na orientação da consciência, sem conferir se esta é contrária aos ensinos da Palavra de Deus.

Um exemplo prático a orientação de Deus deu ao casal em Gênesis 2:17, “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Aqui não se referia a morte fulminante no ato da mordida, mas que a morte aconteceria lentamente dia após dia o fato que envelhecemos.

A internet mostra um engano fatal e ilusórias são imagem e mensagem que entra em nosso subconsciente criando ilusões fatais.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, foi lançada recentemente no Brasil uma rede social exclusiva para pessoas casadas que “vivem em um casamento sem sexo e querem encontrar outras pessoas na mesma situação”. Homens e mulheres comprometidos é o alvo do site, que facilita uma “maneira discreta de ter um caso”. Em menos de seis meses, o site já tinha mais de trezentos mil usuários no país, fazendo do Brasil o segundo em número de usuários, atrás dos Estados Unidos, onde o site já existe há alguns anos. O slogan do site é: “O verdadeiro segredo para um casamento duradouro é a infidelidade.”

Chocante?

Muitas pessoas se convencem de que o Senhor aceita um substituto para Suas claras exigências, mas logo descobrem que tudo está perdido.

Arsenio

Bibliografia
Casamento Blindado p. 26
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1121
Bíblia ACF



  

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Quero ser amado


Quero ser amado

Mateus 18:1 NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

Amar no dicionário significa gostar muito ou ter afeto.
Interessante hoje eu passei o dia todo meditando nesta palavra, porque os pais ou os adultos não entende o significado do amar?
Porque, é tão difícil aos nossos pais simplesmente demonstrar o amor, que tanto nós necessitamos?
Ser criança ter direitos e um dos direitos é sentir ser amado principalmente pelos nossos pais.
Ser criança é tão divino que o nosso Senhor Jesus Cristo, respondeu a pergunta dos seus discípulos quem é o maio do Reino dos céus? (Mt 18:1).
“ E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus 18:3
Ser criança é ser divino quando Jesus disse que, para ser grande no reino dos céus, a pessoa tem de ser humilhar e ser pura de coração como uma criança.
Aqui está uma lição aos pais, temos que ser como meninos, o apostolo Paulo em “1 Coríntios 13:11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, ......”.
Pais nós precisamos sentir que vocês nos ama, amar não significa ter algum objetos, presentes ou uma mesada no final do mês amar é podermos nos conhecer melhor.
Quem ama avança, progride, conquista, mas também se preocupa em proteger não só a família mais a relação entre pai e filho.
As pessoas fazem tantas coisas erradas no relacionamento e acumulam tantos problemas, sem nunca resolvê-los, que o amor fica sufocado, esmagado e sem forças.
Mas nesta noite pais a Bíblia diz que “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”. Mc 10:14.
Uma criança se aproxima com confiança, amor, honestidade, esperança, alegria e entusiasmo. Os adultos têm muita coisa que aprender com as crianças.
Saiba disso pais que Jesus quer que você abra o coração e o receba em sua vida também. 

· Você já recebeu Jesus em seu coração?

· Se você nunca o recebeu, gostaria de fazer isso agora?

· Se você quiser recebe-lo, diga-lhe as seguintes palavras comigo;

Senhor Jesus, eu amo Você. Eu o convido para entrar em meu coração. Peço perdão pelo que fiz de errado. Ensina-me a viver sempre como uma criança conforme a sua vontade.

Amém.

Arsenio

Bibliografia
Casamento Blindado p. 10
O poder da criança que ora p. 16, 18
Bíblia AFC

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lutando contra a Tentação

Lutando contra a Tentação

Provérbios 6:24 Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha.

Assim como o Homem está no sentido genérico a Mulher neste verso também possuí o mesmo sentido universal a mensagem é para todos.

A língua “Lisonjeira” os olhos galanteadores e a beleza do rosto podem se aliar para desviar a mente de um jovem e conduzir a consequências terríveis, que variam da pobreza à morte, as quais Salomão passa a relatar.

A maioria dos Homens hoje em dia tem que provar para alguém ou para si mesmo que para ser Homem tem que transar, ser virgem em nossos dias parece algo abominável para o nosso século.

Existe um poema de Jean Rassalow que diz:

“A verdade sempre no cadafalso,

o errado sempre no trono.

Mesmo que o cadafalso ameace o futuro,

Além da incerteza do desconhecido,

existe um Deus que cuida dos seus.”

O diabo vem fazendo o seu trabalho com os filhos de Deus, é a liderança da igreja o que está fazendo, estamos apenas assistindo a desintegração de um povo que foi chamado para conquistar grandes maravilhas em nome Deus.

Está na hora de despertarmos da letargia e encarar o problema de frente como líderes, como pastores e como pais. 

Na igreja tem que debater de uma forma natural o assunto da sexualidade no contexto pós-moderno.

Dr. Gustavo Boelhouwer Letsch apresentou um tema “Sexualidade na qualidade de vida”. O palestrante chamou a atenção dos presentes para o fato de que, para que haja qualidade de vida, é preciso exercer a sexualidade e não o genitalismo.

“A sexualidade no sentido amplo leva a um nível superior do que chamamos de sexualidade que é o amor proativo, o que o genitalismo não tem, a espiritualidade equilibrada e bem desenvolvida potencializa a sexualidade e a qualidade de vida”.

Esse é o caminho para vencer as tentação está informado da consequência do que fazemos hoje mudará o nosso futuro para o bem ou para o mal.

É importante explorar o assunto. Não devemos ter medo de conhecer, lembrando que não é preciso experimentar para saber sobre um assunto.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v. 3 p. 1087
Revelando os Mistérios de Daniel p.12
CliCK edição nª9 ;1º semestre 2013
Bíblia ACF

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Luz e vida

Luz e vida

Provérbios 6:23 Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,

O mundo hoje precisa mais que nunca entender o conceito sobre os propósitos da Lei de Deus.

As pessoas estão sendo manipuladas pela televisão vivemos e respiramos segundo o que a mídia nos oferece, deixamos de viver a realidade para viver um mundo fictício. 

Não conseguirmos separar o que é real e ilusório, vemos as noticias sobre o clima, que afeta o mundo.

O que mais afeta o mundo não são os desastre naturais, e sim as ações contaminadas dos seres humanos, as injustiças cometidas contra os mais indefesos, o espírito belicoso dos mais fortes, a moral permissiva que arruína milhões de famílias, os vícios que degradam e encurta a vida, a insegurança que instala o roubo e a morte nas ruas das grandes cidades.

A lei de Deus não surgiu por acaso, mas com um propósito de o homem se encontra, a lei de Deus não somente nos orienta com também ilumina toda a nossa existência.

A lei de Deus tem duplo sentido quando diz não matará, não só para preservar a vida do outro, mas também diz como posso da continuidade a vida.

Alguém pode dizer que a vida não é injusta, verdade não é, mas são através dela que moldamos o nosso caráter, são através dela que adquirimos experiência e encontramos o caminho da vida que é Cristo.

Provérbios 7:2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.

Que conselho fantástico que Salomão, nos propõe guardar os meus mandamentos é confirmação que eu acredito na palavra de Deus, é a esperança da fé inabalável.

Aceitar esse desafio da fé eu me coloco a disposição de Deus, no sentido pleno e a confirmação que Deus é o Senhor da minha vida, é a declaração que nada no mundo pode a partir deste momento destruir a minha vida por que eu entreguei a Deus.

Sim esse é o conselho que Salomão nos orienta guarde a Lei como fosse a menina dos teus olhos, e verá em teus dias que valeu ter realmente uma vida.

Arsenio

Bibliografia
Ainda Existe Esperança p.10
Bíblia ACF

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A lei em nossa vida

A lei em nossa vida



Provérbios 6:21 Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.

Provérbios 7: 3 Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.

A imoralidade era um problema sério nos dias de Salomão, assim como atualmente. Isso demonstra pela repetição do tema (ver Provérbios 5:3;6:24;7:5).

Para se prevenir de cair em tentação, o homem deve vigiar dia e noite.

A boa instrução do pai e da mãe sempre precisa permanecer da mente.

No capítulo 7 e o verso 3 trás algo interessante “ata-os aos teus dedos”, tem como definição está alcance dos olhos, desta forma, sempre à vista, servindo de lembrete constante.

Os judeus tomavam essa orientação no sentido literal e para isso construíram para si um filactérios, é caixinha feita de couro, todas as quais presas a uma tira de couro de animal puro, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá em que se baseia o uso dos filactérios.

São esses: Êxodo 13:1-10 , Êxodo 13:11-16 , Deuteronômio 6:4-9 e Deuteronômio 11:13-21, os quatro trechos da Torá que enfatizam a recordação dos mandamentos e da obediência a Deus.”

Em nossos dias são mais conhecidas como caixinha de promessas. 

Agora o que temos que entender é apenas ter o filactérios no pescoço ou na testa não significa que a pessoa está livre de toda a tentação, tem que lê e meditar e viver o que está escrito. 

Se não torna apenas mais um amuleto, que é símbolo de idolatria, (Êxodo 20;3).

Todos os cristãos tem na sua lição um verso de meditação este verso é o filactérios que deve ser memorizado por todos os filhos de Deus.

Arsenio

Bibliografia

Comentário Bíblico Adventista v.1 p. 1067
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1071,1087
Bíblia e vida
Bíblia ACF

domingo, 11 de janeiro de 2015

Uma questão de vida ou morte

Uma questão de vida ou morte

Provérbios 6:23 Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida.

Aqueles que consideram a lei uma proibição arbitrária de prazeres desejáveis têm uma ideia completamente pervertida. 

Vivemos em épocas aonde o individuo questiona demais a palavra de Deus, o questionador é uma pessoa egocêntrica quer viver segundo as suas próprias regras.

Espera-se viver o momento é neste ponto que se encontrar o pior erro ter uma vida alienada de Deus.

Pergunto qual o direito que tem um homem tirar a vida de outra pessoa? Nenhuma!

Que direito tem de apropriar-se algo de outra pessoa mesmo que seja intelectual? Nenhuma!

Quando sigo os meus próprios ditames eu não apenas jogo a palavra de Deus em terra como presumo ser um deus.

Todos os que vivem debaixo do sol tem uma questão a decidir, viver ou morrer, nada mais escolhas simples que poderá mudar o ruma de sua vida.

As leis divinas existem porque tem um proposito em nossas vidas, e o próprio Espírito Santo que testifica que o mandamento é lâmpadas para iluminar a mente e mostrar o caminho da felicidade, paz e vida eterna.

Arsenio

Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1087
Bíblia ACF

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Proteja a si mesmo

Proteja a si mesmo

Creio que o maior inimigo não se encontra longe de nós, vivemos diariamente próximo dele, ele às vezes se encontra oculto, algumas vezes esse inimigo tem aparecido despercebidamente em nossas vidas sutilmente.

Eu estou falando de nós mesmo Salomão sábio como era entendia a psicologia humana não existe inimigo fora do ciclo de nossas vidas criamos os nossos inimigos, batalhamos as nossas próprias guerras.

Sentimos desejos de provar algo proibido (Provérbios 6:12), alimentamos o nosso ego (Provérbios 6:13).

Planejamos e destruirmos vidas (Provérbios 6:14-15), sim o inimigo se encontra ao nosso lado.

O livro do Peregrino trás sobre esse conflito psicológico que travamos diariamente, de alguém que precisava se encontrar consigo mesmo e com Deus.

O Senhor me revelou que nossa natureza é vista por intermédio da nossa conversação. Significa que o tipo de pessoa que somos é revelado por nossa fala.

Nossa natureza sai por nossa boca.

Se tivermos uma disposição tranquilizadora, nossas palavras trarão essa tranquilidade às águas turbulentas.

A Bíblia não diz que a resposta branda desvia o furor? (Provérbios 15:1). Isso é verdade – se tivermos a disposição de deixar nosso orgulho e permitir que o Espírito Santo trabalhe por nosso intermédio, como Ele quiser em cada situação.

Se estivermos dispostos a nos humilhar diante do Senhor, em mansidão e obediência, como Jesus fez, então, a mesma natureza que motivou suas palavras e ações transformará nossa natureza e trará tranquilidade à nossa vida e à vida de todos aqueles com quem entrarmos em contato.

Essa é a única forma de protegermos a nos mesmos, Jesus chamou isso de tomar seu fardo sobre nós. 

Que Deus te Abençoe

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1086,1087
Eu e Minha boca Grande p. 175
Bíblia ACF


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Proteja o seu trabalho

Proteja o seu trabalho

O Congresso dos Estados Unidos perguntou a um porta voz da Reserva Federal o que causara este caos. A resposta do porta voz continha um termo bem Bíblico: ganância.

O que ganância? Ganância é o mau gerenciamento de recursos com o fim de obter benefício pessoal, associado a um desprezo pelo bem-estar dos demais.

Eis a questão de provérbios 6:6-8, as formigas nãos são gananciosas, procuram fazer o seu melhor, não se contenta com o presente e sim com o futuro.

Em um país que está sofrendo com a crise econômica, ou por medidas injustas como a carga tributaria imposta.

Os únicos que permanecerão em pé serão aqueles que fazem o seu melhor, em todas as empresas que fracassaram não possuíram uma filosofia empresarial, que é “qualidade gera quantidade”.

Jesus realizou isso em sua vida, quando Ele fazia uma cadeira, na realidade não estava fazendo para Jose, estava fazendo para o Senhor. Se cada pessoa pudesse ter e praticar essa filosofia de negócios, imagine a qualidade de serviço ao cliente que teríamos em todos os países.

Os seres humanos não são robôs automatizados a realizar uma única função, Deus nos capacitou para crescer para criar para renovar-se constantemente.

Não caia em conversas de preguiçoso, acreditando que os dias são todos iguais, o preguiçoso não cresce não se renova não se o atualiza apenas vive conforme as circunstancias.

Para proteger o trabalho devemos viver como Cristo viveu realizar o seu melhor, Jesus quando percebeu que era hora de mudar de emprego o fez porque a sua esperança esta em Deus o Pai.

Pense nisto.

Arsenio

Bibliografia
Vencendo a Crise p. 19
Jesus no coração da Empresa p. 181
Bíblia ACF

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Proteja a sua Amizade

Proteja a sua Amizade


Aqui está uma lição para todos nós aprendermos hoje no capítulo de Provérbios 6, sobre a Amizade e o Dinheiro.

Há um ditado popular que diz o seguinte: “Se você quiser manter a sua amizade jamais preste dinheiro o seu amigo”. 

O Capítulo todo trata somente deste assunto, os compromissos que muitas vezes assumimos por emoções, de agir sem pensar crendo que podermos ajuda-lo. A pergunta que devemos fazer pode ajuda-lo?

Devemos avaliar se realmente estamos em condições de ajudar, devermos também se a pessoa irá precisar da sua ajuda ao curto prazo ou ao longo prazo.

Imagine você ajudando a pessoa e quinze dias depois ela volta e você percebe com o tempo você não vive mais vive para outra pessoa.

A Bíblia deixa bem clara atitude, que você tem que tomar, em provérbios 6:3, “Faze, pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro”, o conselho que Salomão nós da e que devemos levar em conta as consequências terríveis que podiam se seguir, o sábio aconselha seu filho a não poupar esforços em se livrar da armadilha na qual a afeição pelo amigo e a inexperiência da juventude o jogaram.

Não é vergonhoso dizer a pessoa que não dá mais para ajuda-lo, e a pessoa tem que entender que ser cristão não é ficar a vida toda suprindo as necessidades de outrem, mas que o mesmo veja que em curto tempo que está recebendo ajuda procure se levantar, pois o sol brilha para todos.

Em nossos dias a duas classes de pessoas os ratos de igreja que são pessoas que vão à busca de suprir a sua necessidade mais não toma nenhum partido, com a igreja ou com Cristo, creem que os cristãos devem ajuda-lo, porque é o dever do cristão.

A outra classe é hospedeira são os que aceitam a Cristo, na confiança que jamais o pão e água nunca irão falta a sua mesa.

Para ambos, Salomão orienta observar um inseto a formiga, Provérbios 6:6, está escrito “Vai-te com a formiga”, por que a formiga, uns dos males que aflige hoje na sociedade há muito tempo é a preguiça uma causa ainda mais certa de pobreza e calamidade do que ser fiador de outro.

O amigo em que se confiou pode prosperar e o dinheiro do fiador pode nunca ser exigido, mas o preguiçoso com certeza passará dificuldades.

Deus pede para não fazermos acepção de pessoas, (Atos 10:34), o que Deus está dizendo para você HOJE, seja sincero com o seu amigo sobre a sua condição financeira.

Arsenio

Bibliografia
Comentário bíblico Adventista v.3 p.1085
Bíblia ACF

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Proteja a sua Família



Proteja a sua Família

Há um perigo que todos os Homens devem se guardar, e a sua autossuficiência, muito julgam imbatíveis e irrepreensíveis crendo numa filosofia que jamais cometerão os mesmos erros que outros cometem.

O que temos que aprender hoje com Salomão em seu Provérbio 5, os erros são premeditado, nada acontece por acaso, há um planejamento, lembre criamos os nossos próprios monstros.

Em Provérbios 5:3 a expressão “Favos de mel”, são palavras da tentação são suaves e doces aos ouvidos porque são cuidadosamente calculadas para apelar às fraquezas herdadas e cultivadas da raça humana. 

Veja o planejamento que a mulher realizou para satisfazer um amor egoísta traindo o seu marido, Provérbios 7:14-20.

A infidelidade não deixa glórias apenas amarguras de decepção a si e para com aqueles que creditaram um voto de confiança ( Prov. 5:4).

Os Homens que possuem uma fraqueza para com sexo egoísta, a sagrada Bíblia orienta em provérbios 5:8, “Não te aproximes”, aqui está o segredo para alcançar a vitória.

A Bíblia não só está dizendo que se afaste das Mulheres casadas como as solteiras, fato é que se encontram em 1 Coríntios 6:18, que tratada do assunto da fornicação.

O cristão que possuem uma vida ativa de sexo tem que entender que a partir do momento que mantem uma relação com outra, através do ato sexual, você automaticamente se casou segundo a Bíblia, (Gêneses 6:2).

Os solteiros tem que colocar em mente o casamento não tornar-se oficial diante de um juiz ou um Pastor ambos quando possuem os requisitos necessários (Isaías 8:20), oferecem a benção da união, que se concretizará no ato sexual, (Gêneses 2:24; Deuteronômio 22:29).

A infidelidade não só destroem o individuo como a toda da família, pois todos têm a perder. Não há glorias somente derrotas.

Toda tentação pode ser vencida a Bíblia relata que “não veio sobre vós tentação, senão humana”; aqui é ponto chave você pode ser um vencedor em Cristo, está é a confirmação tudo é possível, mas tem que acreditar que você pode vencer, pois a tentação só existe porque você concede.

Mas o texto não para “mas fiel é Deus, que não vós deixará tentar acima do que podeis, aténs com tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

Amém

Arsenio

Bibliografia
Comentário Bíblico Adventista v.3 p. 1082
Bíblia ACF